ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

TERAPIA É COISA PRÁ MALUCO?

Autora: Nany Gomero

"Estava no trabalho e acabei comentado com umas pessoas que eu fazia terapia. Elas me olharam com espanto. Uma pessoa até comentou:
- Nossa, mas você não tem cara de quem faz terapia!
Eu fiquei pensando comigo mesma: Como será a cara de quem faz terapia?"

Essa foi uma história que eu ouvi na semana passada. Infelizmente, esse olhar para quem faz terapia é muito comum. É como se fosse algo só pra quem é maluco ou muito problemático. Como se pessoas normais não fizessem terapia. Eu sei que isso abre espaço para questões como: O que é ser normal? O que eu não pretendo discutir aqui. Pra quem tem interesse sobre o assunto, tem um vídeo, muito engraçado, do Fábio Porchat no youtube e um texto, muito interessante, que eu achei no site “Recanto das Letras”.

Ainda existem muitos mitos sobre o "fazer terapia". O fato, é que não há muita divulgação sobre como ela funciona e quais são seus benefícios. Isso gera muito preconceito e muitas idéias erradas. Assim, a falta de conhecimento acaba se tornando a principal fonte desses "olhares de espanto".

Por causa deles, muita gente omite que faz ou já fez terapia. É muito chato ficar se sentindo julgado a todo o momento e complicado lidar com a falta de informação dos outros. Existem também, pessoas com uma curiosidade muito grande sobre a psicoterapia, mas, influenciada por esses olhares, acabam nem se informado sobre o assunto. Assim, esse tipo de visão acaba se solidificando e tomando força.

Cada um tem seus problemas, suas questões, suas insatisfações e sua forma de se colocar no mundo. A terapia trabalha exatamente isso. É aquela velha história do Caetano Veloso: "Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que se é...". É uma forma de nos conhecermos melhor e começarmos a entender o porque agimos de determinada forma. Quais são nossos ganhos, quais são nossas perdas, como isso se reflete no mundo, nas nossas relações. Aprendemos a ver as coisas de novos ângulos, descobrimos novas alternativas, novos olhares e, principalmente, aprendemos a gostar mais de nós.

A terapia é uma ferramenta para novas escolhas, para pessoas como eu e como você. É só querer.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário