ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

O BEM DA AMIZADE 2

Os benefícios da interação social e do círculo de amigos e parentes na meia idade
da redação do site Maisde50.com.br
02/03/2012


Paulo César destaca ainda que "a sensação de proteção que a amizade nos proporciona, nos dá força em recuperações. Os sentimentos positivos derivados de uma boa vida social elevam, também, a resposta imunológica, tornando as pessoas mais resistentes. Esses são apenas alguns exemplos de tantas consequências positivas que a vida social causa num indivíduo. Estejam os amigos próximos fisicamente ou não, a importância de manter essas relações é muito grande – embora aquele que se encontre mais próximo tenha mais influência no seu bem-estar".
Para você entender melhor o bem que a família e os amigos fazem, o psicanalista Paulo César Ribeiro preparou uma lista com quatro dicas simples e bem práticas.
1. Manter contato com as pessoas pelo menos seis horas por dia
Parece muito? A dedicação e o interesse pelo outro serão pedras fundamentais para que se aproveite ao máximo as suas relações sociais. Esse contato aumenta a sensação de bem-estar e diminui as preocupações e o estresse isso pode ser conseguido com um bate-papo no café, almoço com os colegas do trabalho, conversas ao telefone, enviar e-mails e torpedos etc.

2. Absorver a positividade dos seus amigos
Devemos dar preferência aos amigos que mantenham uma "positividade" das interações. Os amigos têm o grande poder de mudar nossas percepções, especialmente quando estamos “pra baixo”. Pode-se também aproveitar a rede de relacionamento e formar grupos de melhoria da saúde: grupo de atividade física, de controle da obesidade, etc. Especificamente para o lazer, podemos pensar nos grupos de dança e os de viagens.

3. Aceitar e valorizar a si mesmo
Com o envelhecimento, podemos nos afastar dos nossos amigos e das pessoas com quem antes convivíamos. Isso pode ocorrer com mulheres e com homens, porém é mais frequente com elas. Isso decorre das variações hormonais e de mudanças no estado de humor das pessoas: depressão, apatia, etc. bem como da autoestima de cada um. Quanto mais a mulher se valoriza e se aceita, menos se afastará dos seus amigos.

4. Olhar para dentro de si
Muitas relações, inclusive as com familiares próximos, podem ser fonte de muito estresse e desgaste emocional. Nesses casos, ao invés de serem positivas para a nossa saúde, essas relações podem até prejudicá-la. Sempre recomendo o “olhar pra dentro”. Temos que nos descobrir e ter um bom autoconhecimento para sabermos separar as nossas fantasias da realidade. Se uma pessoa consegue realizar essa distinção, estará sempre equilibrada, em todos os sentidos.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO DO PSICOLÓGO ORGANIZACIONAL PAULO CESAR T. RIBEIRO postado no link http://psicologo-paulocesar.blogspot.com.br/2012/03/o-bem-da-amizade-1.html

    Venho questionando, a tempo, de quanto é importante uma rede de relações em todos os seguimentos de uma sociedade, a saber: trabalho, academia, clube, condomínio, família etc. Não tenho dúvida sobre os benefícios oriundos das relações. Como disse, somos seres por excelência sociáveis e precisamos estar em grupos de convivência para nos sentirmos integrados, plenos, valorizados, amados e felizes. Este sentimento de pertencimento nos faz vivos e nos dá apoio para enfrentarmos com menos sofrimento as demandas da vida, em todos os estágios do desenvolvimento humano e principalmente na meia idade e nos seguintes quando as limitações por conta da decadência física e seus desdobramentos se impõem e constatamos que aquela autonomia que tínhamos na juventude está indo embora. Estas relações despontam para outras de importância maior, sem desconsiderar qualquer que não chegou a graduação máxima. Estou falando, agora, da AMIZADE. A amizade é um bem preciosismo e é inafiançável, é algo conquistado e que vai acontecendo e se firmando ao longo da vida. Costumo dizer que a amizade é a relação mais importante. Via de regra vemos a toda hora namoro, caso, casamento, acabando – alguns duram e chegam até o fim das vidas, mas não constitui a maior prevalência. Diferentemente a amizade quando se estabelece, é cultivada e compreendida, nos acompanha até os últimos dias de existência. Mas parece que a sociedade pós-moderna não está tão ligada na importância das relações. A dinâmica de uma vida atribulada onde o tempo é escasso e estamos correndo para dar cumprimento a nossas demandas e a outras questões de várias ordens fazem com as relações se percam e nos sentimos privados de desfrutá-las. A rede social enfraquece e o isolamento se estabelece. Então o tempo vai escorrendo e nos mostrando que contamos os amigos nos dedos e a constatação de estarmos em déficit de contatos nos faz perder o prazer e a essência de estarmos efetivamente vivos e gozando da melhor saúde física, mental, espiritual e emocional.
    Rubem Vilas Bôas

    ResponderExcluir