ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

TÉCNICAS PSICOLÓGICAS OU AMOROSIDADE?


Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Muito se discute sobre técnicas e abordagens, mas, aqui entre nós, sem amor nada adianta. Se uma coisa é comum em todos os pacientes que se sentaram à minha frente, essa coisa é “querer ser amado”! Assim, acredito que seja imprescindível esse exercício por parte do psicoterapeuta, o de desenvolver amor por aqueles a quem atende; afinal, como ajudá-los se não houver a força motivadora do amor ao próximo?

Mostrar amor pelo paciente e nele desperta a sua amorosidade implica em fazê-lo capaz de tornar-se uma pessoa produtiva e madura, logo, apta a realizar julgamentos adequados sobre a sua própria realidade e sobre o ambiente em que vive. E seria isso uma técnica terapêutica? Com certeza, não! Principalmente porque amar é uma experiência individual e particular, ou seja, cada qual só pode ter por si e para si, logo, a maturidade e a qualidade das experiências pessoais são os fatores que lapidam a capacidade de amar, e não a intelectualidade, ou a capacidade de entender teorias.

Veja, por exemplo, que é praticamente impossível aprender a direcionar a sua amorosidade a alguém sem, antes, tornar-se sensível a si mesmo, e para isso, o tempo é um diamante. Também necessário ao “amar o próximo” é descer do pedestal, isto é, deixar o narcisismo ou a supervalorização de si mesmo, haja vista que isso mantém o foco no próprio profissional e não naquele que busca ajuda. Por último, necessário esperança e fé nas pessoas, algo que nos mantém firmes em nossas convicções profissionais.

Que todos os terapeutas descubram, em si mesmos, a maravilhosa capacidade de amar as pessoas!

Para ver todo o conteúdo do blog, use um computador ou, se estiver usando um celular, mude a configuração para o "modo computador" / "modo web".

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário