ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

VOCÊ TEM O DIREITO DE DIZER NÃO

( Série: reeditando artigos interessantes)
Fui estimulado a escrever esse pequeno texto por conta da quantidade de pessoas que me falam durante a terapia, que não conseguem dizer NÃO em várias situações de suas vidas. Então, já de início quero lhe dizer: “Você tem todo o direito de dizer NÃO!”. E como fazer isso?
Todos nós, certamente, já passamos por essa dificuldade. Vou compartilhar com você algumas dicas que sempre vão lhe ajudar a dizer NÂO.
Lembre-se, você tem o direito de dizer não - Mesmo que algumas pessoas tentem culpá-lo, manipulá-lo ou força-lo a falar SIM, essa sempre será a sua vida e seus direitos e não a vida do outro nem os direitos dele. Você é quem vai lidar com as consequências de sua resposta, então, diga NÃO, se essa é a sua vontade.
Por que você está dizendo não? - Quando você estiver prestes a dizer NÃO, lembre-se dos motivos que estão levando-lhe a fazer isso. Concentre-se nas coisas positivas que se abrirão em sua vida, como ter mais tempo para a sua família, amigos, esposa ou namorada, algum hobby ou simplesmente para relaxar e diminuir seu cansaço ou estresse. Essas coisas positivas vão ajudá-lo a prosseguir com a sua decisão, mesmo que seja difícil.
Seja gentil e, em seguida, comunique a sua decisão: É mais fácil para as pessoas aceitarem o seu NÃO se você for gentil e honestamente “desarmar” a outra pessoa. Você poderia, por exemplo, fazer isso dizendo que está lisonjeado e que você gosta da pessoa ou do que ele representa ou ainda do que ele está oferecendo. Daí, então, você pode (por exemplo) acrescentar que você não tem disponibilidade para aceitar e fazer o que ele quer. 
Mantenha elevada a sua autoestima: Se você não se valoriza, também não valoriza muito o seu tempo ou as coisas que faz. Uma das coisas mais poderosas para tornar mais fácil dizer NÃO é uma boa autoestima. Quanto melhor a autoestima, melhor a assertividade, e com isso o tempo, a vontade e a energia pessoal ficam muito mais valiosos, tornando-se coisas que você não vai querer desperdiçar.
Outra consequência de uma elevada autoestima é que, com certeza, o seu senso do que merece na vida var ser cada vez mais exigente, e assim, será menos tolerante à ideia de ceder às formas negativas de persuasão das outras pessoas. A autoestima é algo importante em nossas vidas. Se você não consegue mudar, elevando-a por seus próprios modos, não deixe de considerar fazer psicoterapia, pois é um excelente recurso para isso.

Espero que tenha gostado desse artigo. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) - acesse-os! CLIQUE AQUI para ler mais sobre a ditadura da beleza.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637 ou pelo Whatzapp 11.98199-5612.

Nenhum comentário:

Postar um comentário