ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

QUEM CANTA, OS MALES ESPANTA!


Você gosta de cantar mas não faz isso porque acha que não é afinado ou não tem intuição musical? Ou você não canta porque, assim como cerca de 85% das pessoas, lhe disseram há muito tempo que não se deve cantar e abrir a boca em público? Então fique sabendo que você está deixando de ter excelentes benefícios para a sua saúde por ficar quieto e não cantar. O ditado popular “quem canta, os males espanta” tem seus fundamentos, e as pessoas que soltam a voz são mais felizes, saudáveis ​​e vivem mais, independentemente de cantarem bem ou não!
Cantar é uma arte e é muito benéfico para todos. As pesquisas estão mostrando que as pessoas que cantam são mais felizes, vivem mais e são geralmente muito mais saudáveis. Isto posto, cante com o seu  coração, e ninguém vai se importar se você é afinado ou não, a menos que você seja membro de um coral!
Claro que há muitas maneiras para você se expressar cantando: pode ser com seus amigos, todos cantando juntos, no chuveiro, no carro ou em qualquer outro lugar em que você se sinta à vontade! Como disse Mark Twain, “cante como se ninguém estivesse ouvindo, ame como se você nunca tivesse sofrido, dance como se ninguém estivesse lhe vendo e viva como se o paraíso fosse na terra!”.
Bem, se ainda não se convenceu das vantagens que você terá ao cantar, abaixo seguem algumas razões que podem lhe fazer mudar de ideia.
As pessoas que cantam têm melhor saúde cardíaca e pulmonar. Todos nós já sabemos 
dos benefícios da respiração profunda obtida em práticas de ioga, meditação ou ginástica, mas cantar em voz alta pode lhe ajudar a acionar toda uma gama de músculos e melhorar a sua circulação, e você vai sentir que os seus músculos abdominais e intercostais serão tonificados. Se você cantar com amigos ou num coral, vai ser ótimo para o coração, como foi descoberto por pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Eles viram que a respiração regular e controlada ajuda a relaxar e que há uma redução do risco de doença cardíaca – perceberam, por exemplo, que há um batimento cardíaco sincronizado, especialmente quando entoa-se cânticos lentos.
Outros estudos, incluindo um na Universidade de Cardiff (no País de Gales), revelaram que pacientes com doenças pulmonares crônicas e que eram membros de algum coral, tinham maior capacidade respiratória. Parece mesmo que cantar é como uma celebração de oxigênio.
As pessoas que cantam são mais felizes. Ao cantar, as pessoas liberam endorfinas, o que faz com que elas se sintam melhor e tenham o humor positivo. O nervosismo é diminuído e o cantor passa a se sentir melhor. Isso é intensificado quando as pessoas cantam juntas num grupo de amigos ou num coral. Um outro hormônio, conhecido como oxitocina (o “hormônio do carinho”) também é ativado quando as pessoas cantam e isso aumenta o senso de conexão e confiança.
As pessoas que cantam possuem melhor equilíbrio. Há um estudo muito interessante sendo realizado pela Universidade da Califórnia em San Francisco no momento. Os pesquisadores criaram 12 novos corais em centros de tratamento de idosos, e previamente os idosos foram testados quanto às suas forças e equilíbrios nas pernas, fatores-chave na prevenção de quedas em idosos. A descoberta foi que os membros dos corais caem muito menos, tem as pernas mais fortes e melhor equilíbrio. Apenas mais um motivo para fazer, por muito tempo, a sua prática de canto. Tudo leva a crer que cantar é a chave para uma vida longa e que possibilita ter uma boa aparência, um temperamento estável, mais inteligência, novos amigos, excelente autoconfiança, maior atratividade sexual e melhor senso de humor.
A vida de quem canta é realmente mais longa, então prepare as suas cordas vocais. Uma pesquisa foi realizada conjuntamente pelas Universidade de Harvard e Yale, abordando a expectativa de vida um grupo de idosos e a conclusão foi que o canto os ajudou a viver mais por terem uma melhor saúde mental, por serem menos deprimidos e um bem-estar elevado em todos os aspectos. Obviamente, um estilo de vida saudável também ajuda, sem o uso de drogas, bebidas, muitas festas ou qualquer outra coisa que pudesse afetar a capacidade vocal.
Pessoas que cantam frequentemente adotam uma postura melhor e parecem ser mais jovens. Quando os cantores acertam sua técnica de respiração, eles são forçados a ficar em pé com os ombros para trás. A boa postura melhora a respiração, o que resulta em uma voz com melhor sonoridade. Isso também significa que você terá uma saúde melhor à medida que envelhece. A constatação é simples: você já viu um coral se apresentar sentado? Ao cantar, as pessoas conseguem exercitar uma grande variedade de músculos, do estômago ao rosto – lembre-se: são os músculos faciais que, tonificados, farão com que você pareça mais jovem e mais vibrante. Ao sorrir, também se tonifica os músculos faciais mas, infelizmente, sorrir não significa necessariamente que você vai cantar bem!
“Estou cantando na chuva, apenas cantando na chuva; Que sentimento glorioso, estou feliz novamente!”- Arthur Freed (“I’m singing in the rain, just singing in the rain; What a glorious feeling, I’m happy again!” –  Arthur Freed).
Espero que o artigo lhe seja útil ou a alguém que você conheça. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) que podem ser interessantes para o seu momento de vida! CLIQUE AQUI e veja se você como ser mais otimista!
Você também pode “seguir” meus posts no Instagram (paulocesarpsi), ou pelo Facebook (@psicologopaulocesar) e ler gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.
Compartilhe com seus amigos!
Um abraço,
Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. 
Contatos: Cel/whatsapp 11.98199-5612 e email paulocesar@psicologopaulocesar.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário