ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

CORONAVIRUS - É IMPORTANTE MANTER A CALMA!


Quando o medo é alto, precisamos de soluções práticas para reduzir o estresse.

Há cerca de 10 dias eu me manifestei, indevidamente, quanto à pandemia do coronavírus dizendo que as pessoas sem sintomas poderiam participar de grandes reuniões. Um erro gerado por minha negação do perigo e da crença de que isso que estamos vivendo seria algo mais controlável. Hoje penso que é uma situação séria e que merece nossa total atenção e prudência. Mas sei também o quanto as pessoas estão nervosas, assustadas, e sei o quanto tem sido difícil, ultimamente, as pessoas se concentrarem em algo além da pandemia do COVID-19. Sendo psicoterapeuta, tenho conversado muitos clientes sobre seus medos, e creio ser de utilidade os comentários abaixo e, em especial, as dicas sobre o que fazer para ajudar as pessoas a reduzir o estresse durante esses tempos imprevistos.

Obviamente, se você tiver os sintomas, deve rapidamente consultar um médico como falta de ar, febre, etc.. No entanto, se o sistema de saúde ficar superlotado, é possível que nem todos que precisam de cuidados não o tenham disponível. Dessa forma, as opções que podemos tomar para o cuidado pessoal podem ser as mais importantes. Mas é fundamental respirar fundo e não entrar em pânico - esse é o motivo, apesar de precisarmos levar isso a sério e ajustar o dia-a-dia na família e sociedade, para proteger aqueles que são idosos e os que têm problemas de saúde, especialmente aqueles que são fumantes e têm doenças pulmonares.

Uma das maiores razões para o pânico é quando as pessoas não sentem que recebem boas informações em que podem confiar e quando não sentem que têm escolhas. Mas não se pode negar que o Ministério da Saúde está fazendo um excelente trabalho para a contenção e para a prestação de informações sobre o que acontece e os governos federal, estaduais e municipais estão tomando medidas que possibilitam um razoável controle da pandemia.

É certo a necessidade de combater o vírus, mas não um ao outro. Esse vírus não é refere-se apenas a você ser infectado: é mais do que isso, é também você ser um agente de contágio para outras pessoas. Trata-se, portanto, de cuidar um do outro.

Fontes comuns de repulsa incluem sujeira, comida, insetos e animais, fluidos corporais, atos sexuais, ferimentos e morte; portanto, não é de surpreender que uma doença semelhante à gripe (com sintomas como tosse e às vezes vômito ou diarréia) seja algo repugnante. Contudo, uma aversão também desempenha um papel de preconceito. Embora muitos sintomas do Covid19 possam ser repugnantes, todos devem ter o cuidado para não generalizar os sentimentos de repulsa (aversão) aos demais. Expressar hostilidade para com as pessoas infectadas ou sob suspeita não é apenas prejudicial para eles, mas também é prejudicial para você, pois amplifica seu medo e paranóia.

Vamos às dicas para minimizar o estresse

Quando a ansiedade aumenta, você pode sentir como se estivesse flutuando fora do seu corpo. Você pode até se sentir tonto. Essas reações são o nosso sistema nervoso simpático (respostas biológicas ao estresse) em ação. Coloque firmemente seus pés no chão, sente-se e respire sentindo o ar entrando e saindo pelas narinas: isso muda rapidamente sua resposta ao estresse levando-lhe ao relaxamento. Em tempos de crise, boas decisões são necessárias. A parte decisória do cérebro funciona melhor quando a resposta de relaxamento é ativada. Portanto, continue sentindo os pés no chão e as costas na cadeira. Aterre-se ao longo do dia.

Mova a ansiedade através do seu corpo – dance! Os sentimentos estão em seu corpo. Lembre-se da última vez em que você estava preocupado com uma resposta por email ou whatsapp que estava ansiosamente esperando receber – certamente os ombros estavam tensos e havia um bolo no estômago. O corpo humano retém o estresse e quanto mais retém, mais incomoda. Uma vez que sobrecarregados com o estresse, é necessário movê-lo através dos corpos. A melhor maneira de fazer isso é se movimentar: correr, pular ou dançar. Encontre sua música favorita e mova seus quadris, resgate programas como o Wii ou outros mais novos, agite seu corpo e deixe os sentimentos passarem.

Concentre-se no que não mudou. Olhe ao seu redor agora e liste 3 coisas que não mudaram desde o início da crise. Suas plantas ainda estão crescendo e precisando de água? Seus filhos ainda estão pedindo que você traga um lanche para eles? Você ainda está recebendo atualizações meteorológicas pelo rádio ou aplicativos? Você ainda está escovando os dentes (espero que sim)? Concentre-se no que permanece o mesmo. Faça o que puder para manter as rotinas.

Permita-se sentir seu medo. Percebi, durante o atendimento psicoterapêutico nesses dias de coronavírus, que meus clientes sentiam que precisavam tomar uma posição sobre a crise. Ou eles acreditavam que esta é a pior coisa que já aconteceu ou estavam sendo tremendamente exagerados. Eu disse várias vezes que há uma outra resposta. Você pode ficar preocupado e sentir medo sem ter que “catastrofizar” ou minimizar. Permita-se sentir algum medo e preocupação mas sem entrar em pânico, e você poderá tomar melhores decisões. Você não precisa ser nada mais ou nada menos do que você é neste momento. Sinta seus sentimentos e compartilhe-os com alguém próximo a você. Não tente afastar seus sentimentos ou eles simplesmente aparecerão de repente.

Não saber o que vai acontecer e quanto tempo durará essa crise causa muito medo em todos. É importante ter em mente que houveram outras situações em que você sentiu medo numa situação em que lidou com o desconhecido e conseguiu superar. Por exemplo, dar à luz um filho, concluir os estudos da escola, começar um novo emprego, aprender a andar de bicicleta ou aprender a dirigir um carro. Anote uma lista das situações desconhecidas que você lidou no passado. Mantenha isso como um ponto de referência para sua capacidade de lidar com situações desconhecidas. Você pode lidar com este também!

Não podemos saber ao certo quem está portando o vírus Covid-19 (ou outras doenças contagiosas e transmissíveis), ou quando onde uma epidemia começará ou terminará. Nem sabemos se estamos portando o vírus ou se alguma doença está relacionada ao Covid-19. Nem podemos controlar completamente a propagação do vírus ou como a doença se desenvolverá numa pessoa. Quer dizer, embora imprevisível e incontrolável de algumas maneiras, a propagação do vírus também é um tanto previsível (com base em novas informações sobre casos confirmados). Se não tivéssemos informações sobre o coronavírus em geral, suas sequências genéticas ou as formas de testar possíveis casos, seria realmente imprevisível. Ainda não é o fim do mundo – tudo vai passar! Portanto, mantenha a calma.

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele lhe ajude a superar esse difícil momento.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana com estacionamento no local. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637 ou pelo Whatzapp 11.98199-5612.

Nenhum comentário:

Postar um comentário