ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

ESTRESSE - COMPORTAMENTO "TIPO A"

Compartilhe esse artigo com seus amigos!


O padrão de comportamento Tipo A é um complexo de ação-reação, observado em pessoas que se mostram “agressivamente” envolvidas em lutas crônicas e incessantes para conseguir cada vez mais em menos tempo, contra esforços em contrário de outras pessoas e coisas. Esse comportamento independe da posição social, econômica, sexo ou idade. Muito importante para o aparecimento deste padrão de comportamento é o fator ambiental, principalmente no trabalho, servindo como estopim para liberação de tensões, no que diz respeito a:
  • Premência do tempo, ou a “doença da pressa”: para realizar mais tarefas em cada vez menos tempo.
  • Procura pelos números: “É melhor quanto mais possuir do que usufruir”, o que importa é a quantidade e não a qualidade.
  • Insegurança da posição social: realizar sempre mais e melhor as tarefas que atraiam a admiração de colegas e chefes.

É de natureza solitária, o interminável conflito em que se vê envolvido o indivíduo Tipo A, acrescido a um impulso agressivo de competitividade, quase sempre evoluindo para franca hostilidade.

Padrão de Comportamento “Tipo B”

  • Sentir-se livre de todos os hábitos que afligem pessoas do Tipo A
  • Exibir ou discutir coisas que realiza, somente quando a situação exija que as esponha.
  • Em jogos ou no lazer o importante é a distração, a descontração, e não para dar mostras de superioridade.
  • Não ter sentimento de culpa quando relaxa a tensão e trabalha sem agitação.
  • Não dar excessiva importância ao que os outros pensem de seus atos.
  • Aceitar suas próprias virtudes e deficiências naturais.
O Que Fazer Para Evitar o Comportamento Padrão Tipo A:

Orientação Filosófica: É importante notar que se uma pessoa é bem sucedida na vida, não é devido ao seu padrão de comportamento Tipo A, muito pelo contrário. Um princípio fundamental e que nunca deveria ser esquecido é que o impulso da energia criativa será sempre enfraquecida pela permanência repetitiva. O impulso ao êxito e ao sucesso não precisa ter um rítmo desordenado e frenético para adquirir mais coisas no menor tempo possível: é saber lidar com o tempo com um calendário e não controlá-lo com um cronômetro.

Mudar o Padrão de Comportamento: Nunca é tarde para se mudar um estilo de vida. Além disso, muitos indivíduos vacilam ao começarem a mudar seus padrões de comportamento, não por acharem impossível a tarefa, mas por temerem que, sem este padrão, encontrarão a ruína econômica e profissional. Este medo, contudo, é absurdo e desnecessário.

Necessidade para Auto-Estima: Para se alcançar um estado de calma e serenidade, é necessário ao indivíduo Tipo A efetuar uma acurada auto-avaliação de suas capacidades e deficiências como indivíduos. Nesta avaliação, deverá ser levado em conta:

  • O quanto tem sido inteligente, perceptivo e criativo no seu trabalho.
  • Sua aptidão nas mudanças de rítmo e rapidez com a qual se adapta a novas situações.
  • A intensidade de suas hostilidades.
  • Suas qualidades de liderança.
  • A facilidade e dificuldade em receber ou retribuir lealdade e afeto.
  • O grau de medo e coragem existente na sua personalidade, dando igual importância aos dois.
  • Seus princípios éticos e morais: honestidade, lealdade, discrição, etc.
  • Nunca se deixar de se perguntar: Ao lado de toda a confusão de minha existência, o que deverá ser a essência da minha vida?
O padrão a ser usado nesta auto-avaliação pode ser obtido avaliando as capacidades e deficiências de alguns colegas e amigos, e comparando-se às deles.

Recobrar sua personalidade Global: Antes de mais nada, é necessário uma profunda reflexão. Reserve algumas horas do dia para atividades que nata tenham a ver com sua vocação normal, amplie suas esferas de interesses e prazer, seus horizontes culturais e intelectuais. Além disso, abra-se o máximo possível a novas amizades, principalmente a aquelas que reforçarem seus novos interesses. Viva e aproveite os momentos de prazer, enquanto estes estiverem ocorrendo. Depois guarde-os mentalmente e procure lembrar-se deles nas horas vagas. Em resumo, introduza um elemento de imprevisibilidade em sua vida.

Estabelecer Objetivos Para a Vida: De um modo geral, estabeleça dois grupos de objetivos. O primeiro, os objetivos profissionais. O segundo, os que deseja realizar em sua vida particular. Estes últimos são responsáveis não somente para dar significação e prazer, mas também para impedí-lo a ter uma hiperatividade sem controle, na vida profissional.

Entrar Mais em Contato com o Mito, o Rito e a Tradição: É importante tentar resgatar o prazer e a alegria existente em reuniões de família, datas de comemorações, em pequenos e repetidos atos como ir ao teatro com amigos, comemorações anuais no trabalho, etc. É muito comum em pessoas Tipo A, ficarem irritados em tais ocasiões, por as cosiderarem uma perda de tempo.

Parar de Fazer com a Mão Direita o Trabalho da Esquerda: A pessoa Tipo A não faz demasiada distinção entre problemas importantes e outros triviais ou efêmeros, os quais chamamos de “atividades da mão esquerda”. Os Tipo A tem grande dificuldade para delegar trabalhos aos outros, devido principalmente à sua “doença da pressa” e à sua insegurança básica. Cada tarefa a ser realizada lhe parece importante demais para arriscar uma falha, confiando-a a um colega ou subordinado.

Deixar os Meios Justificarem o Fim: As pessoas Tipo A tem propensão a pensar que todo o seu esforço e trabalho será recompensado no “fim” de sua vida. Ao contrário, é importante viver e tentar sentir prazer nas pequenas coisas cotidianas, mesmo que elas possam num primeiro instante, parecer ridículas.

Tentar Curar a “Doença da Pressa”: Em primeiro lugar, é importante revisar o programa diário de atividades, com a finalidade de se eliminar todos os eventos e atividades possíveis que não contribuam diretamente para seu bem-estar sócio-econômico. Além disso, aumente em alguns minutos, os pequenos hábitos do dia-a-dia: tomar café, o almoço, etc.

Ponderar o Uso da Palavra: O comportamento Tipo A leva as pessoas a se tornarem egocêntricas e repetitivas em sua maneira de falar. Deixe que os outros se expressem, não os apresse, procure ouvir e entender.

Tentar se Encontrar Consigo Mesmo ao “Meio-Dia”: A hora do almoço é sempre boa para uma auto-reflexão. Tente eliminar os almoços onde continuem falando e pensando as mesmas coisas que ocorrem durante o dia. Não considere o almoço como uma extensão das horas de trabalho.

Esquecer o “Frenesi da 18 Horas”: É um fato de orgulho para pessoas Tipo A, conseguirem terminar suas tarefas antes do fim do expediente. Tal orgulho acentua novamente a fascinação que a luta contra o tempo fornece para estas pessoas. Não se sobrecarregue de coisas no final do dia; além disso, pequenas coisas podem perfeitamente ser terminadas no dia seguinte.

Procure Estar Só: Para começar a pensar, meditar e filosofar de maneira diferente, é necessário estar só, sem interferência da família, amigos, telefone, etc. Procure organizar melhor, ou diminuir o rítmo de suas tarefas, deixando assim algum tempo para estar só, o que certamente ajudá-lo-á na sua auto-análise.

Corrigir a Hostilidade: Para isso, a pessoa Tipo A deverá primeiramente reconhecer que apresenta uma série de falhas na sua personalidade, principalmente no que se refere à “calma”. Ela deverá fazer uso do raciocínio para não enxergar todas as situações como um desafio destinado a contrariá-la ou aborrecê-la. Usar o bom humor para neutralizar sensações de raiva é uma boa sugestão. Evitar ao máximo o contato com pessoas que o deixam enfurecido, apenas pela presença, pode ser uma boa idéia.

Reestruturar-se para Atingir Algo “Digno de Ser”: É importante manter-se livre de opiniões pré-concebidas; julgue-as quando muito, como sendo provisoriamente corretas. Examine-as criticamente, e não se envergonhe em abandoná-las caso venham a ser comprovadamente falsas. Evitar usar frases que intimidem ou despertem hostilidade, como por exemplo: “Não te avisei?”. Consolide amizades e conhecimentos, principalmente extra-trabalho. Guarde algum tempo para leituras, idas ao cinema, teatro, etc., além de tempo para recordar-se de momentos de prazer no passado.

Treine para melhorar seu intelecto, de tal forma que quando tiver esquecido quase tudo que aprendeu (como é natural), pelo menos os resíduos dos seus esforços lhe sejam de algum valor pessoal.

Fonte de pesquisa: Meyer Friedman e Ray H. Rosenman

Para ver todo o conteúdo do blog, use um computador ou, se estiver usando um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Um comentário:

  1. Bastante interessante, sou uma pessoa que ainda não escolheu o caminho que quer seguir mas que usa como base as 16 personalidades e por algum motivo interessante vim parar aqui nesse belo texto me reconheço em cada paragrafo, talvez Psicologia seja minha sina talvez mais um metodo atual para me trazer meus anseios.

    ResponderExcluir