O poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves,
não pertence apenas ao século XIX. Ele permanece vivo porque revela algo
estrutural da condição humana: a capacidade de produzir beleza enquanto
sustenta, silenciosamente, sistemas de violência. Ao organizar sua narrativa em
um movimento que vai do encantamento à denúncia e, por fim, à convocação ética,
o poeta não apenas descreve a escravidão - ele expõe um mecanismo psíquico e
social que ainda opera entre nós. O navio, nesse sentido, não é apenas
histórico. Ele é simbólico. Ele continua navegando.
A cena central do poema - corpos amontoados, dor,
anonimato - não é apenas uma denúncia da escravidão, mas uma radiografia da desumanização.
O que permite que um ser humano trate outro como carga?
Psicologicamente, a desumanização exige um processo
de desligamento afetivo. O outro deixa de ser percebido como sujeito e
passa a ser reduzido a função, utilidade ou ameaça. Esse mecanismo não
desapareceu com o fim da escravidão formal. Ele se atualiza em múltiplas formas
contemporâneas:
- na
indiferença diante da pobreza extrema
- na
naturalização da exclusão social
- na
objetificação de corpos e identidades
- na invisibilização de idosos (etarismo), como
se envelhecer fosse perder valor humano
A desumanização não começa no ato extremo: ela
começa na pequena perda de sensibilidade.
O navio negreiro não existia isoladamente. Ele era
parte de um sistema econômico, político e cultural. A violência estava
institucionalizada. Hoje, a desigualdade social cumpre função semelhante. Ela
organiza quem pode viver com dignidade e quem precisa sobreviver em condições
precárias. A diferença é que, agora, muitas vezes ela se apresenta de forma mais
sofisticada e menos visível, o que a torna ainda mais difícil de ser
enfrentada.
A pergunta que o poema levanta permanece atual: como
uma sociedade inteira pode coexistir com o sofrimento extremo sem se
desorganizar moralmente?
O poema começa exaltando o mar - símbolo de
liberdade. Mas rapidamente revela que, naquele mesmo espaço, a liberdade de
alguns é sustentada pela opressão de outros.
Essa tensão continua sendo um dos eixos centrais da
vida social e psíquica. Muitas vezes, a liberdade individual é construída à
custa da exploração invisível de alguém.
No plano psicológico, isso também se manifesta
internamente:
- partes do
self são reprimidas
- desejos são
silenciados
- identidades são moldadas para caber em
expectativas externas
O sujeito pode viver uma forma de opressão interna,
ainda que externamente pareça livre.
Um dos pontos mais contundentes do poema é a
denúncia da hipocrisia. A mesma sociedade que se considera civilizada
permite e sustenta práticas bárbaras.
Essa dissociação continua presente:
- discursos de
igualdade coexistem com práticas discriminatórias
- valores
éticos são proclamados, mas não vividos
- indignações são seletivas
A hipocrisia social não é apenas moral; ela é
também psíquica, e mais: ela exige que o sujeito não veja aquilo que
sustenta.
Castro Alves não se limita a descrever. Ele convoca:
o poema é um chamado à indignação moral. A indignação, quando não é
apenas reativa ou performática, tem um papel estruturante: ela rompe a
anestesia. Ela devolve ao sujeito a capacidade de sentir que algo está errado. No
entanto, há um risco contemporâneo: a banalização da indignação. Em um mundo
saturado de informações, a indignação pode se tornar passageira, superficial,
incapaz de gerar transformação real.
A questão, então, não é apenas indignar-se, mas sustentar
a indignação com consciência e responsabilidade.
Se o navio negreiro explicitava uma forma brutal de
exclusão, hoje as discriminações assumem formas mais difusas:
- racismo
estrutural
- preconceitos
de gênero
- exclusão
econômica
- etarismo - a marginalização do envelhecimento,
que transforma experiência em obsolescência
O etarismo é particularmente revelador: ele mostra
como a sociedade valoriza o desempenho e descarta aquilo que não se encaixa em
sua lógica produtiva. É uma forma contemporânea de desumanização silenciosa.
Se há algo que o poema tenta resgatar, é a
capacidade de sentir o outro. A empatia, nesse contexto, não é apenas
uma emoção: é um posicionamento ético.
Empatia não é concordar, nem absorver o sofrimento
do outro. É reconhecer a humanidade do outro sem reduzi-lo. Mas a
empatia verdadeira exige consciência. E consciência implica confronto
com aspectos desconfortáveis:
- privilégios
- omissões
- cumplicidades silenciosas
É aqui que a psicoterapia entra não apenas como
prática clínica, mas como instrumento social. Ao trabalhar com o
indivíduo, a psicoterapia atua em níveis mais amplos do que parece:
- Reconstrução
da sensibilidade: O
paciente reaprende a sentir - a si e ao outro. Isso reduz processos de
desumanização.
- Integração da
sombra: Aspectos
negados - agressividade, inveja, preconceitos - podem ser reconhecidos e
elaborados, em vez de atuados de forma inconsciente.
- Fortalecimento
da consciência ética: O
sujeito passa a perceber suas escolhas e seus impactos nas relações.
- Desconstrução
de padrões internalizados de opressão: Muitas formas de opressão social são internalizadas como
autocrítica, culpa excessiva ou sensação de inadequação.
- Ampliação da capacidade relacional: Relações mais autênticas reduzem dinâmicas de
dominação e submissão.
Nesse sentido, a psicoterapia não transforma apenas
indivíduos - ela contribui para a construção de uma cultura mais consciente. Ela
atua onde os sistemas sociais começam: na subjetividade.
O “Navio Negreiro” permanece atual porque ele
revela algo incômodo: a violência não desaparece - ela se transforma, se
adapta, se disfarça. A pergunta que o poema deixa não é apenas histórica, mas
profundamente atual: o que hoje estamos vendo - e o que estamos escolhendo
não ver?
Entre o encantamento e a consciência, há um momento decisivo: aquele em que deixamos de ser espectadores e nos tornamos responsáveis. E talvez seja exatamente aí que começa qualquer possibilidade real de transformação - individual e coletiva.
Um abraço,
Psicólogo Paulo Cesar T. Ribeiro
- Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e gestantes – Presencial e Online.
- Psicólogo Orientador Parental
- Psicólogo clínico de linha humanista existencial e de orientação das Psicologias Analítica (Carl Jung), Relacional e Budista.
- Escritor.
- Contatos: www.psipaulocesar.psc.br
Fiquei pensando no que escrevi neste texto… ele continua fazendo sentido para mim.
Se chegou a ler, fiquei curioso com sua impressão.

Boa tarde
ResponderExcluir“Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”
… depende da conexão energética
Realmente, Paulo! A escravidão continua no tempo atual, nós podemos melhorar essa situação, acolhendo e dando oportunidades aos excluídos.
ResponderExcluirCaro Irmão Paulo, bom dia! Sua dissertação é altamente reflexiva, aborda temas que são discutidos, mas não aprofundados o suficiente pela maioria dos mandatários (e, obviamente, muito menos ainda pelos mandantes, os cidadãos que os elegeram) e demais líderes de associações representativas de segmentos sociais, como igrejas, clubes de serviços etc. Algo que tem me chamado a atenção e que você descreve é o fato de sermos bombardeados por escandalos sucessivos e de fatos que demonstram total iniquidade em relação à que imaginamos que um tipo de governo republicano exige. Pela quantidade, pelo grau de atentado ao bom senso, pelo prejuízo que penaliza, ainda mais, a sociedade inteira, substituem-se em nossas mentes e nos fazer relativizar a gravidade e, pior, a não cobrança da impunidade pelo escândalo imeditamente anterior. Isso, além de nos trazer uma sensação de total impotência e desesperança, nos desanima (nos retira a alma), nos desentusiama (abole a figura divina em nós) e, por fim, nos desumaniza (destroi a condição humana do indivíduo). Isso contribui para anestesiar a indignação, solapar a estrutura do amor próprio e da personalidade. As instituições que organizam nossa sociedade estão carcomidas por lutas intestinas de poder, dinheiro e influência, esquecendo-se de sua atividade precípua, que servir ao povo e não dele se servir. Se não, não precisamos de um título de República Federativa do Brasil, pois não atendemos ao substantivo, visto que somos, há muito, reféns de castas hereditárias; não atendemos ao adjetivo, pois tudo vai para Brasília e é lá que se decide tudo e, por último, nosso pobre Brasil continua sendo uma terra em que faltam oportunidades para que, cada um de seus filhos possa progredir. A maioria dos cidadãos, se é que podemos lhes caracterizar com esta palavra, serve somente às estatísticas, como protagonista de demagogia e como beneficiário de migalhas. Para mim, este um dos maiores crimes da humanidade: relegar comunidades inteiras ao descaso, à sua própria sorte. O outro crime é o de perder a grande chance de surgir, destes ambientes, uma mente brilhante que, por falta de condição de exercer um papel relevante nesta mesma sociedade, é atraído pela marginalidade e, normalmente, perde sua vida muito cedo. Se a República nos prometeu a mensagem positivista de Ordem, Progresso e Amor, parece que falhou miseravelmente. Sem desconsiderar alguns benefícios que nos levaram ao século XXI em condições muito melhores que muitos países, nos mantém, ao mesmo tempo, numa condição muito pior de países que aproveitaram-se da educação, planejamento e investimentos para evoluir economica e socialmente. Mas, ainda creio, mesmo que passados 70 anos, que o país do futuro ainda irá desabrochar, mas precisamos fomentar a cidadania, a responsabilidade pelos nossos atos, o respeito entre os cidadãos e começar a escolher a verdade, nos dotar de coragem para implantar para as mudanças que se fazem necessárias e deixar de acreditar em promessas, discursos demagógicos e em salvadores da pátria. Somente os cidadãos têm o poder de salvar a Pátria e promover a igualdade e a justiça.
ResponderExcluirEssa leitura da obra Navio Negreiro traz inquietações sobre várias questões, inclusive sobre a nossa cultura negligenciar o etarismo
ResponderExcluirParabéns Paulo Ribeiro