ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

O QUE É ANSIEDADE?

Fonte: Internet

Se você é uma pessoa extremamente ansiosa deve tomar muito cuidado, pois de acordo com um estudo publicado recentemente na revista médica Britânica New Scientist, 25% das pessoas que sofrem deste mal estão propensas a desenvolver algum tipo de câncer.

Diz-se que a simples participação do indivíduo na sociedade contemporânea já é, por si só, um requisito suficiente para o surgimento da Ansiedade. Portanto, viver ansiosamente passou a ser considerada uma condição do homem moderno ou um destino comum a que todos estamos, de alguma maneira, condicionados.

Para saber se você sofre desse mal fique atenta, pois se você desenvolve seis dos 18 sintomas abaixo você está propensa pode sofrer do chamado Transtorno da Ansiedade:

01 - tremores ou sensação de fraqueza;
02 - tensão ou dor muscular;
03 – inquietação;
04 - fadiga fácil;
05 - falta de ar ou sensação de fôlego curto;
06 – palpitações;
07 - sudorese, mãos frias e úmidas;
08 - boca seca;
09 - vertigens e tonturas;
10 - náuseas e diarréia;
11 - rubor ou calafrios;
12 - aumento de número de urinadas;
13 - bolo na garganta;
14 – impaciência;
15 - resposta exagerada à surpresa;
16 - dificuldade de concentração ou memória prejudicada;
17 - dificuldade em conciliar e manter o sono;
18 – irritabilidade.

Convém deixar claro também que os sintomas acima citados costumam estar relacionados ao estresse ambiental crônico; à fobia e também a outros sintomas emocionais, mas, nestes casos, deverá ser incluída em outras classificações. Devemos porém, ficar atentos para não confundir ansiedade com medo, pois elas são emoções muito comuns que as vezes nos confundem. Mas existe uma diferença: o medo ocorre como uma resposta a um perigo real e a ansiedade ocorre sem qualquer tipo de perigo objetivo.

Para lidar com estes males, segue abaixo algumas dicas:

1- Aprenda a Relaxar e a respirar;
2- Praticar esportes ou simplesmente caminhar são recursos úteis na diminuição da ansiedade e do estresse;
4- Evite café, cigarro, bebidas do tipo “cola” e outros estimulantes;
5- Se você tiver interesse em técnicas de meditação, saiba que elas são extremamente úteis no controle da ansiedade;
6- Ê por fim, tenha pensamentos mais otimista, assim você viverá melhor.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelo fone 11.94111-3637 ou pelo whatsapp 11.981995612. 

54 comentários:

  1. Lady Carmem Rufino dos Santos17 de outubro de 2009 às 21:53

    Boa Noite, pelos 18 itens acima só tres que tenho, mas sinto muita ansiedade.
    Adorei o documentário Dr.Paulo, me deixou mais aliviada.
    Obrigada
    Grande abraço
    Lady Carmem

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Só agora aos 48 anos me dei conta de tenho uma anisedade exagerada e por isso pergunto: Uma mãe, ansiosa, que vive sempre no passado e futuro,inseguraça diante do futuro, pessimista, entre outras características desse tipo, pode passar alguns dessas característica para o filho?
    Grato

    ResponderExcluir
  4. tenho 20 anos,o meu filho morreu a pouco tempo com 4 meses. neste momento estou pessima, desinteressei me por tudo, so penso no meu bebe, estou tendo ajuda psiquiatra,mas acho pouco. tudo o que disse, eu estou a sentir e apetece me estar junto de meu filho e deixar este mundo para traz.
    vejo que isto e um problema muito grave e nao sei se vou conseguir sair dele a tempo,agora so resta ver o que acontecera daqui para a frente.
    obrigado Dr Paulo, pelas dicas de como infrentar isto!

    ResponderExcluir
  5. Querida "Anônima",

    A sua perda foi importantissima e o sofrimento é inevitável. Infelizmente não há como voltar no tempo e corrigir o passado, então temos que aprender a viver também com nossas dores. 20 anos é uma idade que não impede novas e extraordinárias experiencias na vida então devemos aceitar a impermanencia das coisas e pessoas para crescermos emocional, psicologica e socialmente.
    Voce está com depressão e o apoio psiquiátrico é indispensável neste momento. A familia, com o seu apoio também, mas, a despeito disso, recomendo que você procure um psicoterapeuta para rever sua percepção do mundo e sua forma de nele viver. Essa combinação (tratamento psiquiátrico + tratamento psicológico) vão lhe tirar dessa depressão, pode acreditar nisso.
    Abçs

    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  6. suiane
    Dr Paulo Cesar em agosto de 2010,estava muito preocupada com uns assuntos financeiros,fiquei algumas noites sem dormir...tive alucinaçoes e delirios e depois uma depressao...estou tomando riis 1 mg,citalapram e frontal.Hoje me sinto melhor mas tenho medo que possa acontecer de novo,estou com muito medo e por isso sinto muita ansiedade.por favor me de sua opiniao.agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  7. Nesse caso, é recomendável psicoterapia para se fortalecer, adquirir resiliência e até suspender os medicamentos num trabalho em conjunto com o psiquiatra.
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. tenhos todos esse sintomas desde que me operei botei na minha cabeça que qualquer dor que eu sinto é uma doença grave é normal?ou é ansiedade mesmo.

    ResponderExcluir
  9. tenhotodos esse sintomas ,dormo muito,sinto muita vontade de comer,as vezes como sem perceber.Isso é ansiedade preciso de tratamento.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dr.
    Cheguei quase agora d psicologa, pois vou fazer cirurgia bariatrica em alguns dias, daí a médica pediu se o meu marido ou alguem da familia pudesse me acompanhar na última consulta ela gostaria, pois bem, levei o meu marido, eu sempre tive ansiedade, mas nunca fiz tratamento psicológico, prá finalizar o laudo e encaminhar pro cirurgião carta, em resumo ela detectou realmente a ansiedade e nos pediu que depois da minha cirurgia continuasse com tratamento prá que eu viva uma vida menos triste, vc não acredita! quando estavamos indo prá casa sem mais nem menos omeçamos a discutir o qué acontece a anos por alguma coisa que vou falar e ele não aceita, quando cheguei em casa o Sr acredita que em frente das minhas filhas ele falou em alto e bom tom que a médica praticamente mandou-o chamar, pois eu sou loka, um homem que parece nunca me ter valorizado vem através dessa consulta me desvalorizar em frente das minha filhas, estou arrasada, me sentindo totalmete só diante de uma cirurgia que enfrentarei daqui uns dias.
    Por favor como devo agir perante essa narrativa e perante o laudo que ela me passou para que eu tenha uma boa recuperação. Olha que ele é realmente um homem aparentemente esclarecido e estamos juntos ha 22 anos.

    ResponderExcluir
  11. Não dá prá falar muito por esta via, a não ser recomendar-lhe a focar em sua realidade, sem ilusões ou fantasias, aceitar que ela existe e AGIR para alcançar o melhor para você. Viva o presente esforçando-se para não curtir sentimentos ruins do passado nem expectativas de futuro. É uma boa forma de controlar a ansiedade e o momento de recuperação pós-cirúrgico.
    Estamos à sua disposição em S. Paulo

    ResponderExcluir
  12. oi boa noite sinto 8 sintomas citadas em cima , mas tenho mo vontade pra tudo e estou tomando passiflora sera que é bom? espero que sim pois quero trabalha e nao consigo me ajuda . bjssss

    ResponderExcluir
  13. doutor paulo cesar eu sou edicarlos tenho dezoito anos e desde o nao passado eu venho passado pelo o trantorno da ansiedade isso aconteceu depois de uma pneumonia e de uma intoxicaçao com um remedio passado por um medico desde entao venho sofrendo com a ansiedade. quando acontece as crises alias a ultima crise foi em fevereiro desse ano ai comecei a fazer o tratamento com o psiquiatra da minha cidade tomei daforim é o rivotril que alcama quando eu tinha as crises mais no meu caso eu fico com medo de morrer ai é por isso que tenho crises anciosas agora ja estou melhor pq comeceu a fazer o tratamento cedo assim que comecei ater as crises anciosas, eu pensava que tava com todo tipo de doença e que nao ia melhorar nunca mais ai fiz um checape inclusive fiz enxames de coraçao pq sentia muita palpitaçoes mais nao tenho nada mais ainda sinto alguns sintoma e ainda fico pensando em besteiras tipo doenças ea morte mais eu tou bem melhor a mais de mes nao estava sentido nada, eu tenho familia que mora fora ai quando eles vao embora no caso que foi na semana ai comecei acentir palpitaçoes e vertigens e tonturas nais eu agora estou conseguindo me controlar mais eu queria colocar um ponto final nesta anciedades afinal ja tenjo dezoito anos e preciso mim inserir no mercado de trabalho porem queria me livra de uma vez por todas desta doença doutor o que posso fazer para controlar totalmente e sim faço tbm malhaçao e caminhadas que ajudam bastante doutor mun der mais um conselho...

    ResponderExcluir
  14. é muito importatnte falar sobre esse assunto pois muita gente sofre de ansiedade !!! gostei muito ... vale ressaltar que pode desencadear várias compliacações dentro da sociedade

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Dr.

    tenho muitas dificuldades de aceitar uma promoção no meu serviço. Os meus colegas e meu chefe dizem que eu sou preparado para assumir, porém eu confesso que tenho medo de aceitar e encarar novas responsabilidades.
    pode ser uma espécie de fobia social?
    abs.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Dr. eu gostaria de saber com sei se sofro com transtorno de ansiedade, pois sinto alguns sintomas como: Quando estou preocupada com algo, como todas as minhas unhas, perco sono,só penso em coisas negativas (doenças e acidentes),acho que eu não tenho capacidade para nada. O que vc me aconselha a fazer.
    Obrigado........

    ResponderExcluir
  17. tenho tanta ansiedade que minha cabeça doi isso acontece porque?

    ResponderExcluir
  18. Ola tive enteresse em saber sobre a ansiedade e dos 18 iten tenho 7 pois ja imaginava que eu sofria de ansiedade pois me trato da dependencia quimica e tambem percebi que a ansiedade e um dos pontos que faz eu ter recaidas...e fiquei sabendo agora que é normal ter batedeira no coraçao porque?
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  19. Doutor,eu tenho todos esses sintomas principalmente medo de morrer,o que devo fazer? pois nao aguento mais viver assim.

    ResponderExcluir
  20. sofro de ansiedade a 1 ano faço terapia em grupo,a 5 meses, mas, nao aguento mas esta pertubaçao na minha vida.nao vejo a hora de isso tudo acabar.me de um conselho pra eu me sentir melhor.boa tarde!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Regina Bitencourt Botti25 de outubro de 2011 às 16:41

    Hoje acordei super ansiosa. Mas nunca me peocupei pois sempre gostei de ser assim. Só que a beira de completar 41 anos esta constante ansiedade está me prejudicando.

    ResponderExcluir
  22. Dr.Eu queria uma resposta mas nao consigo encontrar,estou conhecendo um rapaz,depois de 7 meeses separada,vim de um casamento turbulento,a questao e que quando estou com este rapaz eu me sinto bem,quando estou sozinha,sem ele,eu sinto saudades,sinto um desejo enorme de estar com ele,so que me sinto angustiada,meu coraçao arde,tenho no na garganta,demoro a dormir pensando o q poderia ser isso,e ele sente a mesma coisa,e estamos sendo precionados pelo meu pastor a assumir o namoro,mas sentimos que ao e a hora ainda! Eu so queria entender o porq desta angustia,que me deixa confusa a ponto de pensar; sera que ele é o cara certo?

    ResponderExcluir
  23. Regina,
    Não há como escapar do tempo. Ele nos faz mudar, algumas vezes gostamos e outras não, mas devemos aceitá-lo como uma regra da vida. Preocupe-se em viver o presente, saia do passado e assuma o jeito que vc é agora.
    Abçs
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  24. Ludmila,
    Procure um profissional para tratar-se senão tende a piorar.
    Abç
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  25. Lany,
    Talvez seja medo de não dar certo, ou vc já está percebendo que não é o homem a quem ama. Não se deixe levar pelo pressão de outros, mesmo que sejam líderes religiosos. Tome uma decisão pelo resultado do diálogo entre seu coração e sua mente.
    Abçs,
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  26. Doutor já é de madrugada acabei de ter uma crise de ansiedade enquanto dormia acordei com esses transtornos, tomei meu diazepam que persisto em não tomar e vim pesquisar sobre essa doença que me aflige, percebi que meu sintomas foram sitados em todos os comentários, gostaria de saber se essa doença tem cura, se chega um momento em que não sentirei mais essa aflição e panico desde já agradeço a atenção e o carinho

    ResponderExcluir
  27. Doutor
    tenho ansidade
    sou muito anciosa
    o que eu faço
    tamiris ap de frança ramos

    ResponderExcluir
  28. Tamaris, por que vc não procura um psicoterapeuta? acredito que isso vai te ajudar muito.

    ResponderExcluir
  29. Olá.Tenho 14 destes sintomas. Fui a um cardiologista pensando q estivesse com alguma doença do coração pois estava sentindo dores no peito ou seja quase q todas estas sensações. Mas fiz todos exames e não tenho nada dai ele constatou que fosse ansiedade ou estresse, pois trabalho como uma soldador. Então pra mulher é muito mais estressante uma função q homem faz pois mais casa e filhos, nossa tem dia que parece que vou estourar.Dai estou fazendo acompanhamento com a psicologa na empresa onde trabalho. Mas tem dia que fujo dela não tenho vontade de conversar digo que vou ir na sala dela e não vou.Será q se eu continuar a ter conversas com a psicologa poderei me livrar da ansiedade?

    ResponderExcluir
  30. dos 18 tenho quase todos nao seria uma depressao???

    ResponderExcluir
  31. Recomendo que você procure um profissional. É provável que vc esteja (entrando) numa depressão

    ResponderExcluir
  32. tenho alguns sintomas desses mas geralmente fico com essa sensaçao de bola na garganta quando como alguma coisa ai começa o medo de engasgar e começo a tremer suar frio fico apavorada parece que ja vou parar de respirar é horrivél as vezes quando consigo charar alivia um pouco. obrigada se vc leu meu comentario

    ResponderExcluir
  33. Eu sinto varios sintomas desses, o número 1, 3, 5,7,12,14,16,17 e as vezes o 18 sei que ñ é normal, mas como fasso pra tentar resolver esse problema, se eu sou calma e n me estresso?

    ResponderExcluir
  34. Sinto muita anciedade parece ser uma sensaçao ruim,as vezes me da vontade de chorar me sinto muito sozinha

    ResponderExcluir
  35. Olá obrigada me ajudou muito. Mas fiquei confusa na parte em que você falou que ansiedade e medo não são as mesmas coisas, eu jurava que o que eu tenho poderia ser ansiedade. Eu entro em pânico quando vejo alguma pessoa morta sabe? Só de pensar eu começo a tremer, sinto palpitações, boca seca,irritabilidade e fraqueza. Se voce puder me ajudar me falando como posso evitar esses contra-tempos eu ficaria grata. Boa noite :D

    ResponderExcluir
  36. Ola DR. paulo cesa. passando pra dizer q eu tbém sinto alguns desses sitomas, como: palpitações,tremores ou sensação de fraqueza;
    tensão ou dor muscular;
    fadiga fácil;
    falta de ar ou sensação de fôlego curto;
    palpitações;
    sudorese, mãos frias e úmidas;
    boca seca;
    vertigens e tonturas;
    rubor ou calafrios;
    aumento de número de urinadas;
    impaciência;
    resposta exagerada à surpresa;
    dificuldade de concentração ou memória prejudicada;
    dificuldade em conciliar e manter o sono;
    irritabilidade. Gostaria de saber oq ue é que vc pode mim dizer a respeito disso. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. ola boa tarde meu nome é amauri..de todos os itens acima o unico diferente é em relaçao ao sono, pois eu tenho vontade de dormir o tempo todo e sempre acordo de madrugada e perco o sono, o restante do itens eu sinto todos...sera que devo procurar ajuda medica ou sera possivel sair dessa apenas seguindo as instruçoes acima? tenho trinta anos perdi meus pais na infancia isso pode influenciar alguma coisa.....se poder me responder agraço pois isso ta me deixando muito mal. obrigado

    ResponderExcluir
  38. Anciedade fáz engordar?

    Rubens de guarulhos.

    ResponderExcluir
  39. OLá doutor tenho praticamente quase todos esse sintomas .Ontem mesmo do nada me deu uma tremedeira com a sensaçao de fraqueza ,ja fui a psicologa mas nao achei melhora sei lá.tomo valeriane.me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma única vez no psicólogo não resolve, tem que seguir um tratamento. Talvez seja necessário o uso de algum medicamento.

      Excluir
    2. Oi Dr me chamo Cariny sou mto anciosa mesmo dos sintomas citados acima tenho 11 ... Principalmente tontura irritaçao insonia ... Tem dias q to tão cansada q da vontade de sumir ... Sou mto extressada. As vezes quase sempre fico de cara fechada sem qrer papo com ninguém ... Se tem alguma festa ou viajem pra mim ir fico anciosa n consigo dormi nem um pouco além de ficar super irritada...
      Dr me ajude preciso tomar algum medicamento pra essa anciedade ?

      Excluir
    3. Medicamento é bom mas busque um psicólogo para fazer psicoterapia

      Excluir
  40. Tenho 11 dos 18 sintomas. Por favor me ajude. Não estou conseguindo mais me contrololar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meditar ajuda a relaxar, assim como uma boa alimentação e atividades relaxantes mas o melhor é vc procurar um psicólogo ou um psiquiatra.

      Excluir
  41. Eu tenho uns 7 sintomas me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meditar ajuda a relaxar, assim como uma boa alimentação e atividades relaxantes mas o melhor é vc procurar um psicólogo ou um psiquiatra.

      Excluir
  42. Eu sinto muito desses sintomas mais principalmente folego curto o q eu faço

    ResponderExcluir
  43. dr. eu sou Sebastião Araújo. sofro com medo desde criança hoje rstou com 48 anos e continuo. tem tempos que tudo para mim é maravilhoso mas é pouco tempo sempre estou preocupado com alguma coisa. não tenho vertigens nem tremor não vejo nada mas tenho sensassão que alguma coisa me segue pelas costas e tem tempo que fico me sentindo leso fora de mim e tenho medo de ficar louco. me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que você procure um psicologo para aprender a estabilizar esses sentimentos.

      Excluir
  44. fico muito feliz dr. se o senhor me responder e me ajudar.

    ResponderExcluir
  45. Dr. Estou sofrendo com isso me ajuda ��

    ResponderExcluir