ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

COMO FAZER A PREVENÇÃO COM ADOLESCENTES EM RELAÇÃO ÀS DROGAS?

Autor: Prof. Dr. Içami Tiba

Os pais hoje educam os filhos para que usem drogas na adolescência. Esta é uma constatação pesada, mas você pode acompanhar a minha experiência clínica na educação para também constatar a afirmação acima.

Um filho quando é educado em casa para fazer o que tiver vontade e não fazer o que deve ser feito, por que não fazer o mesmo na rua? Quem for educado através de uma cidadania familiar, não lhe será difícil ser um bom cidadão. Cidadão todo mundo é, porém nem todos desenvolvem a cidadania. Pois cidadania é exatamente pensar também em outras pessoas e não simplesmente satisfazer a sua própria vontade. Quem realiza as suas vontades não se incomodando com os seus pais nem irmãos vai se incomodar menos ainda com estranhos. Cidadania é se incomodar com as pessoas que nem conhece para ajudá-las a viver melhor, para não lhes causar prejuízos, trabalhos, desgastes e preocupações desnecessárias. Cidadania é não usar drogas. Assim, um filho para ser bem formado, para ser um cidadão ético, tem que receber uma educação que valorize a ética, que desenvolva a sua responsabilidade social.

Todos os seres vivos fazem o que tem vontade ou necessidade de fazer. Mas foram os seres humanos que desenvolveram a civilização graças à sua inteligência e o espírito de equipe para juntos enfrentarem as feras, sobreviver às catástrofes geológicas e climáticas, para terem filhos. O espírito de equipe é defender mais o conjunto de pessoas que a própria pessoa fazer o que simplesmente o que tiver vontade de fazer. Um time de futebol, onde cada um dos jogadores faz o que tem vontade, não ganha o jogo. Se cada ser humano fizesse o que simplesmente gostasse de fazer, talvez não tivéssemos construído esta civilização.

Fazer a própria vontade significa:
- não respeitar autoridades nem regras do local onde se encontra;
- não cumprir com o que se prometeu;
- satisfazer as necessidades fisiológicas assim que as sentir;
- usar o que quiser, mesmo que não lhe pertença;
- validar tudo o que dê prazer e sem considerar se é bom ou ruim; etc.

A realização de um desses itens já mostra uma ação má educada. Se um filho tiver o costume de fazer pelo menos um destes hábitos, já estará sendo mal educado. Não estará com espírito de equipe com quem estiver convivendo. Um filho mal educado em casa, não terá porque ser educado fora de casa.

A adolescência é um segundo parto. É um nascer da família para entrar na sociedade. É pertencer a um novo grupo social, a turma de iguais ou pares. Longe dos seus pais, na sua turma, nada impede o filho de fazer o que tiver vontade em detrimento do que deveria ser feito. Jogar bola em vez de estudar. Beber em vez de se conter de beber já que vai dirigir. Usar drogas em vez de se preservar. Atendi muitos usuários de maconha. A todos perguntei por que usam? Geralmente me respondem porque é bom! Então pergunto por que é bom? e eles respondem porque é gostoso! Estas respostas mostram a falta de educação. Justificar ser bom por ser gostoso é uma mistura de critérios de sensação física com o que deve ou não ser feito. As substâncias psiquicamente ativas são usadas como drogas porque elas provocam prazer. Mas nem tudo que dá prazer é bom. Assim como nem tudo que é bom dá prazer. O que vicia é o prazer, pois o cérebro reptiliano (primitivo do ser humano) leva a pessoa a repetir o gesto que lhe deu prazer. É o mecanismo de ação do sistema de recompensa do cérebro.

Saciar uma necessidade fisiológica como comer, ter relações sexuais etc. estimula o cérebro a comer de novo, a transar de novo. As drogas também estimulam este mesmo sistema de recompensa. O problema das drogas é que elas viciam mais que comer e transar, pois elas desenvolvem tolerância - doses cada vez maiores para se conseguir o mesmo efeito prazeroso, compulsão - necessidade de usar a droga outra vez e síndrome de abstinência - falta que a droga faz ao organismo de quem já esteja acostumado com os seus efeitos. Quem usa drogas não respeita regras, atende mais a sua vontade - necessidade - de prazer e faz mal à sociedade e à sua família além de a si mesmo.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

2 comentários:

  1. “Construir uma educação de qualidade, articulando família e comunidade em que o educando seja capaz de desenvolver habilidades e competências, possibilitando sua direção de forma crítica, cidadã e participativa na sociedade”.
    Essa foi a missão decidida por nós, professores, numa escola pública. Porém, sempre manifestei de forma clara a minha insatisfação com essa postura das escolas de adotar "slogans" e o no decorrer do ano letivo cada um trabalha por conta própria. Parabés pelo artigo. ele retrata fielmente a situação que essa geração de pais hoje estão pasando: com a ilusao de não deixar os filhos passaram vontades com eles passaram na infância difícil, do regime militar, acabam sendo bonzinhos demais e os filhos crescem na base do oba-oba. junta-se a isso o funk, big brother, micaretas e modas, o resultado é uma falsa ideia de alegria e um "não" pode resultar numa fuga de casa, como protesto.

    ResponderExcluir
  2. jonatas de jesus matos23 de fevereiro de 2011 às 14:09

    A maior rasão que leva um jovem ao consumo de drogas é o vasio e a curiosidade, E quando se trata de tais,é preciso de uma comunicação profunda e explicativa onde o jovem ou adolescente venha encontrar informações e uma intensa satisfação tendo o dominio de suas curiosidades e vasios.

    ResponderExcluir