ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

RECLAMAR DEMAIS PODE SER DOENÇA!

Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Conhece um reclamão? Aquela pessoa que nunca está satisfeita com nada?

Se a sua vida não é fácil ao lado dela, a dela pode ser pior ainda!! Além de afastar os amigos, quem lamenta demais acaba tendo um sofrimento psicológico desnecessário.

"O reclamão tende a generalizar todas as circunstâncias. O problema está na maneira como ele interpreta a realidade. Pode ter baixa autoestima e sentimento de rejeição. Assim, reclama demais. As relações acabam ficando bastante comprometidas.

O professor de Medicina Comportamental Geraldo Possendoro, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que os reclamões podem ter esse comportamento como um traço de personalidade. Ele diz:

- São pessoas muito dogmáticas, absolutistas e pouco flexíveis. Isso acaba trazendo infelicidade!!

O melhor modo de combater o problema é através da psicoterapia. Reclamar demais é um comportamento inadequado portante merece ser tratado. Para saber se está indo longe demais, o melhor é ficar atento aos comentários e às reações de familiares e amigos.

Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia. Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas. Nesse caso, talvez seja necessário também o uso de medicamentos antidepressivos.

A reclamação em demasia ainda pode ser uma marca de pessoas que têm boa estrutura psicológica. Há aqueles que são indignados com certas coisas e reclamam, pois pensam que aquilo deve mudar. E também existem as pessoas cujas reclamações são reflexo da irritação causada por estresse, como quem trabalha demais. De qualquer maneira, ele recomenda, se você tem o rótulo de reclamão, vá a um especialista.

Você é um reclamão? Veja abaixo se você tem esses comportamentos.

·      Pessoas com baixa autoestima tendem a desenvolver um sentimento de rejeição. Assim, passam a reclamar de tudo à sua volta.
·      Quem tem um grau de exigência muito grande também sofre.
·      Perfeccionismo demais pode ser um problema.
·      Como identificar se você é um reclamão? A melhor forma de saber se você está reclamando muito é (como acima citado) prestar atenção ao que amigos e familiares dizem sobre você. Se as reclamações sobre o seu modo de ser forem muitas, é hora de ficar ligado.
·      Como reverter o problema?
o  Antes de fazer uma reclamação, pare e pense se aquilo é realmente necessário ou se vai magoar alguém. Às vezes, é melhor ficar calado.
o  Peça que seus amigos e familiares digam se você está se excedendo nas reclamações.
o  Antes de reclamar de algo, tente resolver o problema. Não fique parado.

Para ver todo o conteúdo do blog, use um computador ou, se estiver usando um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

12 comentários:

  1. Sou casada a 5 anos e meu marido reclama de tudo, do meu cabelo, minha roupa, meu jeito, se estou desempregada então piora a situação, reclama de nossas cachorras, de nossa casa, enfim, de tudo, raramente vejo ele feliz, ele faz da minha vida um inferno, digo a ele que ele é uma pessoa infeliz e ele concorda, mas quando digo que ele pode estar enlouquecendo, ele fala que a louca sou eu, não aguento mais tanta reclamação.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Dr Paulo
    Minha mãe é uma pessoa que assim que acorda ao dormir reclama de tudo, nada está bem, sempre tudo tem um defeito ,e critica demais com as pessoas e até cruel em seus comentários,por mais que se faça e que agrade ela nunca é o suficiente, quando saímos para jantar sempre olha para a comida com nojo, para as pessoas colocando defeitos, viver é assim se torna pesado demais,como podemos ajudar uma pessoa assim com pensamentos tão pessimistas mas no fundo com bom coração.
    ???

    ResponderExcluir
  3. Dr.Paulo, bom dia!
    Vejo muito os distimicos hj e vejo muita dificuldade em ajuda los.
    Irritam quando falamos que uma doença e eles não aceitam.
    Como abordados mais facil

    Att

    Sebastião.

    ResponderExcluir
  4. Dr.Paulo, bom dia!
    Vejo muito os distimicos hj e vejo muita dificuldade em ajuda los.
    Irritam quando falamos que uma doença e eles não aceitam.
    Como abordados mais facil

    Att

    Sebastião.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr.Paulo,me chamo Eduarda Pereira, tenho 18 anos e minha mãe tem 56 anos e uma história de vida cheia de frustrações, desde muito nova convive com depressão e há oito anos atrás foi diagnosticada com bipolaridade. É muito complicado conviver com ela, cada dia é um aprendizado novo para saber manter a relação o mínimo possível agradável, entretanto tem uma mania dela que não consigo me acostumar, que é a de querer estar sempre doente, com uma dor aqui, outra ali... gostaria de saber como convencer ela de que isso é muitas vezes o psicológico. Já cheguei a pensar que como ela é uma pessoa muito carente, ela faz isso para receber de alguma forma atenção, mas ela não percebe que isso só afasta as pessoas pois ninguém gosta da presença de alguém que só reclama. Enfim, gostaria de receber ajuda, amo muito minha mãe e sempre busco o melhor para ela.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma amiga com apenas 22 anos e que reclama muito. Antes ela reclamava que não tinha namorado, se sentia pra baixo,dizia até que os rapazes eram fáceis pra mim quando na verdade não são pra ninguém né. Enfim ela começou a namorar e ficou super feliz. Mas,agora ela reclama da distância dele,sim é difícil.. mas ela conseguiu ter o amor da vida dela. E eu nem namoro ainda kkkk além disso ,sempre crítica alguém que tá feliz, principalmente se tem namorados.. ou mesmo quando se aproximam de quem ela gosta. Fala coisas ofensivas até. Reclama muito dos pais. Entendo a reclamação do trabalho. Mas pra ela parece que nada está bom. E quando fico distante ela acha ruim. Mas eu não consigo ficar perto de quem reclama tanto. Adolescentes fazem isso. Somos adultas agora. Essa fase poderia ter passado já. Mas pelo que li,sim pode ser uma doença. Fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
  7. Olá me chamo valdri silva e tenho 31anos de idade,no meu caso eu sou o dito reclama, eu reclamo de tudo mais tudo mesmo não vou mentir. Mas tipo louca suja que poderia já está lavada, aruama a casa quando estar desorganizada brinquedos pelas casa espalhados. Tudo que falei e muito mais. Moro com uma sobrinha que tem um filho e um cunhado folgado que não faz nada dentro de casa. Aí o por que desta postagem hoje vinheram me reclama que eu reclamo de tudo mais referente a casa e organização que eu ia acaba sozinho sem ninguém do meu lado por contato disto. Queria saber como agir por que eu mesmo não aguento mais.

    ResponderExcluir
  8. Olá me chamo valdri silva e tenho 31anos de idade,no meu caso eu sou o dito reclama, eu reclamo de tudo mais tudo mesmo não vou mentir. Mas tipo louca suja que poderia já está lavada, aruama a casa quando estar desorganizada brinquedos pelas casa espalhados. Tudo que falei e muito mais. Moro com uma sobrinha que tem um filho e um cunhado folgado que não faz nada dentro de casa. Aí o por que desta postagem hoje vinheram me reclama que eu reclamo de tudo mais referente a casa e organização que eu ia acaba sozinho sem ninguém do meu lado por contato disto. Queria saber como agir por que eu mesmo não aguento mais.

    ResponderExcluir
  9. Meu pai reclama de tudo que eu, o ùeu irmao e minha mae falamos, reclama de nos, do trabalho, de como esta cansado, de como ja nao aguenta mais, como ja nao ha esperança, de tudo...enfim, eu tenho 14 anos, e sim eu ja fui como ele, mas eu decidi mudar quando me dei conta do que estava a fazer, mas o problema é, nem todos querem mudar, eu nao poderia estar mais feliz psicologicamente, ouvi dizer que a Mente pode ser a nossa melhor, e também a nossa maior inimiga, isso depende de nos, e de como nos temos força de vontade de mudar, so mais uma coisa, se vc reclama de tudo, por favor pare, porque ninguém vai querer ouvir vc, e so se vao manter longe de vc, se nao conseguir ser otimista, tente pelo amor de deus ser realista e levar a serio a vida,a vida tem muitos obstaculos, mas eles nao sao impossiveis, sao apenas muito dificeis e pessoas assim nao querem passar por eles, entao mude, nunca é tarde demais!!!

    ResponderExcluir
  10. Meu marido é uma pessoa que reclama da hora que acorda até a hora que dorme, tudo é motivo pra reclamar. Desde um simples telefonema até meu filho deixar cair qq coisa no chão. Está insuportavel viver assim. Meu filho de 8 anos até está reclamando tb de tanto o pai reclamar. Eu passei por uma doença super seria e ele reclamou que era para ele pagar pecado, que era pra ele aprender alguma coisa. O mundo gira ao redor dele. Por mais que falamos que ele reclama de tudo ele não muda nunca, fala que tem razão! Que se não for por ele a casa não anda.

    ResponderExcluir
  11. Minha mulher reclama de tudo, toma remédios de bipolaridade, mas mesmo assim, nada está bom, se não for pra comer não vale a pena sair, até nas amigas ela dá lição de moral, quando namorávamos a mãe dela já dizia que eu não iria aguentar ela, mas eu não sabia o porque? pois riamos muito juntos, ela se mostrava uma mulher simples e carinhosa, isso até o casamento, ou até o noivado, o pior dia foi quando em uma loja ela desfez de uma vendedora, já tentei acabar com o nosso casamento mas sempre volto por dó dela que cuida da mãe idosa, enquanto os outros 5 irmãos vivem suas vidinhas, livres leves e soltos, até que a morte os leve embora.......

    ResponderExcluir