ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

PSICOLOGIA POSITIVA - NOVOS RUMOS EM PSICOTERAPIA



Há muito tempo que se fala que a psicoterapia é indicada para o tratamento dos problemas de comportamento, emocionais e psicológicos. É comum (e correto) pensar na na capacidade da psicoterapia em sanar transtornos como a depressão, a síndrome do pânico, ansiedade, psicossomatizações, complexos diversos, etc., assim como para ajudar as pessoas que buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Mas algo de novo vem mudando esse quadro para melhor; uma mudança boa, que me entusiasma e que tem contado com toda a minha dedicação para incluí-la em meu repertório profissional. Refiro-me à Psicologia Positiva, uma forma de se praticar a psicoterapia não apenas para o tratamento de aspectos psicopatológicos como também dos aspectos potencialmente saudáveis de uma pessoa. É uma psicologia que muito leva em conta o ensinamento e preparação das pessoas em termos de resiliência, a esperança, o otimismo, como modo de torná-las mais resistentes aos transtornos psicológicos (como a depressão, por exemplo) e capazes de viverem de forma mais feliz e produtiva.

Na psicoterapia com base na Psicologia Positiva, as seguintes bases serão abordadas na busca de se atingir o objetivo acima mencionado:
  • Os traços individuais/psicológicos positivos: compaixão, sabedoria, integridade, coragem, criatividade, autocontrole.
  • Os estados positivos de bem-estar subjetivo: satisfação com a vida, felicidade e otimismo.
  • Os relacionamentos positivos: vínculos afetivos positivos tais como os vínculos com familiares, amigos e colegas de trabalho.
  • As instituições positivas: comunidade, escola, ambiente de trabalho, etc.

Um ponto merece destaque especial: o insistente desenvolvimento da resiliência, uma das indicações de que a pessoa está tendo uma vida adequada e potencialmente feliz. Trata-se de uma habilidade para a superação, da forma mais saudável e construtiva possível, das situações de crise e adversidade. Ao trabalhar o desenvolvimento da resiliência do seu paciente, o psicoterapeuta intenciona ajudar a mudar os sentimentos/pensamentos negativos para sentimentos/pensamentos positivos através da compreensão do poder e das funções dos sentimentos negativos, a qual pode ser considerada uma função adaptiva e essencial à sobrevivência. Observe, então, que não se trata de suprimí-los ou evitá-los, mas sim de aceitá-los, compreendê-los e mudá-los:
  • Aceitá-los - não significa segui-los! Se os sentimentos/pensamentos  negativos perturbam o paciente, esse deve orientar-se pelos seus valores focando-se em suas virtudes e objetivos.
  • Compreendê-los: deve-se analisar e interpretar os pensamentos/sentimentos negativos. Isso pode ser ampliado se o paciente faz essa análise e interpretação também fora do “set terapêutico”, partilhando com alguém em quem confie.
  •  Mudá-los: quer dizer, o terapeuta ajuda o paciente no processo de substituição dos sentimentos negativos por sentimentos positivos!

Duas são as maneiras mais práticas de ajudar a quem quer mudar os  sentimentos/pensamentos negativos para pensamentos positivos e aumentar a resiliência. Essas maneiras são a descontrução das  crenças irracionais e a utilização de técnicas de reestruturação mental / cognitiva.

Mas não é apenas isso e muito vou comentar em textos futuros. Por enquanto, quero encerrar esse artigo dizendo que além da prevalência de sentimentos/pensamentos positivos sobre sentimentos/pensamentos negativos, a psicoterapia baseada na Psicologia Positiva deve focar também os seguintes itens:
  • A capacidade de perdoar como forma de diminuição da dor.
  • O foco no presente, isto é, ajudar o paciente a não ficar preso no passado mas sim viver o presente.
  • Reforçar a esperança por um futuro cada vez melhor e para isso, o otimismo é fundamental.
  •  Identificar o sentido da vida”.

Assim, com esses “novos ventos psicológicos”, podemos contribuir muito para que as pessoas com quem lidamos possam por em prática os princípios do A, E, I; O; U da Felicidade, que são Autonomia, Energia Psíquica/ Entusiasmo, Interindependência, Otimismo e Usufruir da vida, tansformando fraquezas em forças e surpreendendo positivamente no âmbito dos relacionamentos interpessoais.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário