A FINALIDADE DA PSICOTERAPIA É ENTENDER O QUE ESTÁ OCORRENDO COM O PACIENTE, PARA AJUDÁ-LO A VIVER MELHOR, SEM SOFRIMENTOS EMOCIONAIS, AFETIVOS OU MENTAIS. NESTE BLOG, HÁ DIVERSOS ARTIGOS SOBRE A PSICOTERAPIA - PARA QUE SERVE E POR QUE TODOS DEVERIAM FAZÊ-LA. NESSES ARTIGOS, VOCÊ VAI LER SOBRE A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

VOCÊ PRECISA DE PSICOTERAPIA?

Problemas na vida são inevitáveis e muitos desses problemas nos afetam severamente, a ponto de ser necessário iniciar um processo psicoterapêutico. Diversas pesquisas mostram que a psicoterapia é eficaz no tratamento de muitos tipos de problemas psicológicos, além de ensinar habilidades que deixam as pessoas com novas estratégias para lidarem mais eficazmente com esses problemas, se surgirem novamente no futuro.
As pessoas, com uma ampla gama de problemas - da depressão à luta conjugal, de fobias simples como o medo de voar ao pânico total - podem se beneficiar em muito com a psicoterapia. Nesse artigo, quero apresentar as razões mais comuns que levam uma pessoa a procurar a terapia:
  • Angústia Emocional Significativa ou Crônica: A maioria das pessoas que procuram psicoterapia o fazem para aliviar uma dor emocional ou angústia. Experimentar dor emocional é parte de ser humano, mas, por vezes, esta aflição é grave ou de longa data, e pode prejudicar a sua vida diária. A psicoterapia, então, é um método muito apropriado para sanar essa angústia - tristeza, ansiedade, medos, etc. - que seja persistente e preocupante.
  • Problemas de relacionamento: Muitas vezes, o sofrimento emocional ou psicológico advém de dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Essas relações problemáticas podem ser com o marido ou esposa, com pai ou mãe, filhos, colegas de trabalho ou amigos. Ao fazer psicoterapia, você poderá compreender a raiz do problema e aprender as ferramentas que lhe trarão uma significativa melhora em suas relações humanas.
  • Aquisição de Competências: Alguns sofrimentos emocionais ou problemas de relacionamento estão associados à falta de uma habilidade particular. Tais problemas podem incluir timidez excessiva, má comunicação, falta de assertividade ou um fraco controle da raiva. A psicoterapia ajuda as pessoas a adquirirem ou melhorem essas habilidades. Nesses casos, o tratamento se concentra em ensinar as pessoas a serem capazes de fazer o que precisam para se sentirem melhores e mais capazes.
  • Problemas Sexuais: Insatisfação sexual e disfunção sexual são problemas comuns que podem ser embaraçosos para falar. A boa novidade sobre isso é que, ao longo das últimas décadas, os psicoterapeutas fizeram progressos substanciais quando se trata de ajudar as pessoas a obterem prazer e satisfação em seus funcionamentos sexuais.
  • Perda Recente: É próprio do ser humano, apegar-se “poderosamente” a outras pessoas. O processo de adaptação à interrupções dessas relações caracterizadas pelo apego (morte ou separação), frequentemente traz muita dor emocional. A psicoterapia pode ajudá-lo a lidar com a perda – elaborando o luto.
  • Vítima de Trauma ou Abuso: Ser vítima de abuso físico ou sexual, ou outra forma de violência - como estar em um acidente de carro - pode diminuir a sua capacidade de lidar com as lembranças desses fatos e deixar cicatrizes que prejudicam a sua capacidade de viver uma vida normal. A psicoterapia pode ser, para você, um ambiente confidencial para discutir esses traumas que fazem a pessoa inquieta e insegura. Ao se concentrar na cura da ferida causada pelo trauma, a psicoterapia pode ajudá-lo a avançar com sua vida.
  • Casos Clínicos Tratados pela Psiquiatria: Há pacientes portadores de certos distúrbios ou condições mais graves, que se beneficiam de terapêuticas que mesclam psicoterapia e outras formas de tratamento, tais como medicação. Por exemplo, pesquisas mostram que indivíduos com depressão maior ou transtorno bipolar em muito se beneficiam de uma combinação de psicoterapia e medicação. Um tipo de tratamento sem o outro pode produzir resultados inadequados.
  • Crescimento Pessoal / Autodesenvolvimento: Embora você possa não ter condições clínicas ou sintomas, a psicoterapia pode ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo e sobre as outras pessoas, além de ensinar-lhe como controlar sua vida de forma mais eficaz. Ela pode ajudá-lo a superar os obstáculos que o impedem de alcançar seus objetivos e se tornar a pessoa que você quer ser.

Na próxima vez que você se sentir ansioso, deprimido ou precisar de ajuda para lidar com momentos difíceis ou situações dramáticas, considere tratar-se com psicoterapia. Sei que algumas pessoas se perguntam por que eles não podem apenas falar sobre seus problemas com os membros da família ou com seus amigos. Bem, quero dizer que os psicólogos são, de fato, uma melhor alternativa pois oferecem mais do que essas pessoas podem oferecer quando se trata de escutá-lo. Nós, psicólogos, temos anos de estudos, treinamento e experiência quando a questão é ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas.
Se você, ou alguém que você conhece, está pronto e desejoso para começar a seguir um caminho a favor de uma vida com melhor saúde e pleno de autoconhecimento, considere a psicoterapia - é mais do que uma correção rápida com poder de permanência.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário