ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

CORONAVÍRUS: ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É LEGAL MAS É NECESSÁRIO


Como manter sua saúde psicoemocional durante o isolamento social.

Para muitos seguidores, aposto que os últimos dias tem sido meio bizarras e caóticas! Fechamento de escolas, parques, serviços públicos e tantas coisas mais, prateleiras de supermercados vazias, não encontrar álcool gel, ter que manter distância de amigos e familiares e assim por diante. É um momento difícil e parece que está apenas começando.

Você segue as orientações para o combate ao coronavírus e e está em casa...  com crianças superativas e barulhentas? Tentando se concentrar durante uma reunião "virtual"? frustrado porque não tem sintomas mas tem que isolar-se?

As medidas de distanciamento social e autoisolamento como parte do combate ao COVID-19 são, de certa forma, irritantes – simples assim!. São perturbadoras, estressantes e frustrantes. Por que devemos fazer isso?

Para a maioria de nós (espero), essa doença será leve (80% de fato), mas é imprescindível seguir as medidas sanitárias. Sinta-se reconhecido, comprometido com a coletividade e elogiado se você está se distanciando socialmente ou isolando-se, pois sua decisão protege aqueles que são mais vulneráveis ​​que você. Talvez sejam seus pais idosos ou vizinhos, talvez seja um amigo ou algum familiar com menor condição imunológica. Mesmo que você não conheça ninguém em risco, está fazendo uma coisa incrível: protegendo aqueles que são mais vulneráveis ​apesar da considerável frustração e aborrecimento que pode estar sentindo. Sempre lembre-se do por que está fazendo isso: porque você é um ser humano compassivo e consciente que decidiu se preocupar com outros seres humanos, os quais, sem escolha própria, correm muito risco.

Também existem evidências científicas muito boas de que o distanciamento social causa um enorme impacto nas taxas de transmissão e mortalidade do COVID-19. Uma significativa (senão a maioria) das transmissões ocorrem antes que as pessoas tenham sintomas. O distanciamento social trabalha para "achatar a curva" ou, em outras palavras, para retardar a transmissão da doença, para que o sistema de saúde não fique sobrecarregado. Isso salva vidas, pois os pacientes poderão assim receber o tratamento de que precisam, logo, com maior probabilidade de sobreviver à doença. Então, sendo repetitivo, se você está fazendo um distanciamento social ou um autoisolamento, parabéns, pois sua atitude protege a saúde de seus entes queridos e de sua comunidade. Precisamos de um esforço social global para contra-atacar esta doença.

Mas os seres humanos são criaturas sociais e estar isolado pode ser difícil para o seu bem-estar mental. Por conta disso, e no afã de contribuir com todos nesse momento, sugiro algumas coisas que você pode fazer para manter seu bem-estar psicoemocional ao seguir as recomendações contra o COVID-19.

Crie uma rotina: Faça uma programação diária e tente seguí-la. Evite dormir demais, pelo contrário, levante-se como faz regularmente. Tire um tempo para tomar banho e se vestir. Faça uma pausa regular para o almoço. Inclua alguma atividade física, talvez ir ao ar livre ou seguir um treino online.

Encontre um senso de propósito: Se você estiver trabalhando em casa, tente manter os prazos e as tarefas que normalmente pode executar - a mesma coisa para os estudantes de todos os graus. Defina, para si mesmo, outras atividades além das que faz regularmente. Limpe um armário. Envie uma mensagem para um amigo. Apoie amigos ou vizinhos que se isolaram, oferecendo ajuda ou um bolo para eles, se prá você isso não oferecer risco de contágio.

Mantenha-se conectado com os outros: Distanciamento social, de fato, significa distanciamento físico. Temos muita sorte de viver num mundo onde podemos permanecer conectados via tecnologia. Converse com os seus amigos pela internet. Deixe seus filhos jogarem videogame online com os amigos. Envie uma mensagem para seus amigos e familiares. Participe de algum grupo do Facebook não relacionado ao COVID-19.

Limite informações sobre o coronavírus: Nossos cérebros de “homens das cavernas” geralmente querem mais informações, dizendo que, se conseguirmos informações suficientes, podemos “resolver” esse problema e nos sentir menos ansiosos. Mas, é claro, a maior parte do controle do COVID-19 não está exclusivamente conosco. Podemos lavar as mãos, mas não controlamos se nosso sistema imunológico pode combater efetivamente o COVID-19. Tente se libertar pensando em algo que não seja o vírus. Assista a uma maratona de Guerra nas Estrelas ou uma discussão filosófica na televisão ou mesmo faça um curso online. Assista a um novo programa de culinária. Experimente o sudoku. Aprenda a fazer tricô ou um novo idioma. Ou seja, dê à sua mente algo a mais para pensar além do Coronavírus, dando uma pausa "mental" ao estresse.

Verifique se você está demandando muito de seu lobo frontal: Vou explicar... Devido ao estresse contínuo, nossas mentes de "homens das cavernas" estão "pegando fogo" e a maioria de nós está tendo níveis mais altos de ansiedade. O lobo frontal (no cérebro) é capaz de controlar nosso comportamento, mas é como uma bateria e, à medida que a usamos durante o dia, a bateria é descarregada. Certifique-se de incluir atividades no seu dia que “recarreguem” sua bateria do lobo frontal. Atividades que fazem você se sentir mais ativo, energizado, determinado, realizado, engajado ou que o faz sorrir. Assista ao seu filme favorito, ligue ou envie uma mensagem para um bom amigo e ria, medite, tome um banho, aconchegue-se com seu “pet”. 
Continue sua psicoterapia ou inicie uma: A psicoterapia ajuda, sobremaneira, as pessoas com questões emocionais, psicossomatizações, insegurança, depressão, transições de vida, dificuldades de relacionamento, luto, separações, dificuldades profissionais e muitos outros transtornos psicológicos, oferecendo abordagens construtivas, conexão com o inconsciente e novas ferramentas para lidar com os problemas. Se você faz terapia, não a interrompa! Dê continuidade através dos recursos tecnológicos como Skype, Whatsapp, Face Time e outros. Se ainda não faz, esse momento de isolamento pode ser providencial para iniciar um processo de crescimento pessoal e autoconhecimento, ou mesmo para tratar de algum outro problema com o qual você ainda não se dispos a abordar. Pense nisso, psicoterapia é bom para todos.

Lembre-se de que você não está sozinho: Se você está distanciado ou isolado socialmente, pode parecer algo chato. Milhões de anos de evolução moldaram os humanos a sentirem-se angustiados quando estão sozinhos - confinamento solitário parece punição. Mas o isolamento social é uma resposta global e todos no planeta estão trabalhando em direção ao mesmo objetivo. Suas ações estão contribuindo para o bem-estar da sua comunidade, cidade, país e mundo. É um ato maravilhoso e compassivo que você está fazendo para apoiar os outros. E muitos outros estão fazendo a mesma coisa por você.

Espero que tenha gostado desse artigo e que ele lhe ajude a superar esse difícil momento.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Atendimento presencial e online.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana com estacionamento no local. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637 ou pelo Whatzapp 11.98199-5612

Nenhum comentário:

Postar um comentário