ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

CARTA PRÁ QUEM TEM MEDO

Caro amigo(a),

Você me diz que não vai tomar nenhuma iniciativa porque tem medo. Que essa sensação paralisa você. Talvez um dia, quem sabe, quando não se sentir mais tão assustado...

Estou me lembrando de um texto do Millôr Fernandes que talvez possa ajudar. Chama-se Liberdade. Limitações. Ali ele escreveu: “É fundamental aprender a conviver com o medo, perder o mais cedo possível a esperança de nos livrarmos dele”. Guimarães Rosa disse com sabedoria: “A cada dia, a cada hora, o homem aprende uma espécie nova de medo”.

É, amigo(a), vivemos com o medo físico, o medo econômico, o medo metafísico diante da própria ameaça existencial, o que faz de nossos dias uma caminhada irreversível para a doença, para a velhice e para a morte: para o desastre. Mas o que temos que perceber é que o medo é a mais fiel de nossas qualidades, o nosso definitivo companheiro. Mesmo no silêncio e no escuro - ou sobretudo aí - ele não nos deixa. Quando o lugar é terrível, a situação desesperadora, as forças nos abandonam, a coragem nos deixa, o medo fica e cresce. Segue-nos como uma sombra e, inúmeras vezes, se confunde com ela. Nasce conosco e se nos mata, mata conosco.

Como vê, amigo(a), não tem jeito, você vai ter que levar este medo na sua bagagem pessoal e tentar avançar mesmo assim, já que não dá para excluí-lo das nossas vidas. Tem gente que acredita que isto é possível: tem tanto medo que acaba prisioneiro dele.

O que talvez possa mudar é a forma de sua relação, e a psicoterapia pode ajudá-lo(a) nisso. Ao invés de você ser um medo ambulante, deve passar a ser o dono dele, incluindo-o no seu dia-a-dia, sem impedí-lo de viver.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário