ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

“COACHING PSICOTERAPÊUTICO” E O DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA

Por Paulo Cesar T. Ribeiro

Certamente você conhece o processo de "coaching"/Aconselhamento de Carreira e até mesmo pode ter sido cliente de algum especialista nesta área, na tentativa de alavancar a sua carreira profissional. Mas será que uma alavancagem nessa área depende apenas das orientações técnicas e/ou acompanhamento do seu "coach" na forma convencional que o mercado pratica? Isto é, do ponto de vista psicológico, não haveira algo que tembém dificulta significativamente o cescimento profissional? Assim como as pessoas adoecem e apresentam sintomas psicossomáticos, saiba que também os comportamentos ligados à profissão são alvos de questões psicológicas íntimas e profundas que, muitas vezes, funcionam como uma verdadeira auto-sabotagem profissional.

O “coaching psicoterapêutico” é uma excelente alternativa para a compreensão e solução de alguns dos seus problemas no trabalho, e muitos profissionais o utilizam para melhorar o seu desempenho. É, de fato, uma boa oportunidade para você refletir sobre o momento profissional, especialmente se você estiver percebendo que:

· as “coisas no trabalho” não estão indo (ou nunca foram) tão bem quanto se esperava ou imaginava que fosse;
· a sua performance já não corresponde às expectativas dos chefes ou dos clientes;
· você tem freqüentes conflitos com as outras pessoas;
· o seu conhecimento técnico, antes elogiado, está distante do que poderia ser chamado de “conhecimento de ponta”;
· ao olhar-se no espelho, você levou um “choque de consciência” - de que o profissional que se imaginava ser está bem distante daquele que existe no momento presente.

Quando as coisas não vão bem, infelizmente é comum a pessoa se colocar como vítima, sentir pena de si mesmo, negar a realidade e se iludir. Pior é quando essa pessoa se esforça pelo que não quer e não luta pelo que quer!! Tem medo do fracasso mas vive se boicotando!! E tudo isso, sem ter consciência do que está fazendo.

O profissional que não está bem vive uma desconfortável descoberta de uma imagem de si mesmo que não conhecia. Torna-se inseguro e perplexo frente à sua real condição, sem que saiba como reconquistar o seu status entre os colegas ou no mercado de trabalho. Esse é o sinal de que deve buscar ajuda de um “coach-psicoterapeuta” capaz de fazer uma leitura não só dos seus aspectos e interesses profissionais como também das demais dimensões da sua vida pessoal - daí a importância dele ser um psicólogo experiente na clínica psicológica e nos processos organizacionais.

A um custo bastante acessível (para empresas e profissionais), o “coaching psicoterapêutico” segue os padrões de uma psicoterapia normal mas mantém o foco na queixa principal que são as dificuldades profissionais. É um suporte psicoterapêutico para o papel profissional, para o auto-gerenciamento de carreira, com um enfoque clínico-organizacional. Trata fundamentalmente do quanto o sujeito responsabiliza-se por aquilo que deseja, pagando o preço de suas escolhas. Num exemplo simples, se o cliente perceber-se carente de aprimoramento profissional, ele buscará a solução não porque lhe disseram, mas sim porque aprendeu a perceber-se com realismo. Durante o processo, a pessoa é estimulada a confrontar as situações da vida da forma como elas verdadeiramente são: sem fantasiar, sem “tirar os pés do chão”, e buscando as soluções que dependam do próprio esforço e da própria capacidade profissional e pessoal. Enfim, o “coaching terapêutico” foca o valor real do profissional (às vezes alguns se desvalorizam absurdamente, em outras, o sujeito se dá um valor irreal), para que, a partir da tomada de consciência, ele torne-se motivado e produtivo usando aquilo que, de fato, é capaz de fazer.

Contate-nos e obtenha mais informações a respeito!

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário