ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

REFLEXÕES A RESPEITO DA PRÁTICA DA PSICOLOGIA BUDISTA

Com certeza, é normal que a terapia busque as raízes para entender o momento do paciente e isso significa que, descobrindo o “conflito nuclear” e que faz a pessoa ser como é (ou que a impede de ser como poderia ser), repentinamente esse paciente tenha a sua cura encaminhada. Contudo, para a maioria das pessoas não é assim tão simples já que após esclarecer as dificuldades que lhe impede de ser quem é realmente, esse paciente ainda tem que decidir o que fazer com essas dificuldades.

Como psicoterapeuta, ví que não preciso ir tão fundo tdo o tempo como um “arqueólogo”. Basta esperar (não num sentido despegado mas sim, tal como na forma - não apegada - que ocorre quando meditamos); assim, a prática de escutar os pacientes vai se tornando cada vez melhor. Isso não tem nada a ver com não responder ao paciente, ou não ser eu mesmo quando trabalho, ou mesmo que não me importe ou ainda que eu não faça nenhuma investigação psicológica. Mas ao não ter uma intenção pessoal nas minhas interações terapêuticas, ao colocar-me sob controle, o processo psicoterapêutico fica mais produtivo pois dessa forma deixo todo o espaço para o que, a partir do paciente, se manifesta por si mesmo. Na verdade, aqui entre nós, desenterrar o passado é apenas um prelúdio para entrar no mistério do presente, sendo esta uma das áreas do saber humano onde o espiritual se encontra com o psicológico.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário