ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

SAÚDE MENTAL / PSICOLÓGICA – PSICOTERAPIA OU COACHING DE VIDA?

Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Qualquer pessoa pode precisar de um apoio ao lidar com os desafios da vida e uma maneira de obtê-lo é conversando com um profissional especializado. Você sabia que falar sobre seus sentimentos e pensamentos tem efeito terapêutico em seu cérebro? Ou seja, conversar sobre suas preocupações (mesmo aquelas pouco importantes), particularmente com alguém treinado para ajudá-lo, é uma excelente medida para o seu bem-estar.

Digamos que você decidiu dar um mergulho em si mesmo e para isso quer um suporte, seja para sua melhoria pessoal ou para resolver uma questão específica. Você deve procurar um psicoterapeuta ou um coach de vida? Então é importante, antes de tudo, entender como os dois diferem.

Os psicoterapeutas são psicólogos (alguns são médicos) graduados pelo ensino universitário e uma boa parte deles possui diferentes graus de especialização, mestrado ou doutorado. São profissionais licenciados por lei para o exercício da profissão, e estão obrigados a cumprir as normas determinadas pelo Conselho Federal de Psicologia e pelos Conselhos Estaduais, bem como um rigoroso código de ética. Na psicoterapia, esses profissionais se concentram no médio e longo prazo e trabalham com o objetivo de entender os pensamentos, modos, personalidade, experiências passadas, educação familiar e comportamentos de seu cliente para assim, leva-lo a uma condição de equilíbrio e força na solução de seus problemas. O psicoterapeuta atua, também, no curto prazo, quando faz o aconselhamento psicológico. Além das orientações pertinentes ao trabalho psicológico e à busca de objetivos pessoais e profissionais, os psicólogos, além da natural motivação e foco na cura, oferecem apoio emocional e trabalham para criar autoconfiança e melhor autoestima em seus clientes.

Os coaches de vida obtém seus conhecimentos em treinamentos de curto prazo (alguns em médio prazo) e ainda não é uma profissão regulamentada. Por esse motivo, ao contrário dos psicoterapeutas, não há requisitos de diploma e não existe o Conselho de classe como órgão normatizador da profissão. Os coaches de vida têm como objetivo motivar seus clientes, dar orientações sobre como atingir determinados objetivos, quase sempre ligados a questões profissionais.

Uma grande diferença entre o coaching de vida e a psicoterapia, em minha opinião, é que a teoria que fundamenta e guia o meu trabalho como psicoterapeuta pode explicar como o coaching de vida funciona enquanto as teorias que orientam os coaches não podem fazer o mesmo em relação à psicoterapia. Entretanto, o que mais importa é que as pessoas recebam ajuda em seus esforços para crescer, dominar seus problemas e se tornarem mais eficazes em suas vidas, afinal, qualquer pessoa pode e deve abrir-se à busca de apoio profissional quando se trata de sua própria vida.

Tanto a psicoterapia como o coaching de vida podem ajudá-lo a ser mais feliz, mentalmente saudável e melhorar sua vida. Leia abaixo algumas aplicações dessas práticas.

A psicoterapia pode ajudá-lo a lidar com as emoções de problemas ou estressores, sejam  dramaticamente alteradores da qualidade de vida ou não. Ela é bem conhecida por suas técnicas de resolução de problemas e sua reputação como ferramenta para superar a ansiedade, a depressão e o vício. É também uma maneira de estabelecer um melhor bem-estar emocional em sua vida diária. A psicoterapia pode ser um laboratório interpessoal pois atua sobre a cognição, emoção e relacionamentos interpessoais de uma forma que ajuda você a gerenciar suas emoções e aprender a ver-se em uma perspectiva diferente. Em outras palavras, você não precisa passar por um grande evento de vida ou trauma para se beneficiar da psicoterapia. Conversar com um psicólogo permite que você perceba como você é percebido por outras pessoas, ajuda você a obter feedback sobre o que você está sentindo e oferece uma visão sobre como essas emoções estão afetando sua vida cotidiana.

Os coaches da vida podem mantê-lo responsável por seus objetivos. Esse é um ponto em comum com a psicoterapia. Se você deseja perder peso ou fazer uma mudança de carreira significativa, conversar com um coach de vida pode ajudá-lo a superar os bloqueios mentais que você enfrenta em qualquer desafio. Ter alguém para responder também o responsabilizará por seu progresso.

Sinto que vivemos em uma sociedade onde todos pensam que precisam fazer as coisas sozinhos, porém eu acho que somos melhores juntos. Eu acredito que o principal benefício em procurar alguém é que ele lhe traz um enorme apoio e cria responsabilidade quando se trata de alcançar seus objetivos. E há ciência para apoiar essa noção. Sabe-se que o apoio social pode ajudar a construir a resiliência contra o estresse, uma ferramenta útil se você está tentando fazer uma mudança de vida significativa.

Falar com alguém pode ajudá-lo a encontrar o propósito. Quando você fala com um profissional, seja coach de vida ou psicoterapeuta, você está abrindo-se aos seus sonhos. Isso permite que você trabalhe em direção a um objetivo, o que pode trazer confiança, paz de espírito e, em última análise, mais significado para a vida. Isso realmente funciona para pessoas que buscam mais significado em suas vidas, pessoal e profissionalmente... especialmente quando você se sente esgotado na vida.

Um profissional pode ajudá-lo a dissecar um problema e então ajudá-lo a descobrir como resolvê-lo. Assim como um coach de vida pode ajudá-lo a formular um plano para fazer uma mudança significativa em algum aspecto de sua vida, a psicoterapia pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia para lidar com as dificuldades atuais e com os transtornos psicológicos, caso existam. Conversar com um profissional especializado permite que você olhe para qualquer caminho a partir de um novo ângulo. Poderá assim, ver o problema sem se sentir ansioso ou triste, pois a psicoterapia irá contribuir para contextualizar o problema de forma clara e precisa.

Não se aprisione em função de qualquer estigma, do tipo, “pessoas normais não precisam de apoio emocional". Todos, em algum momento, precisarão de apoio, mesmo não sendo severamente atingido por problemas mentais ou emocionais. Ao contar com ajuda especializada, você enfrentará melhor as situações difíceis na vida e será uma pessoa mais forte.

Espero que o artigo seja útil a você. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo - acesse-o! Para ver todo o conteúdo, use um computador ou, se usar um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Também no Blog, na coluna do lado direito, há o campo “SIGA-ME POR EMAIL”. Basta escrever o seu para receber gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Realiza Coaching Psicoterapêutico para desenvolvimento de carreiras.

Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados.

Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologoemsp.psc.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário