ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

VICIADO EM REDES SOCIAIS? ISSO SÓ SERVE AO EGO!

Compartilhe esse artigo com seus amigos e amigas!

Antes de tudo, gostaria de esclarecer que a expressão "viciado(a) em redes sociais" é algo novo, porém explica um comportamento comum a outras formas de adição. Formam um grupo de pessoas que também se comportam de forma parecida. Esse é um vício que abrange pessoas em qualquer faixa etária, mas que tem, como em muitos outros quadros de hábitos compulsivos, os adolescentes no grupo de risco.

Meus amigos e amigas, uma coisa que poucas pessoas tem consciência é que a obsessão ou vício de usar as redes sociais pode estar ligado ao narcisismo e à baixa autoestima. É sobre isso que eu gostaria de comentar nesse rápido artigo.

Todo mundo sabe que a maior parte das pessoas que usam a internet também são usuários das redes sociais. Para a grande maioria, isso é apenas uma maneira de se manter conectado, fazer amizades, atualizar assuntos entre amigos e família e, por isso, além de alguns dramas on-line ocasionais, não há nenhum problema com seu uso. Para outras pessoas, no entanto, essas mídias sociais se tornaram um vício que interfere e trás prejuízos às suas vidas diárias. Esse contingente de pessoas realmente é muito grande. Você faz parte desse grupo?

Se você respondeu afirmativamente à pergunta acima, saiba então que há uma relação íntima entre o vício de redes sociais, narcisismo e autoestima. Numa grande amostra de quase 25 mil pessoas, pesquisadores descobriram que o vício em redes sociais está vinculado aos níveis mais altos de narcisismo e de sentimentos de baixa autoestima (menosvalia).

O vício em mídia social está vinculado, desde há muito tempo, a pessoas cujas personalidades tendem, a longo prazo, a um estado emocional negativo. Em consequência desse estado emocional, acabam inclinadas a sofrerem de depressão. Essas pessoas frequentemente sentem culpa, inveja, raiva e ansiedade, geralmente possuem pouca consciência sobre si mesmas e manifestam comportamentos de soberba e superioridade - talvez na tentativa de compensar o autoconceito negativo que fazem de si mesmas. Assim, as redes sociais acabam servindo de espaço social ideal para todos que precisam (e gostam) de atividades que estimulam o ego, afinal, trata-se de um tipo de mídia que permite que os indivíduos reforcem seus egos com base em feedbacks instantâneos de um número potencialmente grande de outros indivíduos. Além disso, a falta de interação "cara-a-cara" pode ser um atraente refúgio (e recurso) para as pessoas com baixa autoestima.

Atenção, não quero dizer que haja algo de errado em obter um estímulo para seus egos através de suas fotos, tweets engraçados e comentários diversos; mas se você perceber que está ficando ansioso por esses elogios e boas respostas com muita frequência, talvez seja hora de parar e avaliar o quanto você está usando as redes sociais para encobrir um problema mais sério - uma dificuldade de relacionamento, um medo social ou mesmo a falta de felicidade em sua vida. O narcisismo está presente em nossas vidas e manifesta-se em autovalorizações, vaidades, orgulhos, etc. Espera-se que haja uma "pequena dose" disso em todos nós mas tudo em excesso é sinal de algo que não está bem. Percebeu que você não fica sem os elogios, ou sem postar algo que o valoriza a mais do que o que você realmente é, inventa situações para se sentir melhor que os outros? Essa é uma condição patológica e merece ser tratada.

Pense nisso! Não deixe a situação se agravar. Se necessário, consulte um psicólogo / psicoterapeuta (cuidado, há várias pessoas chamadas de "terapeutas" mas que não são psicólogos).

Espero que o artigo seja útil a você. Há vários outros artigos neste Blog do Psicólogo que podem ser interessantes para o seu momento de vida! Veja na coluna do lado direito, o campo “SIGA-ME POR EMAIL”. Basta escrever o seu para receber gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Realiza Coaching Psicoterapêutico para desenvolvimento de carreiras.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário