ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

VOCÊ ACEITA CRÍTICAS?


Você é uma dessas pessoas que que não aceitam a verdade quando é falada por outra pessoa? Então vamos refletir a respeito disso!

Todo mundo conhece alguém que tem muita dificuldade em aceitar e ouvir a opinião alheia. Mesmo conselhos bem intencionados não são fáceis de ouvir, especialmente se não forem solicitados. Tudo o que se ouve são críticas consideradas negativas. Pode ser um colega de trabalho dando alguns conselhos amigáveis ​​sobre como fazer uma tarefa melhor na próxima vez, ou mesmo um amigo que quer dizer algo que será útil para a pessoa, embora seja doloroso ouvir, ou mesmo um membro da família tentando resolver um desentendimento qualquer. Tudo é visto como crítica, oposição ou acusação.

Bem, a verdade é que até podemos gostar de pensar que aceitamos facilmente as críticas, mas, na verdade, a maioria de nós não é tão bom nesse quesito. Muitas vezes, quando ouvimos o que nos parece ser uma crítica, nossas defesas aumentam imediatamente. Nós miramos e rebatemos as críticas para bem longe, além do limite, e simultaneamente (e inconscientemente), revemos os nossos próprios mecanismos de defesa do tipo culpar outras pessoas, fazer piadas, ficar com raiva, ficar indignado e todas as outras maneiras de se evitar ouvir o que está sendo dito. Como é um processo inconsciente, é claro que não sabemos o que estamos fazendo, todavia, estamos literalmente nos defendendo da verdade que está sendo manifestada sobre nós mesmos.

Pode ser mais fácil ver isso acontecendo em outras pessoas, quando somos “expectadores”, pois estão além de nós mesmos. Há pessoas que são espinhosas e difíceis de se aproximar, há alguns que rapidamente ficam perturbados com a sugestão de desafio, e tem outros tão escorregadios que falar com eles é como correr atrás de um sabonete ao redor da banheira.

Imagino que você esteja até reconhecendo um pouco de si próprio nessas descrições. Às vezes as defesas são úteis pois há momentos e lugares em que devemos evitar um desafio ou uma contenda. O problema surge quando não sabemos que estamos usando essas estratégias defensivas – são essas as pessoas que não aguentam a verdade.

Será que não é possível mudar de atitude? Quando você for confrontado com novas informações que desafiam a sua posição, é claro que vale sempre a pena ouvir e tentar descobrir se há alguma verdade por trás disso! O fato é que (verdade seja dita), as pessoas não se conhecem tão bem quanto pensam. Da próxima vez, em vez de reagir negativa, agressiva e imediatamente às críticas, pergunte a si mesmo: há algo nisso que pode ser útil para mim?

Se puder fazer isso, você estará sempre aberto à mudanças. E quando alguém está aberto para mudar, cresce constantemente como pessoa, tornando-se mais sábio e mais capaz de navegar pelo mundo e em seus relacionamentos.

Concluindo, gostaria de dizer que o primeiro passo é parar na próxima vez que você tiver uma experiência como essa, manter a calma, segurar o ímpeto de reagir e perguntar a si mesmo se existe alguma verdade nisso, mesmo que seja apenas um pouquinho. Aprenda a ouvir, classifique as informações úteis e deixe essas informações úteis “entrarem em sua mente”. Por mais dolorosa que a verdade possa ser a curto prazo, os benefícios de conhecer melhor a si mesmo se fantásticos e duradouros.

Acesse meus conteúdos nesses locais:

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

  • Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.
  • Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana, budista e diversas pós-graduações como Sexualidade Humana, Psicologia Clínica e Autismo.
  • Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
  • Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana em São Paulo, SP.
  • Atendimentos (presenciais e por internet) de segunda-feira a sexta-feira.
  • Marcação de consultas pelo tel./whatsapp 11.94111-3637

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário