ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

DEPRESSÃO: ASPECTOS INTERESSANTES DE UMA CONDIÇÃO MAL COMPREENDIDA


Gostaria de apresentar, nesse artigo, alguns aspectos interessantes sobre a depressão, uma condição muito comum porém ainda muito mal compreendida. Sabe-se que a depressão é considerada “a doença do século” porém observa-se, ainda, um preconceito muito grande para com as pessoas deprimidas. Aqueles que estão nessa situação, ou seja, os depressivos, se sentem impotentes, sem esperança, sem valor e acreditam que suas vidas estão fora de controle.
A depressão é algo relativamente fácil para ser diagnosticada, mas é muito difícil de tratar. É uma condição muito mais complexa do que muitos imaginam - é bem mais do que "ficar triste" o tempo todo ou pensar que a vida não tem sentido. Vamos ver, abaixo, alguns aspectos importantes sobre a depressão e que dão uma luz sobre uma circunstância complexa e, ao mesmo tempo, muito comum.
A pessoa deprimida não costuma ter nenhuma meta específica. As pessoas que estão deprimidas tendem a generalizar e abstrair excessivamente - "É tudo a mesma coisa para mim, eu não me importo ...". É por isso essas pessoas tendem a traças metas mais gerais e comuns do que as pessoas que não estão deprimidas. Por exemplo, pessoas deprimidas podem dizer a si mesmas: “Eu quero ser feliz”, mas isso não dá nenhuma indicação sobre como isso será alcançado. As pessoas não deprimidas, por outro lado, são mais propensas a ter objetivos específicos como: "Vou manter contato com minha família telefonando para eles uma vez por semana". Como eles são precisos, é mais provável que atinjam suas metas específicas do que metas gerais e comuns.
A pessoa deprimida costuma ficar “ruminando” sobre vários assuntos depressivos. Um sintoma importante da depressão é a “ruminação”, isto é, quando os pensamentos depressivos povoam, rondam e circulam pela mente. Infelizmente, não se pode simplesmente dizer a uma pessoa deprimida para deixar de pensar em coisas depressivas ou deixar de ter pensamentos depressivos - é inútil! Isso porque o tratamento dos sintomas da depressão é, em parte, estimular o autocontrole da atenção da pessoa. Um método que pode ajudar nesse sentido é a “Atenção Plena”. Mindfulness leva a pessoa a viver no momento presente, ao invés de se dirigir sua atenção a arrependimentos passados ​​ou preocupações futuras. Uma recente revisão vários estudos sobre mindfulness comprova seus benefícios no tratamento da depressão.
A pessoa deprimida costuma ter uma memória ruim. Um dos sintomas menos conhecidos da depressão é o seu efeito adverso na memória. Ao longo dos anos, estudos mostraram que pessoas que sofrem de depressão têm problemas com a memória declarativa, que é a memória de fatos específicos, como nomes ou lugares. Isso se deve, em parte, ao fato das pessoas com depressão estarem muito suscetíveis a perder a capacidade de diferenciação entre experiências semelhantes, o que também é uma outra faceta da tendência para generalizar demais. A depressão também confunde outros tipos de memória, incluindo a capacidade de recordar significados e de transitar no espaço físico.
A pessoa deprimida tem dificuldade para se lembrar dos “bons tempos”. Precisamente por causa das dificuldades de memória e do humor deprimido, pode ser difícil para as pessoas deprimidas se lembrarem dos bons momentos. Uma técnica que pode ajudar é tentar criar um "espaço de memória" emocional, algo como se fosse uma loja mental de lembranças felizes específicas para usar enquanto não se recupera da depressão.
A pessoa deprimida apresenta um Realismo Depressivo. Há evidências de que a maneira pela qual os deprimidos vêem o mundo é mais precisa do que os não-deprimidos - essa teoria é chamada de Realismo Depressivo. As pessoas não deprimidas tendem a ser um pouco otimistas demais: elas acham que tiveram um desempenho melhor nas tarefas do que realmente têm e prevêem um desempenho melhor do que realmente podem alcançar no futuro. As pessoas deprimidas, ao contrário, avaliam seu próprio desempenho com mais precisão e realismo, então, de certa forma, os deprimidos são mais realistas.
As pessoas deprimidas tem uma precisa percepção do tempo. Um estudo recente descobriu que pessoas deprimidas têm uma percepção de tempo mais precisa do que as não-deprimidas, e, explicando os resultados, pode-se dizer que os deprimidos são precisos ao estimar o tempo, enquanto as estimativas das pessoas não deprimidas são muito altas. Isso pode ocorrer porque pessoas com depressão leve concentram sua atenção no tempo e menos nas influências externas. A percepção precisa do tempo pode não ser um grande consolo para os deprimidos, mas sugere como a atenção é alocada na depressão e por que as pessoas deprimidas costumam dizer que o tempo parece se arrastar.
As pessoas deprimidas podem ser tratadas com exercícios. Está muito claro para a maioria de nós, que o exercício faz com que o paciente se sinta melhor por um curto período, mas será que isso pode também tratar a depressão a longo prazo? Uma nova revisão sobre material obtido após 26 anos de pesquisa descobriu que pode, sim! Esses estudos sugerem que o exercício físico não só faz com que as pessoas se sintam melhor no momento, mas também ajuda a impedir futuros episódios de depressão. Não é de se admirar que muitos profissionais da Saúde Mental tem prescrito exercícios no tratamento da depressão.
Pessoas deprimidas sentem a dor física com mais intensidade. As observações são de que, realmente, as pessoas que estão deprimidas também podem experimentar níveis mais intensos de dor física. São vários os estudos que mostram que os indivíduos induzidos a um estado depressivo tornam-se menos capazes de lidar com a dor. Quando as pessoas saudáveis ​​se entristecem com pensamentos negativos e música depressiva, seus cérebros processam a dor mais emocionalmente, o que os leva a achar a dor ainda mais desagradável.
O estilo de pensamento influencia no estado depressivo do paciente. As pessoas geralmente pensam que a depressão é causada, pelo menos em parte, por grandes e ruins eventos de vida. Isso é verdade, mas a depressão também refere-se ao modo como as pessoas reagem a esses eventos e, de fato, a estressores comuns e cotidianos. Está comprovado que pessoas que tiveram grandes reações emocionais a eventos relativamente pequenos tiveram maior probabilidade de ter sintomas depressivos quando foram acompanhados dez anos mais tarde. A importância do estilo de pensamento, além da genética e das circunstâncias, é respaldada por outro estudo recente, que descobriu que o modo como as pessoas pensam sobre seus problemas influenciam os níveis de depressão que vivenciam. Explicando: embora não possamos mudar o histórico familiar de uma pessoa ou suas experiências da vida, é possível ajudá-la a mudar a maneira como ela pensa e ensiná-la estratégias de enfrentamento positivas que podem atenuar e reduzir os níveis de estresse.
Espero que essa informações sejam úteis para você, esclarecendo mais alguns pontos a respeito da depressão. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) que podem ser interessantes para o seu momento de vida! CLIQUE AQUI para ler mais comentários sobre a depressão e seu tratamento!
Você pode me “seguir” pelo Blog, Um Instagram (paulocesarpsi) ou pelo Facebook (@psicologopaulocesar) e ler gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.
Compartilhe com seus amigos!
Um abraço,
Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637, pelo whatsapp 11.98199-5612 ou pelo email paulocesar@psicologopaulocesar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário