ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

ANSIEDADE DO VESTIBULAR - ARTIGO 2: COMO EVITAR O ESTRESSE

Esse é o segundo, de dois artigos sobre a Ansiedade do Vestibular.

A maioria dos estudantes que pretendem ingressar na faculdade, num momento ou outro, se sentirá estressado por causa do vestibular. Para esses jovens, é uma parte inevitável da vida estudantil que pode se transformar num osso duro de roer. Mas se o estresse existe é porque há um motivo e você pode decidir não deixar que ele seja o seu carrasco; pode inclusive usá-lo para melhorar seus estudos e desempenho nas provas.

Para combater o estresse, primeiro você precisa conhecer as razões por trás desse aumento de ansiedade. Assim, será possível escolher alguns métodos para reduzir essa pressão que está lhe prejudicando. Há algumas razões frequentes para esse tipo de ansiedade, tais como baixo nível de motivação, falta de preparação e planejamento, elevadas expectativas sobre você (por parte de outras pessoas) e a competição dos colegas.

A diferença entre um aluno que permite que o estresse o oprima e um outro que o usa para se motivar é o que eles fazem quando se vêem sem uma direção a seguir. O estudante mais maduro vai parar para refletir e escolher o caminho que o ajude a superar o impasse, e não apenas aguardar uma intuição ou uma “dica do universo” para encontrar a solução. Abaixo apresento algumas sugestões (algumas incomuns) sobre como você pode colocar esses sentimentos e pensamentos negativos de lado para, assim, se concentrar em seus objetivos de aprendizagem. Se você não estiver esperando uma intuição ou “dica do universo”, essas sugestões podem ser muito boas para você!

Ouça música clássica - Ouvir música cria um ambiente positivo e produtivo, melhorando seu humor e lhe encorajando a estudar de forma mais eficaz e por mais tempo. A música clássica é tida como o tipo de música ideal para aumentar o poder cerebral, mas as músicas “new age” e ambiental também podem funcionar. Há aplicativos que oferecem diversas listas de reprodução e você poderá encontrar facilmente o que funciona bem para você.

Faça uma caminhada rápida - Muitos estudantes passam todo o tempo antes do vestibular com os livros abertos e com a caneta na mão. No entanto, está comprovado que exercitar-se, como fazer uma caminhada, aumenta a memória e o poder cerebral.

A imagem abaixo apresenta os resultados de um estudo realizado na Universidade de Illinois, EUA, demonstrando claramente o efeito que o exercício físico tem  sobre a atividade do cérebro. Imagine como isso poderia melhorar o seu desempenho no vestibular!
Planeje a sua rotina de estudo - Isso pode não ser uma nova sugestão para você, mas o que é chocante é a quantidade de estudantes que não acreditam nos benefícios de se criar um plano de estudo pessoal. Com algum esforço inicial, você pode se tornar diariamente mais produtivo e motivado ao perceber o seu progresso de aprendizagem.

Adote um animal de estimação – Mas como os “pets” ajudam a combater o estresse consequente da ansiedade do vestibular? Saiba, então, que os animais de estimação também ajudam a se concentrar nos estudos, pois eles aliviam o estresse e a ansiedade. Isso acontece quando você cuida dele, alimentando-o, levando-o para caminhar, dando banho, etc. Só não recomendo levar o seu “pet” para a biblioteca da escola!

Durma bastante - Os benefícios de uma boa noite de sono nunca podem ser subestimados. Mais importante, o sono ajuda o seu cérebro a guardar novos conhecimentos em sua memória de longo prazo, os quais serão indiscutivelmente uteis nos dias dos exames vestibulares. Qualquer pessoa que tenha tentado se concentrar após uma noite mal dormida, pode testemunhar isso. O foco e a concentração melhoram sobremaneira quando se dorme bem.

Melhore sua vida com aplicativos para celular - Há inúmeros aplicativos para celular projetados para melhorar sua qualidade de vida. Se você quer se organizar melhor, melhorar a sua aritmética mental ou suas habilidades em inglês, há aplicativos para isso. Use a tecnologia a seu favor.

Medite e dê mais espaço para a sua mente - A meditação é uma das maneiras mais eficazes de fazer uma pausa e ver seu estresse sob uma perspectiva diferente. Praticar a meditação, comprovadamente, ajuda a pessoa a manter o foco, melhorando a saúde mental e física – “mens sana in corpore sano”.

Coma chocolate escuro e amargo – Não sou nutricionista mas sei que isso é 100% verdadeiro. Comer chocolate escuro e amargo com mais de 70% de cacau combate o hormônio do estresse (cortisol) e tem um efeito relaxante sobre todo o corpo. Além disso, o chocolate libera endorfinas que atuam como “remédio natural” contra o estresse.

Ponha tudo para fora - Às vezes você só precisa conversar com alguém ou gritar dentro do carro, no banheiro ou da janela de seu quarto. É sempre bom descobrir o que você está sentindo e depois liberar esse sentimento. Falar com um membro da família ou amigo pode ajudar também, é claro. Cada vez mais, adota-se a prática de ir ao psicólogo, já que a psicoterapia realça a autoimagem positiva, aumenta a autoconfiança e fortalece o estudante o suficiente para que ele supere o estresse causado pelas provas.

Não se distraia com redes sociais - Aposto que você nem percebe o número de vezes que você entra no facebook, instagram, snapchat ou qualquer outra rede, não é? Quando você entra na rede, isso equivale a um significativo desperdício de tempo. Pode ser difícil se distanciar de tudo o que não é estudo nessa fase de sua vida, mas manter o objetivo final e o prazo em mente facilitarão o processo.

Espero que tenha gostado desse artigo. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) - acesse-os! CLIQUE AQUI para ler perguntas e respostas sobre o consumo de drogasCompartilhe com seus amigos!

Um abraço,


Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637 ou pelo whatsapp 11.98199-5612

Nenhum comentário:

Postar um comentário