ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

ESTÁ FRUSTRADO? SAIBA COMO SUPERAR

Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Está frustrado?... isso ainda pode tirar muito de você pois não suga apenas a sua energia, mas também lhe distrai e pode roubar um bocado de seu tempo. Então, o que fazer?

Bem, você deve saber que, às vezes, uma frustração pode realmente ser algo positivo e lhe dar uma nova ideia, uma nova interpretação sobre as coisas ou mesmo paciência e força para continuar um pouco mais até alcançar seu objetivo. O problema é quando você começa a andar em círculos, pois daí a frustração lhe deixa confuso, com a mente nebulosa e o tempo passa sem mudanças significativas.

Saiba que há maneiras de transformar esse estado de espírito em algo melhor, mais útil e que fará você se sentir bem novamente.

Esteja aqui agora: Quando uma pessoa está frustrada geralmente foge para “algum lugar” dentro da própria mente, seja para um futuro que gostaria ou para o passado, revivendo um tropeço ou uma falha e se culpando por isso. O certo, nesse caso, é sair desses “espaços mentais” e acalmar-se focando a mente para prestar atenção no que é “aqui e agora”, a vida no presente, nesse momento. Vou lhe dar umas dicas sobre como fazer isso.

  • Sente-se, feche os olhos e apenas se concentre no ar que sai e entre em seus pulmões por uns  minutos. Concentre-se em sua respiração, mantendo-a calma e ligeiramente mais profunda do que o habitual; preferencialmente respire “pela barriga” e não com o peito. Concentre-se no que está à sua volta neste momento: o sol brilha pela janela, as crianças brincam na rua e os carros e as pessoas passam prá lá e prá cá, há o cheiro e a sensação das roupas, o calor do sol em sua pele e tantas outras coisas acontecendo. Faça isso por 2 minutos para voltar sua atenção para o momento presente.
  • Depois de ter trazido sua atenção de volta para onde pode ser mais útil, focalize-a no que é positivo em sua vida e aprecie o que você tem. Particularmente uso algumas coisas que considero importantes e que, na maioria das vezes, posso dar como garantido, tais como ter onde morar e proteger-me, a água disponível, o fato de não ter que passar fome, ter acesso à internet, os meus amigos e familiares. Encontre suas coisas importantes e passe alguns minutos agradecendo a vida por isso.
  • Por fim, com a sua atenção no momento presente e seu humor mais agradecido e positivo, é hora de se tornar construtivo sobre o que o frustra, modificando a situação. Então concentre-se no que você pode fazer agora, perguntando-se: “Qual é um pequeno passo que eu posso dar agora para melhorar esta situação?”.
Você vai perceber que aprenderá a distinguir o que lhe frustra e tentar outro caminho em direção ao seu objetivo. Tente mais de uma vez porque nem todas as coisas na vida virão para você na primeira, segunda ou terceira vez que você tentar. Ou você simplesmente vai perceber que pode ter tomado decisões tardiamente ou mesmo que as coisas foram difíceis e que você precisa tirar a noite ou alguns dias para relaxar, cuidar de si mesmo e simplificar a forma de viver. Assim irá se recarregar e poderá mudar o que deseja em sua vida de forma mais focada.

Para ver todo o conteúdo do blog, use um computador ou, se estiver usando um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Junte-se aos seguidores do BLOG DO PSICÓLOGO e inscreva-se para sempre receber newsletter grátis. Clique AQUI PARA ME ENVIAR O SEU EMAIL.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário