ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

COMO ESQUECER O EX-NAMORADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL?

Compartilhe esse artigo com seus amigos!


Quer saber como superar o fim de um relacionamento? E mais, como deixar de pensar nisso?
Primeiro, permita-me fazer uma analogia entre o fim de um relacionamento e o abandono do hábito de fumar. Quando uma pessoa decide deixar de fumar, normalmente sente dificuldade em se acostumar a não ter mais esse “prazer”. O período inicial é sempre o mais difícil, mas com o tempo, a pessoa se acostuma a não fumar e também se sente melhor com o novo estilo de vida. Há razões para que uma pessoa sinta dificuldade em deixar de fumar. Uma das razões é o fato de tudo à sua volta lembrar o mau hábito que tanto quer abandonar. Outros exemplos podem ser os intervalos durante o trabalho (quando a pessoa costumava acender um cigarro), a ida ao “local de sempre” onde costumava comprar cigarros, o cafezinho e até o fato de seus amigos (com quem se diverte) serem fumantes.
É preciso que você identifique o que a impede de parar de pensar em seu ex.
Comparei o fim do namoro com o abandono de um mau hábito porque isso gera o mesmo tipo de sentimento que tem a pessoa que sofre por causa do coração partido. O sofrimento ocorre porque ela continua a pensar naquele que a abandonou. Agora mesmo deve haver muitas coisas que fazem com que você pense em seu ex, porém essa lembrança constante é uma das razões pelas quais fica difícil você seguir em frente na vida... e se “desapaixonar” por ele.

As pessoas costumam fazer associações entre dois eventos se esses acontecem ao mesmo tempo. Quando existe essa associação, a lembrança de algo faz a outra coisa ser imediatamente lembrada. É como acontece com a pessoa que deixa de fumar. No início, deve ter sido difícil trabalhar durante aqueles intervalos que usava para fumar porque ela associou a interrupção do trabalho com o gesto de acender um cigarro. Esta associação despertava o desejo de fumar mais do que normalmente faria. É a mesma situação num relacionamento e com a tentativa de seguir em frente após o seu término. Quando você vai a um lugar que você e seu ex costumavam ir juntos (cinema, parque, praia, barzinho, etc.), acontece a mesma coisa, ou seja, você se lembra dele e tudo aquilo que vocês fizeram juntos nesse lugar surge em sua mente, pois seu inconsciente associou o lugar com a presença de seu ex ao seu lado. Isso faz com que você pense nele e a consequência é sentir dor emocional, pois está se lembrando de alguém que não é mais o seu namorado, mesmo que você não aceite essa situação.
Identifique as associações que mantém a sua mente fixa em seu ex.
É preciso entender a dinâmica das associações mentais para reconhecê-las com mais clareza e, assim, superá-las. Vamos usar sua música ou filme favorito da época em que você era criança. Aquele filme ou aquela música faz você pensar com carinho sobre sua infância e isso lhe deixa feliz. Portanto, existe uma associação positiva entre a música ou o filme e a sua memória. No entanto, se você continuar assistindo o filme ou ouvindo a mesma música repetidamente, uma vez atrás da outra, mais de cem vezes, você certamente se cansaria e todos os bons sentimentos que você tinha com o filme ou com a música deixariam de existir. Então, em outras palavras, você agora ouviria a música, mas não pensaria mais nas boas lembranças de sua infância, entendeu? É como se tivesse “enjoado” do filme ou da música. Assim, se você tiver uma lembrança que tenha sido associada a outro fato, sem fazer a associação de correspondência, então isso perderá força ao ponto de só se lembrar de cada evento em seu mérito próprio. Ou seja, é tranquilamente possível que as associações mentais formadas por seu inconsciente... sejam quebradas. Significa que se você treinar para deixar de sonhar acordada com o seu ex quando uma associação ocorrer, essa gradativamente deixará de existir. Costumo aconselhar que quando uma associação surgir na mente (como o parque, por exemplo, onde vocês dois caminhavam juntos), você simplesmente deve pensar nas qualidades negativas que seu ex tinha. Da mesma forma deve proceder quando você pensar em outro lugar ou lembrar uma música que você e seu ex amavam, pois isso fará você gostar dele cada vez menos.

Dê um tempo, e aceite que é lenta a recuperação de um coração que sofre de (des)amor.
Não é incomum encontrar alguém que tem sérias dificuldades para apagar suas memórias amorosas porque, em vez de enfraquecer as associações que a faz lembrar-se do ex, apenas as reforçam constantemente; e o que é pior, adiciona sofrimento extra à sua situação ouvindo repetidamente as músicas que lhe fazem lembrar-se do ex, ou indo aos mesmos lugares que costumava ir com o seu ex, ou basicamente pensando em tudo ou qualquer coisa relacionada a ele. Estas são as razões pelas quais, mesmo com o tempo, uma pessoa não consegue curar sua ferida emocional. Você deve parar de fazer essas coisas para ajudar a si mesma a se recuperar facilmente. Sempre que uma lembrança de seu ex surgir em sua mente quando você estiver num desses lugares, ou ouvir uma das “suas” músicas, ao invés de sonhar com ele durante a próxima hora... jogue imediatamente essa lembrança para fora de sua mente. Fazendo isso sempre, ao longo do tempo, a associação deixará de existir.

Não adicione sal às suas próprias feridas.
É fundamental que você pare de aumentar o seu sofrimento. Isso não significa suprimir seus sentimentos em relação a ele, pois restringir suas emoções e sentimentos também não ajuda a se esquecer mais rapidamente. Aliás, às vezes, é bom sentir as emoções próprias de uma rejeição ou abandono mas ninguém deve se entregar a esse tipo de sentimentos repetidas vezes. Este é um dos grandes erros mais comuns que as pessoas tendem a fazer quando seu namorado rompe com elas. Quando você se entrega a esses sentimentos, você basicamente os fortalece em seu inconsciente. Você está incorporando-os mais profundamente em seu coração, e quanto mais profundo forem incorporados, mais difícil será eliminá-los mais tarde.

Perceba suas emoções e deixe-as ir embora
Você sabia que se você parar agora de ceder aos seus sentimentos e emoções, eles não terão lugar para ir e desaparecerão? Isso acontece porque quando as emoções não são alimentadas, elas morrem. Então, o que necessário interromper todos os devaneios que você tem sobre o seu ex. Será algo muito difícil, mas se esforce pois, ao conseguir isso, você estará praticamente livre dessa etapa de sua vida. Prá parar de ceder às suas emoções, é importante, como já disse, que você também pare de pensar, lembrar e revisar os momentos felizes que teve com seu ex-namorado. Naturalmente, se você continuar com essas emoções, elas continuarão a crescer. Como uma planta que precisa de água, você precisa cortar o abastecimento de água para evitar que elas cresçam.E o melhor lugar e momento para começar a fazer isso... é aqui e agora.

Para ver todo o conteúdo do blog, use um computador ou, se estiver num celular, altere a configuração para o "modo computador".

Junte aos seguidores do BLOG DO PSICOLOGO e inscreva-se para receber newsletters grátis. Clique AQUI PARA ME ENVIAR O SEU EMAIL.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário