ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

SUPERE A TIMIDEZ E A ANSIEDADE SOCIAL

Compartilhe esse artigo com seus amigos! 

Hoje eu gostaria de ajudar, com esse artigo, as pessoas que sofrem com fobia ou ansiedade social e timidez. Muitos clientes, em suas narrativas no consultório, me fazer ver como sofrem pelo medo de serem avaliadas, julgadas e humilhadas em público. Por causa desta condição, são pessoas em que as interações sociais causam ansiedade irracional, temor, perda de autoconsciência e constrangimento. A pessoa fica com um medo enorme ao imaginar o que os outros irão pensar a respeito dela ou que ela não está à altura das demais pessoas do ambiente social onde está. Que sufoco, não? Trata-se de um quadro em que as situações sociais (principalmente as que não são comuns e frequentes) podem ser tão assustadoras que a pessoa fica ansiosa só de pensar sobre o assunto, e não mede esforços pra evitá-la.

Talvez você não faça ideia da abrangência dessa dificuldade. Estima-se que cerca de 15 milhões de adultos no Brasil apresentam sintomas de ansiedade ou fobia social, sendo que o número de pessoas que lutam contra a timidez excede em muito esse total. Felizmente, existem algumas estratégias eficazes para superar a timidez e a ansiedade social e ganhar autoconfiança. Espero que elas lhe ajudem, se você for uma dessas pessoas.

Você já percebeu que a autoconfiança cresce através da ação, do aprendizado, da prática e do domínio? Lembra-se de quando você aprendeu a andar de bicicleta? No começo foi difícil, talvez assustador, mas depois de você ter tentado várias vezes, conseguiu andar e ficou confiante com isso. A confiança social funciona da mesma maneira, então, aja com confiança. Sentir-se ansioso não é o problema porém evitar as relações sociais é um grande problema. Deixe de evitar os contatos e você verá a sua ansiedade gradativamente diminuir.

Empenhe-se, meu amigo! Isso significa participar das pequenas conversas nas filas de banco, etc., e falar com estranhos em bares, lojas, eventos esportivos e na academia. Além disso, aborde a pessoas que lhe atrai de forma romântica. Fale com ela, faça perguntas simples, dê opiniões sobre o que estiver vendo, se estiverem numa festa, convide-a para dançar e, se houver oportunidade, anote o telefone e ligue para marcar um encontro.

Você é louco? Eu morro de medo de “pagar um mico”! Pois é, meu amigo, a vida é curta, quem vai se importar se você levar um fora? Há mais de sete bilhões de pessoas neste planeta e, certamente, você não deve gostar de todos ou esperar que todos gostem de você, não é verdade? Então, aproveite as oportunidades mesmo correndo o risco de ouvir um não, e conheça novas pessoas. Você verá que não é tão difícil nem assustador como imagina.
Uma estratégia muito interessante é participar de um grupo, associação, clube, um time ou uma aula de improvisação. É importante você tentar coisas novas, mesmo que fique um pouco ansioso. Escolha um novo projeto de vida, ofereça-se para assumir uma tarefa difícil no trabalho ou para aprender uma nova habilidade. Faça algo para sair da sua zona de conforto. Parte da superação da timidez depende do desenvolvimento da confiança em si mesmo, em várias áreas de sua vida. Depende, também, de não deixar a ansiedade, o medo do fracasso, o medo da rejeição ou o medo da humilhação se agigantarem e impedirem o seu caminho. Ao praticar novas atividades, você estará enfrentando seu medo do desconhecido e aprenderá a lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.

Uma outra coisa a praticar é falar! Comece contando piadas ou apresentando os seus amigos a outras pessoas comentando as coisas positivas deles. Se tiver chance, faça apresentações na escola ou no trabalho e sempre que puder, conte histórias ou fatos que você observou em sua vida. Quer dizer, seja mais falante e expressivo em todas as áreas da sua vida: se você está no trabalho, com colegas, amigos ou mesmo com estranhos, pratique falando mais abertamente. Deixe sua voz e suas ideias serem ouvidas. As pessoas confiantes não estão preocupadas que todos gostem do que elas têm a dizer. Falam o que pensam porque querem compartilhar, comprometer-se e se conectar com outros. Você também pode fazer isso. Ansiedade e timidez não são razões para ficar quieto.

Não estranhe esse conselho, mas experimente sentir-se como uma pessoa vulnerável. O medo de ser julgado contribui para aumentar a ansiedade social e timidez e a única maneira de superar esse medo é aceitar que é vulnerável. Faça isso com as pessoas que são “melhores amigos” e em quem pode confiar. Você vai perceber que quanto mais você assume sua vulnerabilidade, mais íntimo, próximo, você se sentirá dos outros e mais prazer e significado você abstrair desses relacionamentos. É claro que esse processo o levará a sentir uma maior autoconfiança e em seus relacionamentos interpessoais. Ser vulnerável exige uma disposição para permitir que os outros lhe vejam como verdadeiramente você é. Tenha orgulho de si próprio, do seu jeito de ser. Ser genuíno e vulnerável poderão ser qualidades bastante elogiadas pelos seus novos e velhos amigos.

Mais uma dica: quando você conversar com alguém, esforce-se para manter um bom contato visual. É fundamental que sua linguagem corporal inspire confiança no outro. Então, ande sempre com a cabeça erguida, fale de forma clara, precisa e objetiva, aperte as mãos do outro com intensidade adequada, dê abraços, não tenha vergonha em cumprimentar com beijos (é um hábito bem brasileiro), enfim, crie um clima de proximidade com as pessoas com quem convive.

Tem gente que, por causa da timidez e da fobia social, deixa de presar atenção no que ocorre em seu entorno – não faça isso! Fique sempre atento. Atualmente há vários psicólogos que definem a atenção plena simplesmente como "consciência", portanto acorde! Preste atenção em todos os seus pensamentos, sentimentos, sensações e memórias a todo e qualquer momento. Não há nada do que esteja realizando que você possa fugir ou evitar prestar atenção. Aprenda a gostar de si mesmo e do mundo ao seu redor, incluindo aqueles pensamentos e sentimentos de "pânico", apenas percebendo-os sem analisa-los ou julgá-los. Quando você estiver totalmente focado no presente, no aqui e agora, você perceberá que as interações sociais não são algo que você precisa evitar. E mais, você vai se sentir melhor porque está realmente prestando atenção à conversa e às coisas que acontecem em seu ambiente. Com prática, você irá incorporar e melhorar continuamente suas habilidades sociais aprendidas no mundo ao seu redor e, com toda a certeza, irá se sentir cada vez mais autoconfiante, menos tímido e menos ansioso.

Para ver todo o conteúdo do blog, use um computador ou, se estiver usando um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Veja na coluna ao lado, o campo “SIGA-ME POR EMAIL”. Basta escrever o seu email para receber gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário