ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

LIDER AUTOCONFIANTE


Compartilhe esse artigo com seus amigos e amigas!
Não é nenhuma novidade que líderes que confiam em si mesmos obtenham mais sucesso. Mas liderar é viver constantes desafios, o que pode, em certos momentos da carreira, fazer com que a autoconfiança diminua e as dúvidas sobre si mesmo apareçam. O que fazer, então, para elevar a sua autoconfiança e torná-la menos suscetível a essas variações do dia-a-dia?

Tenho alguns clientes de psicoterapia que são executivos em empresas. A eles, sempre proponho uma missão: elevar a autoconfiança em 25% (valor meramente hipotético) em quatro semanas (número médio de sessões de psicoterapia por mês). Mas algo realmente surpreendente aconteceu: dois desses clientes executivos elevaram sua autoconfiança em 100% em menos de uma semana! Como eles fizeram isso? Especificamente, o que eles mudaram para conseguirem esse resultado extraordinário?

Primeiro, vamos definir a autoconfiança. Isso não é simplesmente "sentir-se bem", embora certamente leve a um estado de melhor sensação em geral por um tempo. Considere que as circunstâncias da vida profissional podem mudar de repente e afetar a maneira como você se sente a cada momento. Num instante, você está empolgado com a aquisição de um novo e importante cliente e se sente ótimo por isso! Num outro momento, outro cliente importante escolhe outro fornecedor e você se sente péssimo com essa informação. Acontece, entretanto, que se a sua autoconfiança tem uma base sólida, ela pode ficar um pouco apagada, mas normalmente não muda drasticamente. Ou seja, se você é autoconfiante, você se sente feliz consigo mesmo sempre e tem a certeza de poder lidar com os revezes que a vida lhe traz.

Existem quatro fontes principais de autoconfiança:

  1. Auto-estimulação: Isso é consequência de bons sentimentos sobre si mesmo. É uma espécie de cuidado consigo próprio durante todo o tempo, tal como um bom pai faz. Sua auto-estimulação e sua autoconfiança são definidas com a ajuda dos seus pais, porém quando adulto, você pode mudá-los sempre que achar necessário (muitas vezes com alguma ajuda para isso). Exemplo: “Eu tentei o novo plano e falhei, apesar de ter feito uma análise extremamente minuciosa de antemão. A inovação é essencial para o meu sucesso, e nem toda nova ideia emplacará. Parabéns a mim mesmo por ter coragem para fazer o que precisa ser feito! Agora, como vou aprender com isso e como vou adequar essa nova estratégia para conseguir os resultados que eu quero?”. 
  2. Definição de metas realistas: Embora seja um subitem da fonte número 1, isso merece atenção especial. Estou me referindo a estabelecer metas realistas em oposição a metas para super-homens do tipo inalcançáveis. Essas podem agradar a diretoria mas anuncia um desastre para você. As suas metas devem ser alcançáveis e lhe deixar se sentindo bem. Em combinação com a primeira fonte (auto-estimulação), isso manterá você animado e motivado para atingir metas ainda maiores. 
  3. Domínio de habilidades: Você está atualizado? Tem domínio de novas habilidades que irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos? Isso significa que com o tempo você se sentirá cada vez mais confiante em geral sobre sua capacidade de adquirir novas habilidades que lhe ajudem a obter mais sucesso no alcance de suas metas, assim por diante. Exemplo: “Que diferença minhas novas e melhores habilidades de vendas fizeram! Agora estou animado para reforçar minhas habilidades operacionais para que eu possa lidar melhor com todo esse novo negócio!”. 
  4. Elogios: Não é ótimo receber reconhecimento de outras pessoas sobre quem você é e o que você fez? Certamente, você pode se sentir mais confiante para enfrentar desafios ainda maiores no futuro. Exemplo: “Eu não apreciei muito o que eu fiz para os membros da minha equipe, mas fui elogiado e premiado com isso. Este prêmio vai me inspirar a ir mais longe ainda no próximo ano!”
Devo ressaltar que a auto-estimulação responde pela maior parte de sua autoconfiança. Os dois executivos que estavam fazendo psicoterapia comigo não fizeram absolutamente nada de complicado, exceto mudar a forma como eles pensavam sobre si mesmos e o que eles esperavam de si mesmos. Eles não definiram ou atingiram novas metas, não dominaram novas habilidades nem receberam elogios de outras pessoas, mas essas coisas aconteceram depois, em consequência das mudanças que realizaram na forma como se viam.

O fato é que a conquista de objetivos e o reconhecimento dos outros vêm e vão, mas seu relacionamento consigo mesmo deve permanecer relativamente constante. Se você gostar de si mesmo como você é, não espere ser “perfeito” ou um “superman”. Perdoe a si mesmo quando cometer erros e então você poderá ser feliz e autoconfiante por toda a sua vida - independentemente de quanto você alcançar. O que pode realmente lhe surpreender é que você provavelmente conseguirá muito mais do que imagina a longo prazo...

Por fim, gostaria de sugerir alguns hábitos que podem leva-lo a padrões de alto desempenho. Em primeiro lugar, aprenda a gostar de si mesmo e cuide-se bem para obter uma vida de qualidade, felicidade, autoconfiança e conquistas (incluindo a definição de metas realistas). Talvez você precise de alguma ajuda prá isso, então procure um psicólogo (que é um profissional com formação em comportamento humano e que tem técnicas que estimulam o autodesenvolvimento e a solução de problemas emocionais, psicológicos e sociais). Em segundo lugar, descubra qual habilidade é mais importante para você no momento. Desenvolva-se, procure frequentemente formas de dominar novas habilidades. É bem interessante e sua autoconfiança e realizações aumentarão. Por último, recomendo que ao invés de inibir-se, aprecie e curta os elogios das outras pessoas quando ocorrerem, mas não conte com isso para melhorar a sua autoconfiança. Os humanos são instáveis e, às vezes, suas opiniões e aprovações podem mudar com o vento.

Espero que o artigo lhe seja útil e que você tenha plano sucesso em sua jornada de liderança. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) que podem ser interessantes para o seu momento de vida! Você pode me “seguir” pelo Blog, Instagram (paulocesarpsi) ou pelo Facebook (@psicologopaulocesar) para ler gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Um abraço,


Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marcação de consultas: Tel. 11.94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário