ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

CRESÇA E AMADUREÇA! SER EMOCIONALMENTE MADURO É ESSENCIAL


Iniciarei esse artigo sobre esse interessante tema criando uma situação que certamente muitos já viveram. Imaginem que é sexta-feira de manhã e Paula e Alice chegam ao trabalho e logo o chefe avisa que será necessário que ambas trabalhem até tarde para que seja possível terminar uma proposta para segunda-feira de manhã. Isso significa que ambas terão que cancelar seus programas para sexta-feira à noite.

As duas colegas de trabalho passam algum tempo comiserando e reclamando. Paula então passa a focar no trabalho e a sua decepção vai desaparecendo enquanto se concentra em concluí-lo. Alice, por outro lado, continua furiosa e se sente perseguida pelo seu chefe. Ela telefona para uma amiga para reclamar um pouco mais e acha difícil se concentrar em seu trabalho, querendo retaliar o seu chefe fazendo um trabalho medíocre.

Diante do desapontamento, Paula mostrou resiliência, enquanto Alice não. Ser capaz de lidar com os altos e baixos da vida sem exagerar é uma marca registrada da maturidade emocional: quero dizer que as coisas podem acontecer em sua vida e certamente terão um impacto sobre a sua rotina, mas não lhe atingirá como pessoa. Dessa forma, você continuará tendo uma boa fé com relação às pessoas, a si mesmo e com um bom sentimento sobre o mundo, e estará sendo resiliente com elevadas chances de se recuperar das coisas que acontecerem em sua vida. Por outro lado, se você for uma pessoa imatura, reagirá às dificuldades com amargura, ressentimento, desespero ou raiva - a recuperação será demorada, e você se sentirá vitimizado, sem poder e sem privilégios, podendo até deixar seus sonhos de lado e desistir - você poderá superar as decepções, mas certamente vai perder muito tempo prá isso.

A Personalidade Madura

Podemos definir a maturidade psicológica como "ser capaz de aceitar a realidade das pessoas e das coisas como elas são, sem precisar que elas sejam diferentes do que são". É algo como já lí por ai que refere-se à “arte de viver em paz com aquilo que não podemos mudar, a coragem de mudar aquilo que deve ser mudado, não importa o que for necessário, e a sabedoria de saber a diferença". Juntamente com essa atitude realista em relação à vida, as pessoas maduras também possuem esses saudáveis traços de caráter:
  • Capacidade de saber o que você quer e a capacidade de fazer isso acontecer
  • Autocontrole e pensamento antes de agir
  • Autoconfiança e capacidade de assumir responsabilidade por sua vida e ações
  • Paciência
  • A capacidade de manter relacionamentos íntimos e estabelecer conexões positivas com os outros
  • Generosidade e desejo de dar e estar lá para os outros
  • Integridade
  • Um senso de equilíbrio e equanimidade ao lidar com o estresse
  • Perseverança
  • Capacidade de tomar decisões
  • Humildade e capacidade de admitir quando você está errado

A maturidade começa em casa

Se muitos não atingem esses atributos nobres, é porque cresceram em circunstâncias não favoráveis a isso. Ninguém nasce maduro, sendo o desenvolvimento emocional moldado pelos pais e experiências de vida. Pais maduros que reconhecem, validam, amam e aceitam seus filhos, e que são plenos em suas próprias vidas, criam filhos maduros. Ou seja, pais que foram capazes de encontrar e realizar seus próprios sonhos são os melhores pais de todos, desde que o sonho deles inclua a compreensão e o amor aos seus próprios filhos.

Uma criança que experimenta o êxito ao lidar com fracassos, decepções e mágoas desenvolverá melhor maturidade do que aquela que é mimada e que teve as dificuldades resolvidas pelos pais. Durante a infância, há tarefas de desenvolvimento a serem aprendidas, como fazer amigos e desenvolver autonomia e independência. Ao concluir a maioria das tarefas sem estresse, conflito ou dificuldades, a criança pode se tornar um adulto maduro.

Um alto QI (quociente de inteligência), boa aparência e saúde física - embora sejam aspectos muito bons - não contribuem para a maturidade emocional. Muitas pessoas nascem e crescem com menos QI, beleza ou saúde mas se tornam adultos maduros e muito bem ajustados. A maturidade emocional está, no entanto, intimamente relacionada ao conceito popular de inteligência emocional, no qual as pessoas são hábeis em lidar com os próprios sentimentos e os dos outros.

Melhor Maturidade

Se você não está se sentindo seguro com a sua própria maturidade, saiba que nunca é tarde para cultivar as qualidades maduras que lhe faltam. Psicoterapia, novas atividades e trabalho voluntário são três maneiras que podem lhe ajudar muito.

Psicoterapia: A psicoterapia pode ser muito útil para resolver problemas da infância e adolescência e para obter mais aceitação de seus pais e de si mesmo. Ao fazer as pazes com o seu passado, você muda-se para um lugar de serenidade e aceitação interior e não passa mais tempo lutando, sofrendo e lutando. Vou dar um exemplo disso:

Rebeca  iniciou sua psicoterapia aos 30 anos, sentindo-se infeliz com a vida. Ela odiava seu trabalho como enfermeira num hospital psiquiátrico, tinha poucos amigos, nenhum relacionamento romântico, problemas financeiros e problemas crônicos de saúde. Em resumo, Rebeca estava deprimida e com raiva. Ela teve um relacionamento ruim com os pais, a quem via com frequência, ainda buscando a aprovação que nunca obtivera quando criança. No curso da psicoterapia, ela trabalhou bastante nesse relacionamento e gradualmente reconheceu os limites de seus pais, aceitando o fato de que eles não podiam atender às necessidades dela e, ao fazer isso, conseguiu desenvolver mais autonomia. Hoje Rebeca certamente poderia ser considerada uma adulta madura e autorrealizada. Ela tem uma carreira de sucesso como analista financeiro, muitos amigos, uma vida social e uma natureza mais gentil e atenciosa.

Atividades: As experiências de vida também são valiosas no desenvolvimento da maturidade. As atividades em grupo que estimulam a criatividade, a colaboração e o empoderamento podem ser muito transformadoras. Estar envolvido em esportes, por exemplo, pode ajudá-lo a ganhar confiança, desenvolver novas habilidades e aprender a trabalhar em cooperação com os outros.

Trabalho voluntário: Ajudar os outros é uma maneira consagrada de transcender suas próprias dificuldades e experimentar a satisfação do servir humanitariamente. Ser um irmão ou irmã mais velho ou voluntário em um local de desenvolvimento humano ou de suporte às pessoas pode ser uma experiência valiosa de crescimento. Ir além de si mesmo é um passo para obter a perspectiva que leva à atitude de aceitação de um adulto maduro.

Espero que tenha gostado desse artigo. Lembre-se que a maturidade emocional deve ser uma prática constante e consciente. Nem todos acertamos 100% do tempo. Desenvolver a inteligência emocional para ver como estamos, e a maturidade para lidar com as coisas da vida adequadamente é o verdadeiro sinal de crescimento. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) - acesse-os! CLIQUE AQUI para ler algumas dicas sobre como melhorar a autoestima!

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637 ou pelo whatsapp 11.98199-5612.

Nenhum comentário:

Postar um comentário