ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

COVID 19: FAÇA PSICOTERAPIA ONLINE


Frente a pandemia do Covid 19, é necessário encontrar soluções para que a vida não pare, e isso inclui o tratamento psicoterápico. No momento, alguns de meus pacientes ainda vem ao meu consultório, outros já optaram pela psicoterapia online, mas a crise epidêmica poderá chegar a uma condição em que a recomendação seja para que todos optem por essa modalidade de atendimento psicológico - é sobre isso que quero abordar nesse artigo.
Temos visto o crescimento da psicoterapia online conduzida por psicólogos de consultório particular, usando tecnologias disponíveis no mercado como Skype, FaceTime e Whatsapp. Quando um paciente viaja, mora longe, adoece ou apresenta outro motivo que o impede de comparecer frente ao seu psicoterapeuta, esse recurso tecnológico torna-se uma forma de dar continuidade ao tratamento. Mas o interessante é que a psicoterapia à distância não é algo novo: Sigmund Freud se correspondia, através de cartas, com seus pacientes, com resultados clinicamente úteis. As sessões por telefone foram usuais na década de 1960 com o surgimento dos centros de atendimentos a suicidas e se expandiram para cobrir muitas áreas do aconselhamento em saúde mental. Essa forma de psicoterapia permanece popular, muitas vezes servindo como substituto temporário de sessões presenciais, de intervenções em crises entre sessões regulares e para manter um relacionamento terapêutico quando uma das partes mudar de local. Apesar da falta de pistas visuais, os estudos sugerem que a psicoterapia e o aconselhamento por telefone são eficazes e apreciados pelos clientes.
Como citei acima, a psicoterapia via internet ocorre por meio de aplicativos de videoconferência, como Skype, FaceTime ou Whatsapp, e substitui, de modo melhor, a terapia telefônica. É bom comentar, também, que é mais potencialmente problemático escolher a terapia online em vez do tratamento em pessoa, quando ambas são opções práticas. Certos pacientes, por exemplo, deprimidos ou com agorafobia, podem optar por não sair de casa quando for benéfico para eles. O tratamento presencial é inerentemente uma interação social, que é terapêutica em si. Porém, a psicoterapia à distância impede a percepção e observação de sutilezas auditivas e visuais, como um suspiro silencioso, as pupilas dilatadas ou mesmo odores do paciente. Expressões faciais momentâneas, implicadas na comunicação interpessoal inconsciente, podem ser negligenciadas, mas frente a situações especiais como a que vivemos atualmente, é a melhor maneira de dar continuidade à psicoterapia. 
Definitivamente, há benefícios em fazer psicoterapia online e as pesquisas mais recentes até compararam a qualidade da aliança terapêutica e empatia entre as terapias presencial e online e descobriram que não havia diferença significativa. Os clientes continuam a se sentir conectados ao psicólogo mesmo quando estão em ambientes online - mas isso será particularmente verdadeiro quando o psicoterapeuta se sente à vontade trabalhando online.

Em conclusão, a psicoterapia online é verdadeiramente apropriada e benéfica para muitos indivíduos e situações, e a crise gerada pela pandemia é uma situação exemplar. A psicoterapia, ou simplesmente terapia, ajuda, sobremaneira, as pessoas com questões emocionais, com psicossomatizações, insegurança, depressão, transições de vida, dificuldades de relacionamento, luto, separações, dificuldades profissionais e muitos outros transtornos psicológicos, oferecendo abordagens construtivas, conexão com o inconsciente e novas ferramentas para lidar com os problemas, sendo importante a não interrupção, a qual pode prejudicar o tratamento psicoterápico. Caso você se sinta inseguro para sair de casa em razão do coronavírus ou isso venha a ser obrigatório, fique tranquilo r faça a opção por dar seguimento à sua psicoterapia de forma online – confie no seu psicoterapeuta e tenha certeza de que vale à pena continuar com o seu tratamento!
Espero que tenha gostado desse artigo e que ele lhe ajude a superar esse difícil momento.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana com estacionamento no local. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
Marcação de consultas pelo tel. 11.94111-3637 ou pelo Whatzapp 11.98199-5612.

Nenhum comentário:

Postar um comentário