ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

DEPRESSÃO - SINTOMAS E TRATAMENTOS

Pesquisa: Dra. Elaine Marini

Em algum momento, todos experimentamos a depressão. Entretanto, há casos em que ela apresenta formas mais graves, passando a ser encarada como um distúrbio. A depressão pode comprometer a capacidade da pessoa em levar uma vida normal, além de colocar sua vida em risco. A depressão pode acontecer sem causa específica. Entretanto, fatores como o stress, a perda de alguém, doenças crônicas como o diabetes, sofrer um acidente, cirurgias ou parto, ser submetido a abuso ou negligência podem desencadear transtornos depressivos. Até mesmo a falta de algumas vitaminas, como a B-1, B-2 ou B-6 podem desencadear depressão.

Segundo a Classificação Internacional das Doenças (CID-X), o grau do transtorno dependerá da intensidade dos sintomas. Características gerais:A depressão atinge todas as faixas etárias. 12% dos homens e 25% das mulheres vão apresentar um episódio importante de depressão durante a vida. Em pessoas com doenças crônicas, o índice sobe para 33%.

Há grande dificuldade em diagnosticar a depressão, pois existem vários tipos, com diferentes sintomas. Além disso, ela pode ser mascarada por problemas físicos ou queixas que parecem não ter relação com o distúrbio.

Depressão Maior:O principal tipo de depressão é a chamada "Depressão Maior" ou unipolar. Recomenda-se que a pessoa procure um profissional de saúde para avaliação quando sofre além do normal frente a fatos de pequena importância, ficando incapacitada para as atividades cotidianas. De acordo com a Associação Psiquiátrica Americana, a Depressão Maior envolve profundo desespero e pelo menos 4 dos seguintes sintomas, com persistência de 2 semanas seguidas:

- insônia ou excesso de sono
- aumento ou diminuição do apetite ou grande alteração de peso
- perda de interesse, de energia ou cansaço
- sentimentos de culpa, de inutilidade.
- desesperança ou desamparo, diminuição da concentração ou indecisão
- idéias de morte ou suicídio.

Também é possível que a pessoa apresente esses sintomas: dores musculares vagas, preocupação excessiva, baixa auto-estima, convicção ou medo de apresentar uma doença grave, ansiedade, inquietação e irritabilidade.

Tratamento:Uma pessoa que sofre de depressão precisa de ajuda, pois raramente supera o problema sozinha. 90% dos casos são tratáveis. Realizar o diagnóstico mais cedo melhora as possibilidades de sucesso do tratamento. É fundamental procurar um profissional de saúde para a realização do diagnóstico e, posteriormente, do tratamento. Em geral, combina-se a administração de remédios com psicoterapias. Com o avanço da ciência, já existem vários tipos de drogas para tratar a depressão. Os efeitos da medicação levam de 1 a 8 semanas para que sejam percebidos.

Prevenindo-se da depressão - Algumas recomendações podem ajudar a evitar que quadros depressivos se instalem:

- exercícios: Os exercícios ajudam na prevenção e no combate à depressão, sobretudo aeróbicos. Eles ajudam a regular o equilíbrio químico ligado à depressão. Depois de tempo variavel , nota-se que eles elevam o moral, diminuem a ansiedade, tendem a regular o apetite, o sono e o interesse sexual, além de ajudar na auto-estima. O importante é que sejam feitos com prazer, sem que sejam vistos como competição, com metas a serem atingidas.
- técnicas de relaxamento:Técnicas de meditação, relaxamento e visualização de momentos agradáveis podem colaborar na promoção e manutenção do bem-estar, colaborando na prevenção.

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Um comentário:

  1. é sem dúvida um dos desafios da humanidade,veja muitas pessoas sendo destruidas pelos sitomas da nova crise do corportamento, como pode acontecer isso, pois não remédio que possa prevenir isso, é um problema muito sério.

    ResponderExcluir