ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

PARE DE SE COMPARAR COM AS OUTRAS PESSOAS

Um hábito destrutivo e que causa muito sofrimento é comparar-se constantemente com outras pessoas, medindo como é a sua vida e a vida dos outros. Tem gente que compara carros, casas, empregos, sapatos, dinheiro, relacionamentos, popularidade, enfim, compara todo o tipo de coisas, e, no final do dia, acaba sentindo um monte de sentimentos negativos. Isso é um verdadeiro “auto-castigo” e pode ser interrompido! Quer saber como conseguir manter o controle necessário e encontrar uma maneira que lhe dê mais bem-estar? Bem, aqui estão cinco dicas bem interessantes.
Seja gentil: Verifique se a maneira como você se comporta e o que você pensa em relação aos outros tem um grande efeito sobre você - como você age em relação a si mesmo e o que pensa sobre si mesmo. Se esse for o caso, saiba que quanto mais você julga as pessoas, mais você tende a se julgar também. Então, seja mais gentil com as outras pessoas e ajude-as sempre que puder, assim você se inclinará a ser mais gentil e útil consigo mesmo. Talvez seja um pouco contra-intuitivo, mas os efeitos são realmente muito bons: quanto mais você amar outras pessoas, mais intenso será o seu amor por você mesmo. Portanto, foque sua mente em ajudar as pessoas e ser gentil com elas. Isso fará você deixar de julgar a si e aos demais e você se sentirá estimulado a dar atenção em coisas positivas em si próprio e nas pessoas ao seu redor. Você ficará melhor consigo mesmo e com as pessoas do seu mundo, em vez de classificá-las e a si mesmo, criando diferenças em sua mente.
Não entre nessa de curtir heróis: Você sabia que quando você começa a considerar pessoas do seu dia-a-dia como sendo “mitos”, você corre o risco de se desconectar deles como pessoas próximas a você? - mesmo que elas tenham produzido resultados extraordinários! É assim: você pode começar a sentir que nunca conseguiria coisas semelhantes às que os novos “mitos” fizeram, e considerá-los como sendo “muito diferentes”. Por isso, é importante ter em mente que todos são apenas seres humanos e que não há hierarquia entre as pessoas, não importa quem elas sejam. Quando você tem alguns heróis, é provável que você pense também sobre o oposto, criando imagens de vilões com as pessoas do seu cotidiano. Isso é bem confuso, na verdade... mas se ficar colocando pessoas em pedestais ou criando vilões em sua cabeça, você está gerando um monte de barreiras e obstáculos – isso pode lhe dar uma sensação de estar certo mas também pode impedir-lhe de viver experiências positivas.  A abertura é, a longo prazo, mais divertida do que julgar.
Apenas perceba que você não pode vencer: Se você tiver consciência disso, já será bastante útil. Não importa o que você faça, você sempre poderá encontrar alguém no mundo que é melhor do que você em alguma coisa. Sim, você pode se sentir superbem por um tempo quando comprar  um carro melhor do que o de seu vizinho. Mas em uma ou duas semanas depois, você verá algum outro vizinho ou colega de trabalho com um carro ainda melhor que o seu.
Desista de todas as comparações: Se você não pode parar de fazer as comparações negativas, pare de fazer qualquer tipo de comparação. Se você ficar no espaço mental onde você se compara para se sentir melhor sobre você mesmo, então vai ser difícil parar de fazer as comparações negativas – muito provavelmente você só fará comparações para que lhe levarão a se sentir pior e inferior. Você precisar largar esse hábito de comparação, inclusive desistir das comparações positivas para se afastar das comparações ruins.
Compare-se consigo mesmo: Em vez de se comparar com outras pessoas, crie o hábito de se comparar consigo mesmo. Veja o quanto você cresceu, o que você já alcançou e que progresso você fez em relação aos seus objetivos, ou seja, mantenha o foco sobre as suas realizações. Este hábito tem o benefício de gerar gratidão, apreciação e bondade em direção a si próprio enquanto você observa o quão longe chegou, os obstáculos que superou e as coisas boas que você fez. Assim, se sentirá bem consigo mesmo sem ter que pensar em outras pessoas.
Um Abração e cuide se sua autoestima!
Espero que o artigo lhe seja útil. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) que podem ser interessantes para o seu momento de vida!

CLIQUE AQUI para ler sobre como a baixa autoestima pode lhe prejudicar a sua carreira profissional..Você pode me “seguir” pelo Blog, Instagram (paulocesarpsi) ou pelo Facebook (@psicologopaulocesar) e ler gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.
Compartilhe com seus amigos!


Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.

Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.

Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.

Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa CruzAtendimento de segunda-feira aos sábados. Marcação de consultas: Tel. 11.94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário