ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

VEJO ERROS NA OUTRA PESSOA OU PROJETO MEUS ERROS NELA? A PROJEÇÃO PSICOLÓGICA

 VEJO ERROS NA OUTRA PESSOA OU PROJETO MEUS ERROS NELA?

A PROJEÇÃO PSICOLÓGICA

Algo comum aos psicólogos é o atendimento psicoterápico a pessoas que, por causa de um desconforto inconsciente, atribui, a outras pessoas, sentimentos ou impulsos inaceitáveis em si mesmo, evitando lidar com o que se passa no mundo psicológico pessoal. Na verdade, esse é um procedimento que permite que o traço difícil seja abordado sem que o indivíduo o reconheça plenamente em si mesmo.

Em psicologia, isso é definido como projeção, que é uma transferência inconsciente dos próprios desejos ou emoções para outra pessoa, porém, projetar a luta interior num parceiro ou amigo tem muito a ver com o demônio que atormenta o indivíduo com críticas implacáveis. Quando se identifica o parceiro como a fonte do sofrimento, o objetivo passa a ser a eliminação da sua influência com estratégias de manipulação na esperança de silenciar ou modificar a situação desfavorável, mas essas táticas raramente funcionam, já que essas estratégias alimentadas pelo desconforto psicológico causam respostas semelhantes no parceiro ou amigo, havendo o risco do ciclo aumentar indefinidamente.

Projeção (processo de deslocar os sentimentos de alguém para uma pessoa, animal ou objeto diferente) é o termo é mais comumente usado para descrever a projeção defensiva que é atribuir os próprios impulsos inaceitáveis ​​a outro. Por exemplo, se alguém continuamente intimida e ridiculariza um colega sobre suas inseguranças, o agressor pode estar projetando sua própria luta com a autoestima na outra pessoa. Freud referiu-se à projeção, pela primeira vez, ao descrever uma paciente que tentava evitar lidar com seus sentimentos de vergonha imaginando que seus vizinhos estavam fofocando sobre ela. Os psicólogos Carl Jung e Marie-Louise von Franz argumentaram, posteriormente, que a projeção também é usada para a proteção contra o medo do desconhecido, às vezes em detrimento de quem projeta. Entende-se, também, que as pessoas praticam projeções em coisas que não entendem como parte de uma resposta natural ao desejo de um mundo mais previsível e claramente padronizado. O fato é que, com esse mecanismo, suprime-se um pensamento substituindo-o por outro que se transforma num filtro cronicamente acessível através do qual se vê o mundo.

Alguns exemplos de projeção: (1) um homem casado que se sente atraído por uma colega de trabalho, mas em vez de admitir isso para si mesmo, pode acusá-la de que ela está flertando com ele. (2) uma mulher lutando contra o desejo de roubar, que passa a acreditar que seus vizinhos estão tentando invadir sua casa. (3) numa discussão de casal, a esposa acusa o marido de que ele força para que tudo seja feito do jeito que ele quer mas, na verdade, é o contrário, com as brigas ocorrendo quando o marido revela uma simples vontade. (4) uma pessoa diz que o outro está sempre a analisar o seu comportamento, encobrindo o receio de que alguma insegurança pessoal ou segredo pessoal seja revelado.

Observe que as pessoas tendem a projetar porque tem uma característica ou desejo que é muito difícil de reconhecer. Em vez de enfrentá-lo, elas o jogam sobre outra pessoa. Isso funciona para preservar a autoestima, tornando as emoções difíceis mais toleráveis, afinal, é mais comodo e fácil atacar ou testemunhar irregularidades em outra pessoa do que enfrentar essa possibilidade em seu próprio comportamento. Conclui-se que a maneira como uma pessoa age em relação ao alvo da projeção pode refletir como ela realmente se sente em relação a si mesma.

É importante esclarecer que a projeção é um processo inconsciente, porém, embora isso assim ocorra, esses padrões podem ser trazidos à consciência, especialmente com a ajuda de um psicoterapeuta. Aprender a reconhecer e responder à projeção pode ajudar as pessoas a entender e navegar pelo conflito social.

E como saber se você está projetando? Quando seus medos ou inseguranças são provocados, é natural - ocasionalmente - começar a projetar. Se você acha que pode estar projetando, o primeiro passo é se afastar do conflito. Estar longe permitirá que sua defensa desapareça para que você possa pensar racionalmente sobre a situação. Daí em diante, você pode (1) descrever o conflito em termos objetivos, (2) descrever as ações que você tomou e as suposições que você fez e (3) descrever as ações que a outra pessoa tomou e as suposições que ela fez. Isso pode ajudá-lo a explorar se e por que você pode estar projetando.

Como você pode saber se alguém está projetando em você? Se alguém tem uma reação extraordinariamente forte a algo que você diz, ou não parece haver uma explicação razoável para sua reação, ele pode estar projetando suas inseguranças em você. Dar um passo para trás e determinar que a resposta deles não se alinha com suas ações pode ser uma medida adequada.

Uma consequência nociva da projeção contínua é quando o traço se incorpota à identidade da pessoa. Por exemplo, um pai que nunca construiu uma carreira de sucesso pode dizer ao filho: “você não vai conseguir nada” ou “nem se dê ao trabalho de tentar”. Note que o pai está projetando suas próprias inseguranças em seu filho; um problema é quando o filho internaliza essa mensagem, e passaa a acreditar que realmente nunca será bem-sucedido. 

Embora seja difícil fazê-lo, os indivíduos que vivenciam isso podem tentar lembrar que as críticas são sobre a outra pessoa. Lembrar, também, com autoconfiança,  quem eles são fora desse relacionamento.

Esse é um assunto que merece longas explicações, embora eu prefira, nos artigos, trazer doses homeopáticas. Por enquanto, como superação do quadro, fica a informação de que o autoconhecimento é fundamental nesses casos pois à medida que se passa a reconhecer as próprias projeções, a tendência de atacar ou recuar automaticamente começa a diminuir. A capacidade de permanecer aberto, alerta e conectado a si próprio, mesmo diante do perigo percebido, torna-se mais plenamente desenvolvida. Essa postura permite um tipo de resposta que pode difundir o conflito por meio da compreensão, em vez de amplificá-lo por meio da resistência.

Em breve, um novo artigo sobre as projeções psicológicas será publicado no Blog do Psicólogo.

Acesse meus conteúdos nesses locais:

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

  • Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.
  • Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
  • Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
  • Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
  • Atendimentos presenciais e por internet.
  • Marcação de consultas pelo tel. e whatsapp 11.94111-3637

Nenhum comentário:

Postar um comentário