ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

PSICOTERAPIA, FOCO NA CONSCIÊNCIA E EM MUDANÇA PESSOAL

(Reflexões a partir do livro “Tornar-se Presente”, de J. Stevens)


Você quer fazer mudanças em si mesmo e se tornar “uma pessoa melhor”? Uma resposta muito simples porém difícil de ser realizada é: Amplie a sua consciência!

Por que digo isso? Simplesmente  porque crescimento psicológico é sinônimo de expansão de consciência - quanto mais consciente você estiver, melhor será sua percepção imediata e você terá mais clareza do que se passa dentro de você mesmo e nas outras pessoas.

Quando uma pessoa faz psicoterapia, logo entende que a idéia de expansão da consciência tem o objetivo de alcançar a intuição das essências, isto é, alcançar o conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos captados de forma imediata. Esse insight psicoterapêutico leva a pessoa a focalizar a própria consciência em várias direções que devem ser “trabalhadas” durante a psicoterapia, como a percepção, a imaginação, desejos, especulação, volição, paixão, etc. A consequência é uma melhor compreensão das suas próprias intenções e maior comprometimento consigo mesmo e com os demais.

Claro que toda consciência é “consciência de alguma coisa”, então, a mudança só será possível se houver conhecimento da direção necessária. Consciência não é uma substância, mas uma atividade constituída por atos com os quais se visa algo. Assim, a simples tomada ou expansão de consciência já é suficiente para que as pessoas processem, em seus próprios ritmos, as mudanças necessárias e desejadas para que se tornem “pessoas melhores”.

Também é bom saber que você também pode estimular o seu autocrescimento sozinho, afinal há uma porção de livros sobre isso. Esses livros contém um monte de sugestões de como mudar, contudo há uma questão muito importante nessa alternativa de crescimento e mudança: quando você tentar mudar seguindo as sugestões dos livros de auto-ajuda ou outros tipos de livros, você poderá se manipular e se torturar, ficando dividido entre uma parte que quer mudar e outra que resiste. Mesmo que você consiga mudar dessa forma, o preço é o conflito, confusão e incerteza. Quanto mais você tentar mudar, pior a situação vai se tornar. Acredito que seja mais útil você se tornar mais consciente de si próprio como é agora. Antes de tentar se modificar, impedir ou evitar algo que não gosta de si mesmo, é mais efetivo tentar conservar isto, e se tornar mais consciente do que existe. A psicoterapia é uma excelente via para essa tomada de consciência e realização da autotransformação que deseja.

A mudança pessoal não é um processo tão simples como muitos pensam. Você não pode melhorar a sua própria forma de atuar, pode somente interferir, distorcendo-a ou disfarçando-a. Só quando você se encontra realmente em contato com a própria experimentação, aí você descobrirá que a mudança ocorre, sem esforço ou planejamento. Tendo consciência total, você pode deixar acontecer o que tiver de acontecer, com a confiança de que vai dar certo. Você pode aprender a se soltar, viver e deixar fluir o que com você ocorre e aquilo que experimenta, sem frustrar-se com as exigências de ser diferente, entendeu? Toda a energia que você mobilizar para a batalha entre tentar mudar e resistir à mudança poderá ser usada na participação ativa ou passiva do que acontece em sua vida. Isto o ajudará a descobrir sua própria realidade, sua própria existência, sua própria humanidade e se sentir bem com ela, independentemente do modo que os outros acham que deveria ser.

Por fim, gostaria de lhe dizer que se muitos de nós entrarmos em contato com a nossa própria realidade humana expandindo as nossas consciências, talvez possamos construir uma sociedade que seja apropriada ao que nós somos e não ao que “deveríamos” ser.

Schopenhauer disse: “Não toma os limites de seu próprio campo de visão como sendo os limites do mundo”.

Acesse meus conteúdos nesses locais:

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

  • Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.
  • Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
  • Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
  • Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
  • Atendimentos presenciais e por internet.
  • Marcação de consultas pelo tel. e whatsapp 11.94111-3637

Nenhum comentário:

Postar um comentário