ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

A PSICOTERAPIA É RECOMENDADA DURANTE A GRAVIDEZ

É um fato muito comum as pessoas fazerem psicoterapia quando ocorrem grandes mudanças em suas vidas como casar ou mudar de carreira. Mas o que dizer quando a mudança é algo fantástico como estar prestes a ser mãe ou pai? Nesse caso, a procura por psicoterapia ainda não é habitual. 

As mulheres quando ficam grávidas, seguem as orientações dos obstetras no período pré-natal mas nem sempre pensam na psicoterapia como uma parte importante desses cuidados. Isso pode ser fundamental para o bem-estar da mamãe e do bebê durante e após a gravidez.

Geralmente a gravidez é um evento feliz e celebrado com entusiasmo. Contudo, há casos em que a futura mamãe sofre, evivencia muitas incertezas e confusões emocionais. Já é de conhecimento geral que há uma elevada incidência de depressão e ansiedade, especialmente após o parto. O estresse é praticamente inevitável e há ainda outras formas de transtornos emocionais possíveis de ocorrer durante o período da gravidez. Leves ou graves, existe a probabilidade desses transtornos afetarem a saúde da mãe ou da criança, influenciando negativamente o equilíbrio do casal e causando mudanças significativas para ambos. 

Vários estudos mostram que quando as gestantes têm estresse, ansiedade ou depressão, há uma enorme chance de afetar o desenvolvimento do bebê. Enfim, a exposição prolongada a altos níveis de estresse pode causar problemas de saúde, como pressão arterial elevada ou doença cardíaca, e pode aumentar os riscos do bebê nascer prematuramente. Quando essas preocupações surgem durante a gravidez ou após o nascimento, o apoio de um psicoterapeuta pode ser muito útil.

A maternidade é uma mudança de identidade! Quando uma mulher passa por transições importantes como casar, perder um ente querido ou engravidar, ela tende a manifestar um monte de sentimentos complexos. Quando pensa e visualiza sua vida com o seu bebê ou mesmo como será o parto, muitas vezes sente emoções positivas, mas também pode ter um sentimento ambivalente. Ela pode ficar dividida entre querer ter o seu filho e sentir que está perdendo sua identidade e independência. Ademais, é frequente a mulher se preocupar com o impacto que a maternidade terá sobre seu casamento, suas finanças e amizades.

A psicoterapia pode ajudar a gestante a aliviar o estresse e ajudá-la a expressar as suas preocupações e ansiedades sobre como se tornar uma boa mãe. Funcionará, também, como caixa de ressonância sem julgamento e de apoio onde a nova mãe pode falar abertamente sobre temas proibidos como medo, tristeza, sexualidade, etc.

O tratamento psicoterapêutico durante a gravidez com certeza ajudará a mulher a ter uma melhor integração dos recursos internos emocionais e psicológicos, impedindo a aflição materna pós-natal. Entretanto, há muitos casos em que o estigma associado à saúde mental da nova mamãe impede que haja a devida busca da psicoterapia. Refiro-me à vergonha em não se sentir bem e feliz sendo esse, supostamente, o momento mais feliz de sua vida. Assim, há o equívoco de só se consultar com um psicólogo se algo realmente ruim acontecer, e não como um cuidado pré-natal, ou seja, preventivamente.

O apoio da família e amigos é um aspecto essencial do bem-estar dos novos pais, especialmente as mães novas, ficando o psicólogo com um papel complementar para esse bem-estar. 

A psicoterapia pode ajudar as mulheres grávidas, mulheres que estão enfrentando problemas pós-parto e os parceiros dessas mulheres, abordando os vários problemas que a gravidez e o parto podem causar. Mulheres que sofreram problemas de saúde mental antes da gravidez podem temer que o desafio da maternidade vai agravar as suas condições ou causar mais preocupações para o desenvolvimento do bebê, mas o apoio de um terapeuta as ajudará a se sentirem mais à vontade. As mulheres que sofrem de depressão pós-parto podem ter um salto de melhoria com o tratamento psicoterapêutico, inclusive combinando com medicação se for necessário.

Concluindo, quando se pensa em gravidez, há muitas possibilidades de haver problemas, mas um psicoterapeuta experimentado será capaz de oferecer recursos e ajuda para sanar as dificuldades psicológicas. 

Mencionando novamente alguns transtornos e citando outros, abaixo relaciono quando o acompanhamento psicológico é muito útil para a retomada do equilíbrio da gestante e preparo para o bem-estar da gestante e da família durante a gravidez, o parto e pós-parto:

  • Dificuldade em lidar com as transformações corporais.
  • Distúrbios de estresse e ansiedade.
  • Perturbações psicossomáticas.
  • Mulheres que tiveram dificuldades de engravidar ou abortos recorrentes.
  • Histórico de depressão.
  • Gravidez de risco.
  • Gestantes de adolescentes.
  • Gestantes sozinhas (Pai ausente).
  • Tristeza ou depressão na gestação e no pós-parto.
  • Estresse pós-traumático por perdas ou parto traumático.
  • Gravidez não-desejada.
  • Dificuldades de relacionamento com a criança, com membros da família e do círculo social durante a gestação e após o parto. 

Você pode acessar os conteúdos divulgados nesses locais:

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

  • Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.
  • Psicólogo de linha humanista existencial com acentuada orientação junguiana, budista e pós-graduações em Sexualidade Humana, Autismo e Psicologia Clínica.
  • Voluntário no Serviço de Reprodução Humana da Escola Paulista de Medicina.
  • Psicólogo colaborador da Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva.
  • Associado à Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e à Associação Brasileira de Reprodução Assistida
  • Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
  • Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana em São Paulo, SP.
  • Atendimentos (presenciais e por internet) de segunda-feira a sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário