ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

O PAPEL DA PSICOTERAPIA FRENTE AO SOFRIMENTO HUMANO


Por Psicólogo Paulo Cesar T. Ribeiro

A maioria de nós tende a exagerar um sofrimento, outros chegam a usar a dor pessoal para conquistar a atenção das pessoas, sem contar aqueles que só se sentem amados se alguém prestar um minuto de atenção nas suas lamúrias. Acho que cabe aqui uma simples pergunta: será que o sofrimento ou a dor não tem a sua importância no desenvolvimento psicológico de uma pessoa?

Sim, meus amigos, o sofrimento tem uma importância imensurável. Sempre me lembro do Dr. Vitor, um de meus professores do  tempo de minha formação acadêmica, que dizia que "o ser humano só aprende com a frustração"! Essa frase me incomodava muito e ficava martelando em minha mente, até que acumulei suficiente experiência no atendimento psicoterapêutico para deixar a minha própria ilusão e aceitar o papel da dor, ou da perda, ou do sofrimento, ou da frustração (tudo com o mesmo significado, nesse caso), para o nosso crescimento.

Gosto de dizer, a respeito do processo de cura, que, ao atingir a intolerância ao sofrimento, a pessoa começa a enxergar uma luz, aquela pequena fresta que, se explorada, pode significar o encontro do caminho da felicidade, ou, pelo menos, da paz de espírito. Quer dizer, precisamos do sofrimento para conseguir enxergar o caminho. A exploração psicoterapêutica navega pela dor humana, senão, que utilidade teria? É isso que fazemos no espaço terapêutico: seguir, passo a passo, pé ante pé, em direção à origem do sofrimento psicológico para, então, encontrar, se existir para o caso, a trilha que leva ao fim do sofrimento. Esse misterioso universo existe dentro de cada um de nós, num espaço chamado de Sombra, uma área intrapsíquica da qual retiramos toda a luz, tornando-a uma Sombra assustadora, terrível, onde depositamos o que não aceitamos em nós mesmos e que tanto nos esforçamos para negar que existe.

Haverá medo, provavelmente, mas também haverá a suficiente coragem para entrar em contato com o sofrimento, e por conseguinte, haverá alegria, conforto, crescimento, paz, alegrias e cura. Esse é o papel da psicoterapia: ajudar a pessoa a transpor esse abismo que a impede de ser feliz!

Use computador para ver todo o conteúdo do blog.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes. Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista. Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário