ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

ATENÇÃO E FOCO NO “AQUI E AGORA”

Compartilhe esse artigo com seus amigos!

"Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre sua mente no momento presente". (Buda Sakyamuni)

Há apenas um momento e um lugar onde você pode estar e ter algum controle sobre isso: o momento presente. O cantor Gilberto Gil compôs uma bela canção que diz que “o melhor lugar do mundo é aqui e agora”, e isso é a mais pura verdade. Mas muitas pessoas vivem no passado e ficam rememorando alguns fatos plenos de alegria ou, o que é mais comum, revivendo repetidamente um conflito antigo ou uma situação negativa em seus pensamentos. É também muito frequente uma pessoa se perder em cenários mentais que retratam o que poderia acontecer no futuro – talvez por conta de maravilhosos sonhos. Ou, ao invés disso, criam monstros em suas mentes à medida em que os pensamentos dão uma volta por aí e inventam situações ameaçadoras e perigosas absolutamente do nada. E mais, há outras cujos pensamentos se dividem e não focam as várias coisas e tarefas diferentes.

Se você gasta muitas horas do seu dia “vivendo” um futuro ou um passado que não existe, pode-se dizer que você tem dificuldade em se concentrar. Creio que você sabe que isso pode ter um efeito negativo na sua vida, logo é bem provável que queira aprender como fixar-se no “aqui e agora”, isto é, como viver mais tempo no momento presente.

Vou lhe dar algumas dicas bem simples, mas o hábito diário, a prática dessas dicas poderá causar uma mudança fundamental em sua mente e cérebro, de modo a torna-lo uma pessoa preparada para viver o “aqui e agora”.

1. Faça uma coisa por vez - Eu e vários outros colegas psicólogos muitas vezes falamos sobre a importância de realizar uma coisa por vez para fazê-la de forma mais eficaz, seja no trabalho ou em outras atividades. É bem mais fácil ficar no “aqui e agora” por mais tempo ao longo do dia, se você dedicar sua atenção e esforço a uma única ação por vez. Isso significa, por exemplo, não abrir várias páginas simultaneamente quando navegar na internet, mas apenas a necessária, ficando assim completamente envolvido com uma página online por vez. Significa, também, não usar o celular (e seus aplicativos) ou o computador se estiver assistindo televisão, ou mesmo, usar qualquer dessas tecnologias durante uma conversa, seja presencial ou por telefone. Se você tiver que fazer várias tarefas, então tente definir algum tempo específico para cada uma delas durante o dia.

2. Aja relaxadamente - Ao acordar e fizer a primeira ação do dia, não tenha pressa. Continue assim e faça as próximas atividades num ritmo relaxado e calmo. Provavelmente você não vai levar muito mais tempo do que levaria se fizesse a mesma coisa rapidamente. Desse jeito, você poderá ficar no “aqui e agora” com mais facilidade, concentrar-se em cada coisa que fizer e encontrar alegria e quietude nisso. Ao agir assim, você evitará elevar o seu nível de estresse, prender-se em preocupações ou deixar o pensamento entrar em “looping” sobre o que pode acontecer no dia antes mesmo de ter tomado o seu café da manhã. Ao passar do dia, tente fazer as demais atividades relaxadamente.

3. Diga a si mesmo: agora estou... - Quando fizer algo, fale mentalmente para você mesmo: “agora estou fazendo X”. Por exemplo, se estiver escovando os dentes, diga a si mesmo: “agora estou escovando os dentes”. Isso é muito simples, mas esse hábito talvez seja mais importante quando fizer coisas que lhe levam a devaneios sobre o futuro ou o passado enquanto as realiza. Faça isso várias vezes por dia, por exemplo, quando se pentear, caminhar para algum lugar, almoçar, etc.

4. Deixe menos coisas em sua mente no início do dia - Se você checar sua caixa de emails, facebook e outros sites online no início do dia, com certeza você vai ter mais pensamentos em sua mente. Claro que assim é muito mais difícil se concentrar em qualquer coisa, ficar no presente e não ser arrastado para algum “looping” de pensamentos negativos. Então, a opção mais carinhosa consigo próprio é não verificar nada ao acordar - deixe para fazer isso quando puder ou for necessário. Se você reduzir esse tipo de atividade, seu dia ficará mais leve e mais simples; você ficará no “aqui e agora” mais facilmente e saberá priorizar as coisas mais importantes.

5. Diga “Não, não, não” e reconecte-se com o “aqui e agora” - As quatro dicas acima tornam mais fácil permanecer no momento presente e aproveitá-lo completamente. Mas, com o seguir dos dias, você ainda poderá se perder pensando no passado ou no futuro, ou se desconcentrar e dividir seus pensamentos entre coisas diferentes. Sabe o que você pode fazer se isso acontecer? Assim que perceber a falta de foco no “aqui e agora”, diga para você mesmo: “Não, não, não!”. Ato contínuo, mantenha sua atenção apenas em sua respiração ou no que está acontecendo ao seu redor. Use todos os seus sentidos por um minuto ou dois para voltar ao momento presente.

Para encerrar, peço que você reflita sobre isso: depressão é excesso de passado em nossas mentes; ansiedade é excesso de futuro. O momento presente é a chave para a cura das dores da mente.

Espero que o artigo seja útil e que você consiga viver em paz e intensamente concentrado no “aqui e agora”. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo. Para ver todo o conteúdo, use um computador ou, se usar um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Também no Blog, na coluna do lado direito, há o campo “SIGA-ME POR EMAIL”. Basta escrever o seu para receber gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Realiza Coaching Psicoterapêutico para desenvolvimento de carreiras.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário