ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

VOCÊ NÃO TEM AMIGOS? QUAL A CAUSA DISSO?

Compartilhe esse artigo! Esse é o primeiro de uma série sobre o tema “amizade”.

Tem pessoas com muitas dificuldades para fazer amizades ou ter os seus “melhores amigos”. São pessoas que sofrem com isso pois é muito reconfortante ter amigos e manter constante contatos com ele. Amigos com os quais se pode contar. A pergunta essas pessoas sempre me fazem é “por que não consigo manter amigos?”.

Há também um grupo de pessoas que tem uns poucos amigos mas não fazem contatos (fone, email, whatsapp, etc) entre si. São pessoas atenciosas e que conseguem interagir com os demais porém não são convidadas para sair, divertir e se sentem desvalorizadas por isso. As perguntas que me fazem é “Paulo, eu não entendo! O que há de errado comigo?”, “O que faço de errado?”

Como último exemplo, menciono os filhos únicos. Às vezes se sentem muito sozinhos, e em outras se sentem muito bem por não ter amigos; mas, no final, gostariam que fosse tudo diferente - “Dr. Paulo, o que é que faço?”

Caros leitores, realmente a pessoa sem amizades fica triste e incomodada. Se você é uma dessas pessoas, saiba que, infelizmente, não é possível dizer por que suas amizades não se tornam fiéis e constantes, ou dizer se as pessoas lhe aceitam ou não sem lhe conhecer. Porém, se esse problema for um padrão em vez de uma ocorrência única, você pode conseguir mudar a situação.

Aceitar o problema e conhecer a causa é o primeiro passo. Essa é uma regra básica em psicoterapia. Então, veja se você identifica a causa desse problema. Abaixo estão alguns possíveis motivos que causam dificuldades no desenvolvimento de relacionamentos mais fortes e recíprocos entre amigos. Com o que você se identifica?

· Temperamento: Você é tímido e se sente desconfortável quando está com outras pessoas? Isso pode fazer com que as pessoas ao seu redor também se sintam desconfortáveis e se afastem de você.
· Insegurança: você acha que não pode considerar as pessoas que deseja como amigos? Você é capaz de confiar em outras pessoas? Estas podem ser barreiras que criam distância entre você e seus amigos.
· Preferência: Você é introvertido? Quando lhe dão uma força para você participar da “turma”, você realmente quer ficar com eles ou prefere ficar sozinho “na sua”? Você acha que as pessoas sabem disso quando estão ao seu redor? Ou você é extraordinariamente social, tão preocupado em entender e conhecer as pessoas e acaba se frustrando ao fazer novos amigos?
· Problemas psicológicos: Você tem um histórico de dificuldades para estabelecer relacionamentos mais próximos com os outros? Você se sente ameaçado e/ou desconfortável quando as pessoas sabem quem realmente você é?
· Falta de experiência: independentemente da idade, algumas pessoas não possuem as habilidades necessárias para fazer e manter amizades. Você acha que sabe o que é preciso para ser um bom amigo?
· Obstáculos situacionais: você mora num lugar onde é difícil se conectar com os outros? Por exemplo, você vive, em algum lugar rural onde há poucas pessoas ou já se mudou tanto de residências que acaba se sentindo um estranho por onde passa?
· Deficiências: você tem uma deficiência mental ou física? Infelizmente, por causa do estigma, as pessoas evitam indivíduos com essas deficiências. Além disso, ficar muito em casa limita a oportunidade de fazer amigos.
· Personalidade: Existe alguma coisa sobre você que pode levar as pessoas a acharem que você esconde sobre si mesmo? Você é carente? Muito insistente e pegajoso? Muito falante? Muito controlador? Você é agressivamente independente? Quer ser o primeiro a manifestar-se sobre o que fazer, quando e onde? Às vezes, há algo muito chato no comportamento de uma pessoa e ela não tem consciência disso!
· Estilo de comunicação: você responde os chamados de seus amigos e também se esforça em iniciar um relacionamento interpessoal? Você está disponível online ou por telefone para seus amigos?
· Falta de tempo: você tem tempo disponível para seus compromissos com os amigos? Você considera ficar um tempo com aqueles amigos mais egoístas ou mais “simples”?
· Expectativas elevadas: Você fez os seus amigos acreditarem que você sempre estará disponível? Sua noção de amizade é irrealista e romântica? Você espera que todas as amizades sejam perfeitas e que durem para sempre?

Gostaria de comentar que falar com uma pessoa “de fora” é sempre interessante. As pessoas cada vez mais, tem optado por psicoterapeutas quando se trata de conversar para se conhecer melhor e resolver os problemas que surgem durante a vida. Um psicólogo, portanto, é uma boa maneira de obter uma visão de algo que você não consegue descobrir sobre si mesmo. Você também pode conversar com o seu cônjuge, seu irmão ou outra pessoa em quem você confia.

Se você iniciar uma psicoterapia ou se já estiver fazendo, essa lista pode se dar um ponto de partida útil para explorar várias possibilidades de melhoria. Pense nisso!
Espero que o artigo seja útil para você e que seu desejo de mais e boas amizades se concretizem.

Há vários outros artigos no Blog. Para ver todo o conteúdo, use um computador ou, se estiver usando um celular, mude a configuração para o "modo computador".

Também no Blog, na coluna do lado direito, há o campo “SIGA-ME POR EMAIL”. Basta escrever o seu para receber gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Realiza Coaching Psicoterapêutico para desenvolvimento de carreiras.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados.

Marque uma consulta pelos fones 11.5081-6202 e 94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário