ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO - ESSAS SÃO AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DAS PESSOAS


Preocupação, aquela sensação de insegurança, desconforto e medo dos eventos negativos que podem lhe acontecer - por mais irrealistas que sejam essas preocupações - é uma das emoções mais desagradáveis ​​que você pode experimentar como ser humano. É também uma das mais comuns. Enquanto todos se preocupam em algum momento, muitas outras pessoas sofrem de preocupações crônicas na forma de ansiedade. Em nosso país, Brasil, sabemos que um número assustador de pessoas sofrerá de ansiedade a cada ano.

Se você é uma pessoa que se preocupa com muita frequência, está longe de estar sozinho. Na verdade, pode ser até consolador saber que uma grande parte da humanidade tende a se preocupar com os mesmos problemas. Todas essas ansiedades e estresses que atormentam a sua vida também afetam igualmente uma imensa parcela do resto do mundo.

Quais são nossas preocupações comuns como seres humanos? O que pode ser feito a respeito?
Preocupações que todos compartilhamos
Dinheiro e o futuro – Se sua preocupação refere-se à dívidas, por exemplo, temendo que você não consiga pagar todas as suas contas no próximo mês, ou quando fica inseguro (com medo) quanto às suas condições financeiras no futuro, principalmente se tem filhos ou quando se aposenta, saiba que a insegurança financeira é uma das principais causas de estresse. De fato, a preocupação financeira afeta muito a saúde mental, causando ansiedade e afetando a autoestima. Mas sendo este o problema mais comum, tenha a certeza de que quase todos que você conhece estão no mesmo barco que você e que muitos poderão estar em situação pior do que a sua. A melhor coisa que você pode fazer para amenizar esse tipo de preocupação é ter uma boa noção de sua situação financeira real e elaborar um plano e um orçamento sólidos. Muitas vezes, quando você processa os números e cria um plano, o problema não é tão grande quanto o que criamos em nossas mentes.

Segurança quanto a emprego - Preocupado se  vai perder seu emprego? Muitas pessoas temem continuamente isso!! Esse estresse se agrava à medida em que aumentam as pressões no trabalho, fazendo com que as pessoas se sintam em risco caso não atinjam determinado padrão ou objetivos, sem mencionar as pressões externas quando a economia desacelera e o mercado de trabalho se torna ainda mais competitivo. Mais uma vez, uma abordagem pragmática pode fazer maravilhas para aliviar a ansiedade relacionada ao trabalho. Construa uma consistente linha de comunicação entre você e seu empregador. Certifique-se do que exatamente se espera de você e solicite avaliações de desempenho (feedbacks) regulares (anuais ou semestrais) para permitir que você planeja como ter sucesso, além de obter indicadores construtivos sobre as áreas de melhoria.

Relacionamentos – Estimo que mais da metade dos homens e mulheres se preocupam com seus relacionamentos pessoais. Aqueles(as) que são solteiros(as) se preocupam em encontrar um(a) parceiro(a), enquanto que para os(as) que estão num relacionamento, é comum que se preocupem sobre quão seguro é o vínculo ou para onde o relacionamento está indo. E não são apenas relacionamentos românticos que podem “pressionar” a sua psique. Relacionamentos tensos com familiares, filhos, colegas e amigos também podem exercer um importante peso em sua mente. A comunicação é fundamental (também) para resolver problemas de relacionamento humano. Compartilhar suas preocupações com alguém em quem você confia pode tirar um pouco do peso, mas tentar se comunicar de forma mais eficaz com aqueles com quem você está tendo um relacionamento tenso é a maneira mais importante de resolver essas preocupações. O aconselhamento psicológico voltado aos relacionamentos pode ser uma grande ajuda no encaminhamento de uma solução para a situação, e isso não é reservado apenas para relacionamentos românticos, podendo ajudar na mediação de problemas com familiares e amigos também.

Saúde - Muitas pessoas se preocupam com a própria saúde ou com a saúde de um parente querido. Se isso lhe incentiva a comer uma dieta saudável e a se exercitar, um pouco de preocupação pode ser realmente uma coisa boa. Mas se a preocupação está causando ansiedade severa e alguma “turbulência mental”, então não há bem algum prá você. A ansiedade quanto à saúde (preocupar-se com o desenvolvimento de uma doença grave ou condição de saúde) é um problema real para muitas pessoas e que pode afetar negativamente outras áreas da vida. É difícil de fazer, mas aceitar a mortalidade é uma parte importante da vida. Somente aceitando que a vida é passageira é que você pode aproveitar o tempo que tem nessa vida. Tente viver da melhor forma possível e saudável e aceite que o resto está fora de seu controle.

Como lidar com isso e parar de se preocupar
É claro que um certo nível de preocupação é normal na vida de todos - todos se preocupam com essas coisas comuns - mas quando a sua preocupação se torna uma ansiedade, a situação fica muito desconfortável e pode afetar o seu bem-estar mental e físico. E mais, pode piorar ainda mais se você não fizer nada a respeito.

Existem estratégias de enfrentamento que podem ajudar a reduzir o sentimento de ansiedade e insegurança sobre a vida. A ajuda especializada pode lhe ser muito útil. Refiro-me ao sporte prestado por um profissional de saúde mental treinado e qualificado. Esses profissionais, via de regra, são os psiquiatras e os psicólogos, logo, evite pessoas que se autodenominam “terapeutas” ou “Coaches de Vida” pois não possuem a devida formação e não pertencem a Conselhos de Profissões Regulamentadas. Fazer uma psicoterapia ou aconselhamento de ansiedade certamente facilitará que você exponha as suas preocupações e aprenda técnicas de para lidar com esses problemas, como comunicação não-violenta, análise da situação, tomada de decisão, meditação, respiração profunda, atenção plena e outras. São técnicas que lhe também lhe ajudarão a liberar sentimentos avassaladores e a recuperar a calma bem como mantê-la. Quanto mais essas técnicas são praticadas, mais fácil se torna perceber os problemas como pequenos e gerenciáveis. Se você acha que não consegue controlar as suas preocupações, é realmente importante procurar ajuda profissional especializada. O psicólogo clínico tem experiência e um grande repertório de técnicas que lhe ajudarão a superar a ansiedade e chegar a um ponto em que você possa abraçar plenamente a vida novamente.

Espero que o artigo lhe seja útil. Há vários outros artigos no Blog do Psicólogo (www.blogdopsicologo.com.br) que podem ser interessantes para o seu momento de vida! Você pode me “seguir” pelo Blog, Instagram (paulocesarpsi) ou pelo Facebook (@psicologopaulocesar) e ler gratuitamente artigos sobre a Psicologia Humana.

Se gostou, compartilhe com seus amigos!

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar
Psicoterapeuta de adolescentes, adultos, casais e gestantes.
Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
Consultório próximo ao Shopping Metrô Santa Cruz. Atendimento de segunda-feira aos sábados. Marcação de consultas: Tel. 11.94111-3637 ou pelos links www.psicologopaulocesar.com.br ou www.blogdopsicologo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário