ARTIGOS MAIS LIDOS:
Daqui em diante, você encontrará muitos outros artigos sobre psicologia. A finalidade da Psicoterapia é entender o que está ocorrendo com o cliente, para ajudá-lo a viver melhor, sem sofrimentos emocionais, afetivos ou mentais. Aqui você encontrará respostas sobre a PSICOTERAPIA - para que serve e por que todos deveriam fazê-la. Enfim, você encontrará nesses artigos,informações sobre A PSICOLOGIA DO COTIDIANO DE NOSSAS VIDAS.

NÃO CONSIGO INICIAR OU MANTER UM RELACIONAMENTO AMOROSO

Muitas pessoas recorrem à ajuda psicológica por estarem frustradas com seus relacionamentos ou porque tiveram vários e sucessivos relacionamentos ruins ou simplesmente porque tem dificuldades para encontrar alguém! Se você está se perguntando por que não consegue encontrar a sua alma gêmea, você não está sozinho. Realmente muitos são aqueles que almejam encontrar o amor de suas vidas, a pessoa que preencherá o coração e que, no entanto, estão desapontados e deprimidos pois não conseguem construir um relacionamento estável sem saber como isso ocorre nem o porquê!

Por certo, recorrer a um psicólogo pode contribuir para reverter essa situação posto que as circunstâncias de cada pessoa são únicas e qualquer coisa (desde traumas de infância não resolvidos até a maneira como ocupa o seu dia-a-dia) pode estar prejudicando alcançar esse objetivo. Pode ter experimentado aplicativos de namoro, conhecer pessoas à moda antiga ou até mesmo ser apresentado a outros a partir de situações preparadas pelos amigos e familiares mas, ainda assim e apesar de todos os seus esforços, a pergunta persiste: “Por que estou solteiro? Como isso é possível?” Como psicoterapeuta, vi isso várias vezes e sei que há certas atitudes e comportamentos muito comuns que as pessoas fazem e que as impedem de encontrar e manter conexões reais e duradouras. A pessoa não percebe o que está sabotando sua vida amorosa, mas o primeiro passo para uma mudança positiva é reconhecer o que está fazendo de inapropriado, assumir a responsabilidade e mudar seus hábitos.

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para encontrar a “cara-metade” nem um  artigo vai resolver todos esses problemas, pois é preciso que se faça as mudanças necessárias continuamente, além de repensar a concepção do que seja um “date”, isto é, um encontro com alguém. Isso é alcançado através da psicoterapia, um processo que leva ao encontro consigo mesmo, com o seu ser profundo. A terapia responde a uma busca pelo Eu, por significado e consciência, o que ajuda a pessoa a conhecer-se melhor, reencontrar-se, libertar-se, amar-se melhor e realizar todas as potencialidades do seu ser. A psicoterapia visa tratar o mal-estar que todo mundo pode sofrer em algum dia na vida e que, dependendo da pessoa e das circunstâncias, pode se manifestar no domínio psicológico, existencial, afetivo, sexual, relacional ou social.

Aos que treinam para melhorar a aparência física para impressionar e atrair os outros, devo dizer que é preciso mais do que um corpo, um carro bacana ou um bom saldo bancário para conseguir despertar o interesse de outra pessoa e ter, com ela, um envolvimento duradouro. As mulheres e os homens contemporâneos querem relacionamentos genuínos, com quem possam compartilhar os fardos e as alegrias da vida - uma verdadeira alma gêmea. Embora abdominais e condição financeira sejam bons, o fato é que os interesses de vida, princípios e valores pessoais importam muito. É por conta disso que as conexões ocorrem e se tornam fortes e duradouras. A sensibilidade, inteligência, sagacidade e bondade são pontos que agradam imensamente a homens e mulheres quando a meta é conquistar o outro.

Um dos pontos bons da psicoterapia é a recuperação ou desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima, importantes por desempenharem um papel vital quando se trata de amor. Infelizmente há pessoas que não conseguem encontrar o amor porque não acreditam que são dignas de tê-lo. Esses tipos de crenças geralmente têm raízes que remontam à infância e podem ter um grande impacto em nossas vidas e são resolvidas com o processo psicoterápico.

Há os que recorrem a livros de autoajuda, os quais são úteis em certos casos, mas que, em sua maioria, sugerem soluções sem o devido conhecimento da personalidade do leitor. É comum que os autores de livros de autoajuda sugiram truques para os relacionamentos, contudo, esses truques podem ser um problema se a intenção for a de manter relacionamentos ao longo do tempo. Também parece importante ressaltar que, muitas vezes, o leitor tende a ficar muito ansioso com a aplicação destes recursos. 

O comentário que costumo fazer para os clientes com dificuldade para encontrar a “alma gêmea” é que conhecer alguém não deve ser a prioridade: eles devem concentrar-se em si mesmos antes de tudo - isso os ajudará a recuperar a serenidade e a se sentirem melhores. Conhecer alguém não sendo mais a prioridade, faz com que o indivíduo fique menos estressado e isso ajudará a desbloquear a situação.

Mas, afinal, o que fazer para conhecer alguém?

Bem, em primeiro lugar, deve parar de procurar desesperadamente. A coisa mais importante para conhecer alguém é não “forçar as coisas” tentando encontrar namorados em cada esquina. Muita gente comete o erro de encontrar-se com pessoas sem usar qualquer filtro. Se o desejo de encontrar alguém for muito intenso, pode haver uma tendência a se envolver em trocas com o primeiro a chegar, correndo o risco de mais um fracasso.

O indivíduo deve concentrar-se nos critérios fundamentais para ele, sejam físicos, morais ou de personalidade; É bom ser equilibrado: nem muito seletivo nem muito negligente pois ter muitos critérios eliminará muitas pessoas. Por outro lado, poucos critérios levarão à decepção, já que todos temos pré-requisitos para construir um relacionamento saudável.

A autenticidade é fundamental, então, deve agir sem fingimentos, senso “você mesmo”. Todos querem causar uma boa impressão no primeiro encontro, e se esforçam para fazerem o melhor e não revelar os próprios defeitos. Isso é normal, mas muitos tendem a seguir em frente mascarados emocionalmente, projetando uma imagem que não é real, e sim um "eu ideal". Essas pessoas inclinam-se a adoçar os cenários, até mesmo a mentir, dizendo que gostam de coisas não sendo verdadeiras ou agindo de uma forma que lhes é estranha na realidade. Obviamente, isso é desnecessário. Quer dizer, o sujeito pode ter um primeiro encontro incrível, iniciar o relacionamento, mas chegará um momento em que não poderá mais esconder sua verdadeira personalidade. Por exemplo, não se pode fingir interesse pelo futebol a vida toda se não for um fã desse esporte, assim como não se pode fingir serenidade sendo, na verdade, muito ciumento. Nessas condições, o relacionamento é colocado em risco, com reais chances de machucar a si mesmo e à outra pessoa, além de desperdiçar o tempo de ambos.

A esta altura, você deve ter percebido e compreendido a importância de se trabalhar as próprias dificuldades. Sim, é possível trabalhar nossas falhas ou características que não gostamos por meio do desenvolvimento pessoal; você pode fazer isso sozinho ou com um psicólogo numa psicoterapia, o que é mais recomendado pelo fato de estar contando com o suporte de um especialista. Muitos tópicos são abordados na terapia para promover a melhoria pessoal, tais como, ciúme, baixa autoestima (para valorizar a si mesmo de forma honesta e sem autopunição), timidez (para melhorar as habilidades sociais desafiando a si mesmo), agressividade (para aprender a deixar a agressividade e parar de ficar na defensiva bem como ser mais receptivo aos outros), impulsividade (ao invés de dizer o que pensa sem filtro, aprender a controlar-se e a ser sincero sem cometer “sincericídio”), e muitos outros tópicos. Trabalhando suas fraquezas, não apenas você terá mais facilidade em conhecer alguém, como também se sentirá mais sintonizado consigo mesmo, livre de conflitos internos.

É uma espécie de autocrítica supervisionada, com a detecção dos erros que você costuma cometer quando está num relacionamento, ou seja, olhar para trás para avaliar seus relacionamentos anteriores e valorizá-los. Onde você pode ter errado para não errar novamente? Será que sempre se sente muito apaixonado? Ou, ao contrário, você segue seu caminho como se fosse um solteiro convicto? Às vezes, você pode exigir demais da outra pessoa sem, por sua vez, trabalhar em seus próprios defeitos quando o outro pediu. Você também pode estar querendo viver um relacionamento sem ter que desistir de nada nem de ninguém!! Enfim, tanto os excessos quanto as falhas são problemáticos, sendo importante encontrar o seu equilíbrio e não querer mudar nem o outro nem a si mesmo por completo.

É evidente que você deve respeitar e valorizar as pessoas que conhece. Algumas vezes pode ser rude, especialmente se sofreu em relacionamentos anteriores e construiu uma “casca” ou “couraça” para se proteger. Uma experiência ruim do passado não é culpa de quem você está conhecendo e ela não precisa sofrer, pense bem. Você pode diminuir ou mesmo dissolver essa “casca” e curar suas feridas do passado, com o cuidado de não fazer alguém que não merece pagar por isso. Não se revelar ou fazer mal por medo de sofrer pode causar o fracasso de um relacionamento. Sim, é bom contar com a psicoterapia...

Além disso, há pessoas procuram a terapia porque, embora apaixonadas, não sabem demonstrar esse amor acabando por menosprezar o outro conscientemente para esconder seus sentimentos. Claro que sendo assim, vai acabar sozinha porque aquela pessoa que valia a pena não suportará por muito tempo esse comportamento. Outros não valorizam suficientemente o parceiro, o amor ou o esforço oferecido, fazendo com que e parceiro se canse de dar sem receber nada em troca. É normal não se revelar completamente num primeiro encontro e ser cauteloso, mas apenas até certo ponto. Tente se revelar pouco a pouco e veja o que acontece.

Como dissemos acima, não existe receita milagrosa para encontrar o amor. Na verdade, não é tão fácil quanto parece e pode ser explicado de forma simples: somos como figurinhas de cera, com nossa forma se moldando, ao longo dos anos, nossos encontros e nossas pessoas de referência. Na idade adulta, esta forma é finalizada e solidificada. Quando encontramos alguém, nossas duas estatuetas devem ser capazes de se moldar uma à outra. É uma tarefa complexa, porque é uma questão de encaixar o máximo de cavidades e relevos possíveis de forma coerente e sem que nenhum dos protagonistas mude muito a sua forma inicial. Em todo o caso, se sentir que a situação o está pesando, não hesite em contatar um profissional de psicologia para ajudá-lo a resolver a situação.

Como conclusão, gostaria de comentar que está cada vez mais fácil fazer psicoterapia. O atendimento online, por exemplo, acrescentou muitas facilidades como não ter que se deslocar e enfrentar congestionamentos ou transportes públicos muito cheios, a possibilidade de fazer o tratamento no conforto de lar, uma maior flexibilidade de horários, poder escolher um terapeuta estando numa cidade ou país distante e muito outras facilidades.

Acesse meus conteúdos nesses locais:

Um abraço,

Psicólogo Paulo Cesar

  • Psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais.
  • Psicólogo de linha humanista com acentuada orientação junguiana e budista.
  • Palestrante sobre temas ligados ao comportamento humano no ambiente social e empresarial.
  • Consultório próximo à estação de metrô Vila Mariana. Atendimento de segunda-feira aos sábados.
  • Atendimentos presenciais e por internet.
  • Marcação de consultas pelo tel. e whatsapp 11.94111-3637

Nenhum comentário:

Postar um comentário